Opinião

Caldas Novas continua a gerar empregos

Redação DM

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 00:32 | Atualizado há 8 anos

Mais uma vez, Caldas Novas, a cidade da família, aparece entre os municípios goianos que mais geraram empregos em Goiás na comparação anual. Números do Ministério do Trabalho reproduzidos na mídia impressa, televisionada, radiofônica e eletrônica da semana mostram que o crescimento sólido se mantém pelos últimos quatro anos. Mesmo o tsunami da onipresente crise econômica não foi suficiente para abalar os pilares do desenvolvimento da maior cidade turística do Estado.

Em recente artigo no jornal O Popular, o timoneiro da ações administrativas do município escreveu texto de opinião elencando, em seis passos, como conseguir deixar o fundo do poço refletido pelo fatídico ‘Caldas Country’ de 2012 e chegar à medalha de ouro na geração de empregos entre todas as 246  cidades goianas, incluindo potências gigantescas como Goiânia, Aparecida, Anápolis, Rio Verde, Catalão e Itumbiara.

É verdadeiro que Evandro Magal já fez e publicou sua cartilha, que inclusive foi usada por outros gestores e dela extraíram resultados. Além daquelas recomendações, uma análise holística também é cabível, incluindo a saúde, a educação, ação social, infraestrutura e a cultura.

Nestas áreas, avanços significativos foram acumulados devido à parceria com os entes do Governo do Estado, da Federação e os representantes mais profícuos de Caldas Novas nestas esferas, como o senador e presidente do PP (partido que Magal é filiado), o municipalista Wilder Morais, o govenador e seu vice, em dupla afinada, e os três dos deputados federais mais próximos da cidade: Vecci (PSDB), Rubens Otoni, do PT, e Heuler Cruvinel, do PSD.

Eles auxiliaram, na destinação de emendas do Orçamento, para a consolidação de uma rede de assistência básica de saúde quase 80% maior em rápidos quatro anos. As unidades equipadas com médicos e profissionais de apoio diminuíram a espera nas unidades centrais, que fornece auxílio à 17 municípios da regional, e também aos milhares de turistas. A rede de UBSs foi além e já garantem uma prevenção maior para casos endêmicos, que são hoje 70% menos frequente.

No plano da medicina intensivista, a administração municipal manteve uma lição que deu certo na área de Educação. Firmou parcerias com as entidades privadas. Assim o fez com as escolas particulares da cidade, publicando edital transparente, credenciando instituições que oferecem vagas à rede municipal educação de qualidade.

Nas UTIs, fez o mesmo, agora com o apoio útil e eficaz do médico com especialização em ortopedia na Alemanha, o vice de Magal, o doutor Fernando Resende, filiado ao PPS do deputado Marcos Abrão, amigo pessoal e aliado da senadora Lúcia Vânia (PSB).

Os 20 leitos de UTIs já estão na eminência de funcionar, depois de credenciados pelo SUS. Agora virá a rede de assistência clínica e de pronto atendimento, que será ampliada com a UPA do Caldas do Oeste e com a consolidação dos protocolos do Pronto Atendimento Infantil, único hospital público destinado à pediatria no interior de Goiás.

Na Educação, a rede básica também está em fase de ampla melhoria, como já aconteceu com as unidades das escolas das Mansões (Norberto Odebrecht), do Parque das Brisas (Edith Alla), na Zico Batista e com novo Colégio do Santa Efigênia, maior bairro em população de Caldas Novas, que agora teve sua escola municipal completamente restaurada, nos moldes das mais belas instituições goianas.

No campo da Educação estadual, o Colégio Padrão Século XXI, do Caldas do Oeste, está na eminência de oferecer estudo de qualidade, depois da luta hercúlea do representante da cidade junto à Assembleia, o deputado Marco Aurélio Palmerston, do PSDB. Marquinho, como é carinhosamente chamado, foi muitíssimas vezes à secretaria de Estado de Educação, à Procuradoria Geral do Estado e a gabinetes do Tribunal de Justiça para por fim à disputa judicial que impedia a escola de ser concluída. Agora, finalmente, ela está próxima de ser colocada a serviço da sociedade.

Na cultura, os avanços foram visíveis, sob a condução da brilhante secretária Gabriela Azeredo, professora emérita da Pontifícia Universidade Católica, filha de Mauro Santos, neta de Orcalino. Sob a gestão dela, obras como a Praça da Família saíram do papel. Outras tantas, há décadas paradas, como a reforma completa do Casarão dos Gonzaga e do Balneário Municipal, agora estão conclusas, bem como a biblioteca pública municipal Josino Bretas, oferecendo o amplo acesso da literatura gratuitamente à coletividade.

Magal, que tem pensamentos urbanísticos latentes, fez questão de embelezar e estruturar alamedas que são importantes para o futuro da cidade, criando vias alternativas de deslocamento. O fez com as avenidas Elias Bufaiçal, Santo Amaro, e com a criação de duas novas frentes de acesso para moradores e turistas, que são as que dão acesso à Unicaldas (faculdade de Caldas Novas) e aos novos bairros localizados entre as rodovias de acesso às cidades de Ipameri e Pires do Rio.

Com o Governo de Goiás, as duas estradas estão em reconstrução, bem como a duplicação do trecho de 55 quilômetros para Morrinhos. Essa última dará aos visitantes de Caldas Novas uma trajetória inteiramente duplicada à cidade da família via BR-153 a todos que saem de Goiânia, Brasília, São Paulo e do triângulo mineiro.

No plano municipal, a Prefeitura iniciou um amplo projeto de revitalização do calçamento asfáltico, que já acumulava mais de 10 anos de vida útil. Asfaltou muitas outros bairros novos, como os populosos Tangará, Hollyday, empreendeu seis frentes de pavimentação nas Mansões das Águas Quentes, maior bairro em extensão territorial de Caldas Novas.

Na área de ação social, outro carro chefe da administração humanística de Evandro Magal, a competentíssima secretária da Pasta, Flávia Lima, venceu e levou para a Prefeitura a medalha de ouro do disputado prêmio “Brasil-Suíça”. Ele avalia qualidades administrativas consideradas em todo o território nacional.

No plano do respaldo às ações de juventude, criou-se a SuperJovem, superintendência dedicada a oferecer cursos de línguas, artes, literatura e esportes a garotada de 11 à 17 anos. Foi idealizada e à época executada pelo hoje vereador e líder de Magal na Câmara, o também jovem Rafael Moraes, do PTB.

Com apoio de programas federais como o “Minha Casa, Minha Vida” e da Agência Goiana de Habitação, fez-se em Caldas Novas a regularização fundiária de milhares de famílias, desde a Vila Mutirão até o Santa Efigênia. Mais se faz, com a conclusão e quase término do maior complexo habitacional do Estado, do Filomeu da Cruz Veira, com 768 apartamentos, no Itanhangá 2, bairro também totalmente asfaltado nos últimos dois anos.

Foram anunciadas por Magal e pelo senador Wilder na semana passada outras 500 novas habitações populares nos bairros Nova Canaã e Hollyday, também pavimentados na derradeira gestão. Na reunião, estavam mais de  70 prefeitos, na sede da Caixa Econômica Federal.

Como se vê pelo volume colossal de benefícios e benfeitorias, não há tempo para se descolar, em poucas linhas que seja, da figura contínua e corrente do trabalho. Assim o é: já assume-se publicamente que o prefeito de Caldas Novas pode ser o indicado do Partido do Progressista para compor a vice-governadoria na chapa de José Eliton (PSDB). O foco em Caldas Novas é sempre o futuro, o porvir, as boas novas, as ações republicanas e coletivas.

Quanto àquele artigo baixezas cavalares do passado, não vale a tinta dedicá-lo um único parágrafo, menos ainda a conclusão deste, por que foge do campo democrático e público para permear o das vidas privadas. Se fosse uma redação do Enem, o texto daquele senhor ganharia nota zero, por fuga total à temática.

Na esfera das blasfêmias, pelo tom notório dos ataques pessoais e inocentes, aquele boêmio teve muito mais tempo para se graduar nas ‘ciências’ dos termos reles e ignóbeis do que eu e o vereador Rafael. Tal matéria inútil não temos a menor intenção de aprofundar. A nós interessa apenas o futuro e o progresso.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

(João Paulo Teixeira, publicitário pela UFG, pós-graduado em marketing pela FGV. Atual secretário de comunicação de Caldas Novas)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias