Opinião

Cínico convescote de Lula

Diário da Manhã

Publicado em 24 de março de 2017 às 02:45 | Atualizado há 4 meses

Cada cidadão se defende com a dignidade que tem!  O Lula, como réu pela 5ª vez na Lava Jato, segue se defendendo com sua falta de ética, demagogia e populismo!  E assim participou ao lado da ex-presidente Dilma, e de vários políticos, aos gritos de milhares de militantes, de um ato, ou cínico convescote do PT, para tirar do abismo político o Lula! Neste caso, escolheram a dedo a cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba, e no exato trecho recém-inaugurado da transposição das águas do Rio São Francisco, pelo presidente Temer! E a cúpula do PT, de forma ridícula batizou o ato como “inauguração popular da construção” desta transposição… Imagine se o Temer, com a elegância que lhe é peculiar, não tivesse dito que a “paternidade desta obra é do povo”?!…  Aliás, o Lula, deveria pedir desculpas a este sofrido povo, que enfrenta há anos maior seca da história! Já que, prometeu concluir esta obra em 2010, e não entregou nem um quilômetro dos 477 de extensão!  Pior ainda, é que esta obra deveria custar R$ 4,5 bilhões, porém, até a sua conclusão os gastos devem atingir R$ 10,7 bilhões. Ou seja, mais do que o dobro previsto… Provavelmente boa parte destes recursos dos contribuintes foi parar como propina para os bolsos de petistas e aliados…  Na realidade, o se Lula, tivesse respeito pela paternidade de projetos, não teria no início de seu governo, mudado o nome do programa Bolsa-Escola, criado em 2001 por FHC, para Bolsa-família…  É questão de índole! FHC, que há 15 anos fora do poder continua sendo aplaudido em recintos públicos, e o Lula, somente vaiado…

(Paulo Panossian, via e-mail)

 


O papel de cada um

Izabel Avallone

Todo governo aceita fazer nomeações políticas para garantir apoio dos parlamentares, mas sabe muito bem que a grande maioria dos nomeados, assim como seus padrinhos são corruptos e só estão no governo para se locupletar. A Operação Carne Fraca deixou claro que faltou fiscalização, portanto, a culpa não é da PF nem do MP e sim do governo que não cobra resultado dos nomeados. Quem deveria fiscalizar, não fiscalizava e sim vivia de propina e quem quis fiscalizar foi demitido.  Basta cada um fazer a sua parte que dá tudo certo. Daniel,o funcionario demitido, fez o correto, buscou a justiça que quando provocada reage.  Que tal um pente fino na Anac, ANS, Anatel, Anvisa. Aneel?

(Izabel Avallone, via e-mail)

 


Aposentadoria justíssima

Benone Augusto de Paiva

Os trabalhadores brasileiros comuns podem sim ter uma aposentadoria absolutamente justa baseado na produção de tudo o que produziu durante a sua longa vida de trabalho e contribuindo para o seu futuro sem mais e nem menos, e ainda sem a interferência suja das mãos dos políticos que normalmente os prejudicam e beneficiam os chupins públicos da nação que mais enrolam do que trabalham como fez o FHC na sua reforma quando presidente. Basta somente abrir uma conta bancária em nome de cada contribuinte previdenciário e seus pagamentos creditados diretamente nessa conta sendo corrigida mensalmente pelo banco a ser escolhido pelo beneficiário e sem acesso direto do governos a esses recurso, salvo em negociações bancárias diretas com o banco. Desta forma o trabalhador terá o benefício exato sobre o que produziu durante a sua vida e nada dependendo do governo e nem sendo injustamente acusado de provocadores de rombos na Previdência Social e, melhor ainda, tirando as mãos grandes cheias de dedos dos políticos de cima desses recursos sagrados dos trabalhadores.

(Benone A. de Paiva, via e-mail)

 


Reforma da Previdência total e irrestrita!

Beatriz Campos

Uma amostra fiel do que poderá acontecer se a Reforma da Previdência não incluir estados e municípios, é o que aconteceu no Rio de Janeiro, onde existe mais funcionário público dependurado na previdência do que trabalhando. Numa determinada hora o governo quebra. Só que quando quebra, quem socorre é o Governo Federal, com dinheiro de toda a população brasileira, que agora como noticiado deverá pagar com mais aumento de impostos. Qual estado enfrentará greves do funcionalismo? Melhor deixar quebrar e jogar a responsabilidade no governo federal. Porque todo governo um dia passa, mas o povo que fica com o ônus. Ou faz a Reforma da Previdência total e irrestrita já, ou achem outro discurso para convencer a população brasileira.

(Beatriz Campos, via e-mail)

 


Gilmar Mendes e a Lava Jato

Mara Montezuma Assaf

De onde menos se esperava veio o ataque mais contundente contra a Operação Lava Jato. Tal e qual a Operação Carne Fraca, que ,com fanfarras, colocou injustamente todo o setor de produção de proteína animal brasileira na lata do lixo, sendo que esta espetacularização não se sabe bem, mas se desconfia, a quem serviu. –  da mesma forma o ministro Gilmar Mendes defendeu que o vazamento de informações da delação de ex-executivos e funcionários da Odebrecht- supostamente cometidos por funcionários públicos da PGR –  pode ocasionar o descarte das provas baseado no princípio de violação do sigilo que está no artigo 325 do Código Penal. . Que maravilha ! Significa que os envolvidos na Lava Jato só precisam providenciar o vazamento de delações que se refiram a eles para se livrarem do alcance da lei!  Que se puna quem facilitou o vazamento para a imprensa, mas que não se anule o processo baseado em provas legitimamente colhidas. Fica a impressão de que o Ministro Gilmar Mendes atende a falta de fôlego de políticos do PMDB, PSDB e outros partidos enterrados até o nariz na fossa negra da corrupção, e isso é inimaginável, por certo. Mas é o que parece, e a velha frase” não basta ser, tem que parecer”, cabe bem nesta questão. Sei que Gilmar Mendes pouca importância dá ao clamor popular diante do cumprimento estrito da lei. Mas aprendi que há momentos em que o “espírito” da lei tem que prevalecer sobre a letra fria da mesma! E o povo precisa ver os políticos corruptos penalizados, após 3 anos de trabalho intenso da Operação Lava Jato que não pode ser desmantelado por pressão dos envolvidos!

(Mara Montezuma Assaf, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias