Opinião

Carnaval – 2018 – Suas origens

Diário da Manhã

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 21:16 | Atualizado há 7 anos

Tem mui­ta gen­te que cai de cor­po e al­ma no car­na­val, mas se for fei­ta uma sim­ples per­gun­ta so­bre o que sig­ni­fi­ca, mui­tos ig­no­ram. E se­ria bom sa­ber. Va­mos lá! Car­na­val é si­nô­ni­mo de fo­lia e or­gias, de­lí­rio co­le­ti­vo. O car­na­val de­ve ter vin­do bem an­tes de Cris­to, co­me­mo­ra­do com cor­ri­das de car­ros, ca­va­los, gen­te mas­ca­ra­da em cor­te­jos, dan­çan­do, be­ben­do e co­men­do bas­tan­te car­ne. Pos­te­rior­men­te, em Ro­ma, os car­ros “ale­gó­ri­cos” eram pu­xa­dos por ca­va­los e bois, e ti­nham a for­ma de na­vi­os (na­val), Car­rus na­va­lis, de on­de, Car­ro na­val, fo­ne­ti­ca­men­te acei­tá­vel. Do bai­xo la­tim car­ne­le­va­men, mo­di­fi­ca­do em “car­ne­va­le”, Car­ne, va­le! Ade­us, car­ne! Fes­ta on­de se apro­vei­ta­va pa­ra co­mer mui­ta car­ne, por­que de­pois, com a Qua­res­ma, vi­nha a ab­sti­nên­cia.  O car­na­val no Bra­sil che­gou com o “en­tru­do”, tra­zi­do de Por­tu­gal nos me­a­dos do sé­cu­lo IXX. En­tru­do sig­ni­fi­ca en­tra­da, in­trói­to, in­tro­du­ção. Era uma mis­tu­ra de pa­trões e es­cra­vos, es­tes car­re­gan­do ta­bu­lei­ros com os in­gre­di­en­tes pa­ra os se­nho­res fa­ze­rem as ba­ta­lhas nas ru­as: bi­lhas, la­tas, cân­ta­ros, po­tes de água,  jo­ga­vam de tu­do, uns nos ou­tros; além de água, ovo cru, al­vai­a­de, ver­me­lhão, fa­ri­nha de tri­go, car­tu­chos de pós di­ver­sos, pol­vi­lho, fei­jão, ar­roz, areia… Pos­te­rior­men­te, li­mão de chei­ro, la­ran­ji­nhas de ce­ra, per­fu­ma­das. Ba­ci­a­das d´água ati­ra­das das ja­ne­las nas pes­so­as que pas­sa­vam dis­tra­í­das. E nin­guém se zan­ga­va, mas pro­cu­ra­va des­for­rar, de­vol­ver, tu­do na ba­se de brin­ca­dei­ra. Is­so tu­do foi sub­sti­tu­í­do por con­fe­te e ser­pen­ti­na, e pe­lo lan­ça-per­fu­me (pri­mei­ro em vi­dro, de­pôs em me­tal, mar­ca Rho­dia), que ho­je es­tá pro­i­bi­do de­vi­do ser tó­xi­co. As dan­ças eram as pol­cas, ma­zur­cas, val­sas, qua­dri­lhas, ma­xi­xes. De­pois pas­sa­ram pa­ra as mar­chi­nhas e sam­bas, in­do pa­ra o ma­ra­ca­tu, o ba­tu­que, a mar­cha-ran­cho e o fre­vo, es­te em Olin­da e Re­ci­fe. O fre­vo foi de­cla­ra­do Pa­tri­mô­nio Cul­tu­ral Ima­te­ri­al da Hu­ma­ni­da­de. Fre­vo vem de “fre­vu­ra”, de­tur­pa­ção de fer­vu­ra. A Ba­hia ino­vou com a dan­ça-da-ga­li­nha, a lom­ba­da, o fri­co­te e o axé. A pri­mei­ra com­po­si­ção car­na­va­les­ca foi com­pos­ta por Chi­qui­nha Gon­za­ga, no úl­ti­mo ano do sé­cu­lo XVI­II: “Ô abre alas, que eu que­ro pas­sar…!” Nes­te ano co­me­ça­ram a sa­ir às ru­as os blo­cos com mú­si­cas pró­pri­as. De­pois os blo­cos fo­ram res­tri­tos aos sa­lões. Pos­te­rior­men­te vol­ta­ram pa­ra as ru­as, prin­ci­pal­men­te nos sam­bó­dro­mos do Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo, e nas pra­ças de Re­ci­fe e Sal­va­dor. O Zé Pe­rei­ra (to­ca­dor de bum­bo), que é o anún­cio, a in­tro­du­ção do car­na­val, sur­giu no Bra­sil em 1846, com o sa­pa­tei­ro por­tu­guês, Jo­sé No­guei­ra de Aze­ve­do Pa­re­des, que era to­ca­dor de bum­bo (tam­bor gran­de) e de som gra­ve (sur­do), que mar­ca­va o rit­mo. Pa­re­des, de ma­dru­ga­da, saía anun­ci­an­do o car­na­val, to­can­do o seu bum­bo nas ru­as do Rio de Ja­nei­ro, co­mo fi­ze­ra em Por­tu­gal: “E vi­va o zé-pe­rei­ra/ Que a nin­guém faz mal/ Vi­va a be­be­dei­ra /Nos di­as de car­na­val”. O zé-pe­rei­ra foi ar­re­gi­men­tan­do fo­li­ões, cri­an­do os cor­dões e de­pois os cor­dões evo­lu­í­ram pa­ra os blo­cos e ran­chos. Eram gru­pos de fo­li­ões com fan­ta­si­as igua­is, can­tan­do mú­si­ca pró­pria ou as de mais acei­ta­ção, usan­do pan­dei­ro, vi­o­lão, cai­xa, sa­xo­fo­ne, adu­fe, cu­í­ca, re­co-re­co… Cor­dão, por­que os fo­li­ões vi­nham com uma cor­da, in­do e vin­do, pu­xan­do uns aos ou­tros, na mai­or al­ga­zar­ra. Ho­je os blo­cos fo­ram sub­sti­tu­í­dos pe­las es­co­las-de-sam­ba, e as mar­chi­nhas e sam­bas, pe­lo sam­ba-en­re­do, que só as es­co­las can­tam. Con­fe­tes e ser­pen­ti­nas vi­e­ram da Es­pa­nha no fi­nal do sé­cu­lo XVI­II. Em 1840 hou­ve, no Rio de Ja­nei­ro, o pri­mei­ro bai­le de más­ca­ras, no Ho­tel Itá­lia. O Rei Mo­mo, na mi­to­lo­gia gre­ga, é o Fi­lho do So­no e da noi­te. O pri­mei­ro, em 1933, no Rio, foi o sr. Fran­cis­co Mo­ra­es Car­do­so. O car­na­val já te­ve as fi­gu­ras im­por­tan­tes do Pi­er­rot, do Ar­le­quim e da Co­lom­bi­na. A Igre­ja re­gu­la­men­tou o car­na­val pa­ra o sé­ti­mo do­min­go an­tes da Pás­coa. É por is­so que há car­na­val, ora em fe­ve­rei­ro, ora em mar­ço.

Nos sa­lões não há sam­ba-en­re­do, pre­do­mi­nam as mar­chi­nhas an­ti­gas, que dão mais ani­ma­ção: “Ma­mãe eu que­ro, ma­mãe eu que­ro ma­mar, dá a chu­pe­ta, dá a chu­pe­ta pro be­bé não cho­rar…” – “Ala­laô, ô ô ô, mas que ca­lor, ô ô ô     …” – “Vi­e­mos do Egi­to, e mui­tas ve­zes ti­ve­mos que pa­rar… Aláh, Aláh meu bom Aláh, man­da água pra Io­iô, man­da água pra Iaiá, Alah, meu bom Alah…” –  “Ei, vo­cê aí, me dá um di­nhei­ro aí…” – “Nê­ga do ca­be­lo du­ro, qual é o pen­te que te pen­teia? (Es­sa já não se can­ta mais).

Tam­bém com­pus uma mar­chi­nha car­na­va­les­ca gra­va­da com Lin­do­mar Cas­ti­lho e a Jô, fi­lha do sa­u­do­so e prin­ci­pal se­res­tei­ro go­i­a­no, Jo­sap­hat Nas­ci­men­to:

CAR­NA­VAL DA VI­DA

Com­prei uma ca­mi­sa de li­nho

Pra sa­ir com o meu amor,

Ela me dis­se, não, não, ho­je eu não vou,

Me des­cul­pe Co­lom­bi­na,

Não me le­ve a mal,

Fa­ço de­la ser­pen­ti­na

Pra brin­car no car­na­val!

E pra cur­tir o meu fra­cas­so,

Com uma más­ca­ra fi­el,

Eu vou sa­ir de pa­lha­ço,

Que sem­pre foi o meu pa­pel.

La-ra-la-ra-la…

Macktub!

 

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio. ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias