Opinião

Cegos e neofascistas

Redação DM

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 23:50 | Atualizado há 7 anos

So­bre as la­men­ta­ções dos ve­lhos ca­ci­ques da po­lí­ti­ca que não se re­e­le­ge­ram e que, por is­so, des­qua­li­fi­ca­ram os que fo­ram às ur­nas, ao ta­chá-los de ce­gos e ne­o­fas­cis­tas, cum­pre lem­brar que o atu­al pos­ti­ço can­di­da­to à pre­si­dên­cia, Fer­nan­do Had­dad, em re­cen­te en­tre­vis­ta, ao ser ques­ti­o­na­do so­bre sua der­ro­ta, em 2016, quan­do ten­tou em­pla­car um se­gun­do man­da­to na Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo, sen­do o de pi­or de­sem­pe­nho en­tre os que se aven­tu­ra­ram a tal – só um foi bem su­ce­di­do na re­pe­ti­ção, des­de que foi per­mi­ti­da a re­e­lei­ção, a par­tir de 1998, Gil­ber­to Kas­sab – res­pon­deu que a ra­zão era de que o elei­tor, à épo­ca, es­ta­va mal in­for­ma­do e foi in­du­zi­do ao er­ro. De­mons­tra­ção cris­ta­li­na de ar­ro­gân­cia ao não re­co­nhe­cer o fra­cas­so de sua ad­mi­nis­tra­ção, ati­tu­de bem tí­pi­ca  da cú­pu­la de seu par­ti­do.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

___________________________________________________________________________________________

Obrigado Diário da Manhã

 

Sou fas­ci­na­do pe­lo Di­á­rio da Ma­nhã. To­das as ma­nhãs quan­do abro o jor­nal um mun­do no­vo se des­cor­ti­na, pro­pi­ci­an­do-me o co­nhe­ci­men­to de vá­rios as­sun­tos, al­guns nun­ca se­quer ima­gi­na­dos. O nos­so Di­á­rio é um dos pou­cos ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção que não es­tá um­bi­li­cal­men­te ali­nha­do a uma cor­ren­te po­lí­ti­ca es­pe­cí­fi­ca, o que é ra­ri­da­de por si só na gran­de im­pren­sa bra­si­lei­ra. A mi­nha fas­ci­na­ção pe­lo Di­á­rio da Ma­nhã de­cor­re jus­ta­men­te dos ar­ti­gos e ma­té­rias plu­ra­is que abor­dam as­sun­tos vá­rios, es­cri­tos por pes­so­as e pro­fis­si­o­nais das vá­ri­as cor­ren­tes do pen­sa­men­to hu­ma­no, em su­as se­ções e ca­der­nos. É mui­to gra­ti­fi­can­te e es­cla­re­ce­dor to­mar co­nhe­ci­men­to dis­so. Nes­sa re­a­li­da­de de fake news que as­so­la o pa­ís atu­al­men­te o Di­á­rio é uma ilha de ex­ce­lên­cia, em fun­ção de seu de­sa­li­nha­men­to a um se­gui­men­to po­lí­ti­co ou eco­nô­mi­co so­men­te. Pa­ra não ser in­jus­to, me re­ser­vo o di­rei­to de não ci­tar co­la­bo­ra­do­res, ar­ti­cu­lis­tas e jor­na­lis­tas e to­dos aque­les que con­tri­bu­em pa­ra o en­gran­de­ci­men­to des­se tão que­ri­do Di­á­rio, mas gos­ta­ria de agra­de­cer a to­dos que por aqui pas­sa­ram ou que de­le par­ti­ci­pa­ram e par­ti­ci­pam. Pe­la pos­tu­ra ado­ta­da, o nos­so Di­á­rio da Ma­nhã se­rá ca­da vez mais um fa­rol pa­ra aque­les que es­tão em bus­ca de um por­to se­gu­ro que con­te­nha idei­as es­cla­re­ce­do­ras, as qua­is pos­sam con­tri­bu­ir a pa­ra for­ma­ção de con­cei­tos só­li­dos das pes­so­as. Co­mo lei­tor gos­ta­ria de di­zer um gran­de obri­ga­do ao Di­á­rio da Ma­nhã por sua pos­tu­ra e qua­li­da­de jor­na­lís­ti­ca.

(Dio­re­mi­des Ajala Cris­tal­do, via e-mail)

___________________________________________________________________________________________

Bolsonaro X Battisti

 

Bol­so­na­ro pro­me­te ex­tra­di­tar Ce­sar Bat­tis­ti, um con­de­na­do à pri­são per­pé­tua na Itá­lia pe­la mor­te de 4 pes­so­as e que, tão lo­go che­gou ao Bra­sil em 2007, re­ce­beu o sta­tus de re­fu­gi­a­do po­lí­ti­co do en­tão mi­nis­tro da Jus­ti­ça de Lu­la, Tar­so Gen­ro, o que im­pe­diu sua ime­di­a­ta ex­tra­di­ção.  Em 2009, o STF  ana­li­sou no­va­men­te o ca­so e au­to­ri­zou que o cri­mi­no­so fos­se ex­tra­di­ta­do mas com uma con­di­ção: de que a pa­la­vra fi­nal ca­be­ria ao pre­si­den­te Lu­la. Es­te, es­tra­te­gi­ca­men­te no úl­ti­mo dia de seu man­da­to, de­cla­rou que, por de­ci­são so­be­ra­na do es­ta­do o Bra­sil man­te­ria o as­sas­si­no Bat­tis­ti no Bra­sil. Fa­to con­su­ma­do! Ago­ra, di­an­te da pro­mes­sa de Bol­so­na­ro de ex­tra­di­tá-lo. a de­fe­sa do ita­li­a­no ale­ga que tal ato vi­o­la­ria a prer­ro­ga­ti­va do Ju­di­ci­á­rio. Na­da mais fal­so: o Ju­di­ci­á­rio acei­tou a ex­tra­di­ção, mas di­an­te do “ain­da deus” Lu­la , de for­ma sub­mis­sa pas­sou a de­ci­são pa­ra o pre­si­den­te.  Por­tan­to, ago­ra, so­be­ra­na­men­te o es­ta­do bra­si­lei­ro, na pes­soa do pos­sí­vel pre­si­den­te Bol­so­na­r, po­de­rá ex­tra­di­tá-lo pa­ra que cum­pra sua pe­na em seu pa­ís de ori­gem e con­ta­rá com o apoio de to­do seu elei­to­ra­do, far­to de ver o Bra­sil dar gua­ri­da a cri­mi­no­sos! E fi­nal­men­te, aca­ba­rá a ten­são ir­res­pon­sa­vel­men­te pro­vo­ca­da por Lu­la en­tre Bra­sil e Itá­lia!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias