Opinião

Câncer de Mama

Diário da Manhã

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 22:11 | Atualizado há 7 anos

O Dia Mun­di­al Con­tra o Cân­cer e o Dia Na­ci­o­nal da Ma­mo­gra­fia (res­pec­ti­va­men­te em 4 e 5 de fe­ve­rei­ro) cha­mam-nos a aten­ção so­bre um mal que aco­me­te ca­da vez mais pes­so­as.

Se­gun­do in­for­ma o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Cân­cer (In­ca), qua­se 60 mil no­vos ca­sos de cân­cer de ma­ma de­ve­rão ser di­ag­nos­ti­ca­dos no pa­ís a ca­da ano. E ain­da res­sal­ta que es­te é o “ti­po de cân­cer mais co­mum en­tre as mu­lhe­res no mun­do e no Bra­sil, de­pois do de pe­le não me­la­no­ma, res­pon­den­do por cer­ca de 28% dos ca­sos no­vos a ca­da ano. O cân­cer de ma­ma tam­bém aco­me­te ho­mens, po­rém é ra­ro, re­pre­sen­tan­do ape­nas 1% do to­tal de ca­sos da do­en­ça”.

Con­for­me res­sal­ta o In­ca, “o exa­me clí­ni­co da ma­ma de­ve ser fei­to uma vez por ano pe­las mu­lhe­res en­tre 40 e 49 anos. E a ma­mo­gra­fia de­ve ser re­a­li­za­da a ca­da dois anos por mu­lhe­res en­tre 50 e 69 anos, ou se­gun­do re­co­men­da­ção mé­di­ca”. E mais: “Em­bo­ra a he­re­di­ta­ri­e­da­de se­ja res­pon­sá­vel por ape­nas 10% do to­tal de ca­sos, mu­lhe­res com his­tó­ria fa­mi­liar de cân­cer de ma­ma, es­pe­ci­al­men­te se uma ou mais pa­ren­tes de pri­mei­ro grau (mãe ou ir­mãs) fo­ram aco­me­ti­das an­tes dos 50 anos, apre­sen­tam mai­or ris­co de de­sen­vol­ver a do­en­ça. Es­se gru­po de­ve ser acom­pa­nha­do por um mé­di­co a par­tir dos 35 anos (…)”.

Quan­do de­tec­ta­do nos es­tá­gios ini­ci­ais, as chan­ces de cu­ra são de apro­xi­ma­da­men­te 95%. Con­tu­do, apon­ta Ri­car­do Ca­po­ne­ro, pre­si­den­te do Con­se­lho Téc­ni­co-Ci­en­tí­fi­co da Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ins­ti­tu­i­ções Fi­lan­tró­pi­cas de Apoio à Sa­ú­de da Ma­ma (Fe­ma­ma), “ain­da fal­ta con­sci­en­ti­za­ção das mu­lhe­res pa­ra a im­por­tân­cia da re­a­li­za­ção pe­ri­ó­di­ca da ma­mo­gra­fia. (…) Ape­nas 30% das mu­lhe­res fa­zem o exa­me”. Des­de 2009, o pro­ce­di­men­to tem co­ber­tu­ra gra­tui­ta pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS), di­rei­to as­se­gu­ra­do pe­la Lei nº 11.664/2008. Em prol de sua sa­ú­de, as mu­lhe­res não po­dem abrir mão des­se be­ne­fí­cio.

 

Pre­ven­ção

Pa­ra me­lhor co­nhe­ci­men­to de to­dos so­bre o as­sun­to, va­le con­sul­tar o si­te do In­ca (www.in­ca.gov.br). Ve­jam, por exem­plo, al­gu­mas di­cas de pre­ven­ção: “Con­tro­lar o pe­so cor­po­ral e evi­tar a obe­si­da­de, por meio da ali­men­ta­ção sa­u­dá­vel e da prá­ti­ca re­gu­lar de exer­cí­cios fí­si­cos, e evi­tar o con­su­mo de be­bi­das al­co­ó­li­cas são re­co­men­da­ções bá­si­cas pa­ra pre­ve­nir o cân­cer de ma­ma. A ama­men­ta­ção tam­bém é con­si­de­ra­da um fa­tor pro­te­tor”.

Não pres­cin­da­mos igual­men­te de re­cor­rer ao Am­pa­ro Ce­les­te, que tem em Je­sus, o Di­vi­no Mé­di­co, o abun­dan­te ma­nan­cial da sa­ú­de al­me­ja­da por to­dos.

 

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected] www.bo­a­von­ta­de.com)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias