Opinião

Celular na sala de aula?

Diário da Manhã

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 00:25 | Atualizado há 7 anos

Que tal fa­zer uma ex­pe­ri­ên­cia e usar o ce­lu­lar co­mo re­cur­so pe­da­gó­gi­co em sa­la de au­la? Sa­be­mos que es­se re­cur­so já es­tá in­cor­po­ra­do à ro­ti­na dos alu­nos. Bas­ta ava­li­ar o com­por­ta­men­to da no­va ge­ra­ção no aces­so e uso das tec­no­lo­gi­as di­gi­tais de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção. Pa­ra o pro­fes­sor, com um pla­ne­ja­men­to bem ela­bo­ra­do e com ob­je­ti­vos cla­ros e de­fi­ni­dos, es­se re­cur­so ten­de a po­ten­ci­a­li­zar ain­da mais avan­ços na apren­di­za­gem.

No úl­ti­mo dia 6 de no­vem­bro, foi san­ci­o­na­da a lei que li­be­ra o uso dos ce­lu­la­res pa­ra ati­vi­da­des pe­da­gó­gi­cas, ori­en­ta­das por pro­fes­so­res, nas es­co­las de en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio da re­de es­ta­du­al de En­si­no do Es­ta­do de São Pau­lo. Va­le es­cla­re­cer que a au­to­ri­za­ção pa­ra o uso do ce­lu­lar não al­te­ra­rá a for­ma de apren­di­za­gem, pois ele de­ve ser um com­ple­men­to no de­sen­vol­vi­men­to das ati­vi­da­des em sa­la de au­la e, des­ta for­ma, po­ten­ci­a­li­zar no­vas for­mas de aces­so aos con­te­ú­dos e as­sim, no­vos co­nhe­ci­men­tos.

A Ce­tic (Cen­tro Re­gi­o­nal pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to da So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção) apre­sen­tou e con­fir­mou em sua úl­ti­ma pes­qui­sa, TIC Kids On­li­ne Bra­sil, a ten­dên­cia de cres­ci­men­to no uso de dis­po­si­ti­vos mó­veis por cri­an­ças e ado­les­cen­tes pa­ra aces­sar a In­ter­net – em 2016, 91% (22 mi­lhões) aces­sa­ram a In­ter­net pe­lo ce­lu­lar. Re­cen­te­men­te a FGV (Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas) tam­bém di­vul­gou pes­qui­sa re­ve­lan­do a es­ti­ma­ti­va de que no Bra­sil, até o fi­nal de 2017, ha­ve­rá um smartpho­ne por ha­bi­tan­te.

Tra­ba­lhar com o ce­lu­lar em sa­la de au­la faz par­te de uma po­lí­ti­ca ado­ta­da em mui­tas es­co­las, co­nhe­ci­da co­mo BYOD – Bring Yo­ur Own De­vi­ce – tra­du­zi­da co­mo “tra­ga seu pró­prio dis­po­si­ti­vo”, na qual é pos­sí­vel tra­ba­lhar com os re­cur­sos tra­zi­dos por alu­nos e pro­fes­so­res, se­jam ce­lu­la­res, ta­blets, en­tre ou­tros, ali­nhan­do-os ao con­tex­to de ca­da ati­vi­da­de, des­per­tan­do o in­te­res­se pe­lo con­te­ú­do de­sen­vol­vi­do.

O en­ga­ja­men­to pas­sa a ser dos ges­to­res, pro­fes­so­res e alu­nos em as­su­mir o de­sa­fio e o ge­ren­ci­a­men­to, no sen­ti­do de que po­dem, sim, tra­ba­lhar jun­tos pa­ra que prá­ti­cas ino­va­do­ras se­jam sem­pre in­te­gra­das aos con­te­ú­dos e en­con­trem a me­lhor for­ma pa­ra que a per­mis­são do uso do ce­lu­lar re­al­men­te fa­ça sen­ti­do em re­la­ção à apren­di­za­gem. Além de pro­por­ci­o­nar in­for­ma­ção a qual­quer ho­ra e em qual­quer lu­gar, o ce­lu­lar per­mi­te usar apli­ca­ti­vos edu­ca­cio­nais, pos­si­bi­li­ta a co­ne­xão com os co­le­gas da tur­ma pa­ra cri­a­ção de nar­ra­ti­vas co­la­bo­ra­ti­vas e a cri­a­ção de con­te­ú­dos, tan­to den­tro quan­to fo­ra da sa­la de au­la, com ví­de­os, fo­tos, GPS, re­des so­ci­ais e uma in­fi­ni­da­de de pos­si­bi­li­da­des pe­da­gó­gi­cas e por meio da tec­no­lo­gia.

 

(Ka­ren An­dra­de é Con­sul­to­ra em Tec­no­lo­gia Edu­ca­cio­nal da Plan­ne­ta, em­pre­sa do gru­po Vi­tae Bra­sil (www.vi­ta­e­bra­sil.com.br); gra­du­a­da em Pro­ces­sa­men­to de Da­dos, pós-gra­du­a­da em Com­pu­ta­ção Apli­ca­da e pós-gra­du­an­da em Edu­ca­ção e Tec­no­lo­gia pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Car­los – UF­SCar; com ex­pe­ri­ên­cia em tra­ba­lhos re­la­ci­o­na­dos à Edu­ca­ção e Tec­no­lo­gia Edu­ca­cio­nal. Con­ta­to: ka­ren.an­dra­de@vi­ta­e­bra­sil.com.br)


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