Opinião

Clínico médico e mulheres: só temos a agradecer

Diário da Manhã

Publicado em 13 de março de 2018 às 21:18 | Atualizado há 7 anos

Mar­ço é um mês de im­por­tan­tes des­ta­ques e, ao mes­mo tem­po, pro­pí­cio pa­ra a re­fle­xão. Uma das da­tas re­le­van­tes é o Dia da Mu­lher, 8.

As mu­lhe­res me­re­cem de to­dos nós re­ve­rên­cia e res­pei­to. Guer­rei­ras, nun­ca abai­xam a ca­be­ça fren­te ad­ver­si­da­des. As­sim, co­le­ci­o­nam, his­to­ri­ca­men­te, gran­des vi­tó­rias, co­mo o di­rei­to ao vo­to (dé­ca­da de 30), eman­ci­pa­ção (60), mai­or par­ti­ci­pa­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho e na vi­da po­lí­ti­ca (80), além de tan­tas ou­tras.

La­men­ta­vel­men­te, até ho­je, são es­tig­ma­ti­za­das e des­cri­mi­na­das, so­frem com inú­me­ros pre­con­cei­tos. Is­so sem fa­lar na vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e no as­sé­dio se­xu­al, re­cor­ren­tes na vi­da das bra­si­lei­ras.

Dei­xo aqui mi­nha ho­me­na­gem e so­li­da­ri­e­da­de às mu­lhe­res.  Es­pe­ro que lo­go che­gue o dia em que al­can­ça­re­mos a igual­da­de de gê­ne­ros em to­dos os cam­pos.

Ago­ra abro um pa­rên­te­se pa­ra ou­tra da­ta me­mo­rá­vel de mar­ço: 16, o Dia do Clí­ni­co Mé­di­co. É o es­pe­cia­lis­ta ca­pa­ci­ta­do a ofe­re­cer aten­di­men­to glo­bal aos pa­ci­en­tes, com uso ra­ci­o­nal de exa­mes la­bo­ra­to­ri­ais.

Con­si­de­ra­do o gran­de in­te­gra­dor da prá­ti­ca da me­di­ci­na, já que pos­sui o em­ba­sa­men­to pa­ra exer­cer qual­quer uma das ou­tras es­pe­cia­li­da­des clí­ni­cas, de­sem­pe­nha pa­pel fun­da­men­tal no sis­te­ma de Sa­ú­de do Pa­ís. Ser clí­ni­co re­quer, al­ma, sen­si­bi­li­da­de e hu­ma­nis­mo, e co­lo­car em pri­mei­ro pla­no o amor ao pró­xi­mo.

O bom clí­ni­co é aque­le com co­nhe­ci­men­to e ta­to pa­ra tra­tar o pa­ci­en­te. Ele co­lo­ca o do­en­te co­mo pri­o­ri­da­de, não a do­en­ça. Seus pa­ci­en­tes têm no­me, ros­tos, fa­mí­lias e his­tó­ri­co de vi­da. Não são cha­ma­dos pe­lo nú­me­ro do quar­to, ou pe­la mar­ca do pla­no de sa­ú­de ou coi­sas do gê­ne­ro.

É es­pe­cia­lis­ta em gen­te. Gos­ta de gen­te, por is­so é bom pro­fis­si­o­nal. Sa­be es­ta­be­le­cer uma in­te­ra­ção com o pa­ci­en­te, não im­por­tan­do sua clas­se, cor, cre­do. Tem con­sci­ên­cia de que ne­ces­si­ta es­tar pron­to pa­ra en­fren­tar as ad­ver­si­da­des, quan­do o pa­ci­en­te con­tes­ta, pois se tra­ta de um sa­gra­do di­rei­to.

Sem es­sa per­cep­ção, sem con­ta­to hu­ma­no não é pos­sí­vel es­ta­be­le­cer um di­á­lo­go e de­sen­vol­ver uma anam­ne­se ade­qua­da. Lem­bro de que 70% de to­dos os di­ag­nós­ti­cos são ad­vin­dos da anam­ne­se e o clí­ni­co tem es­sa ca­pa­ci­da­de, man­tém ain­da ca­rac­te­rís­ti­cas do sa­u­do­so mé­di­co da fa­mí­lia.

A des­pei­to da ca­pa­ci­da­de e da en­tre­ga to­tal ao pa­ci­en­te, é um pro­fis­si­o­nal que tam­bém en­fren­ta per­cal­ços. É mal re­mu­ne­ra­do pe­los pla­nos de sa­ú­de, des­va­lo­ri­za­do no Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS), en­tre tan­tos ou­tros pro­ble­mas.

Fa­to é que nos­sa Me­di­ci­na atra­ves­sa mo­men­tos di­fí­ceis por mo­ti­vos dos mais dis­tin­tos. Ci­to a fal­ta de in­ves­ti­men­tos, má ges­tão, o SUS que não fun­cio­na ade­qua­da­men­te (em­bo­ra se­ja con­cei­tu­al­men­te mui­to bom) e a aber­tu­ra in­dis­cri­mi­na­da de fa­cul­da­des sem es­tru­tu­ra ade­qua­da à boa for­ma­ção. Em meio a tan­tas di­fi­cul­da­des, mais va­lor ain­da têm a de­di­ca­ção do clí­ni­co mé­di­co bra­si­lei­ro.

Por tu­do is­so, apro­vei­to es­te es­pa­ço pa­ra dei­xar mi­nha ho­me­na­gem co­mo pa­ci­en­te e tam­bém co­mo pro­fis­si­o­nal da me­di­ci­na a nos­sos clí­ni­cos.

E não há co­mo não ci­tar uma fe­liz se­me­lhan­tes en­tre as mu­lhe­res e nos­sos clí­ni­cos mé­di­cos: am­bos são co­ra­ção e sa­be­do­ria. Obri­ga­do.

 

 (An­to­nio Car­los Lo­pes, pre­si­den­te da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Clí­ni­ca Mé­di­ca)

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