Opinião

Como construir o respeito mútuo

Redação DM

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 23:10 | Atualizado há 7 anos

Os con­fli­tos en­tre cris­tã­os e pa­les­ti­nos no Lí­ba­no es­tão to­dos os di­as nos te­le­jor­nais. Ao ver o fil­me “O in­sul­to”, que con­cor­reu ao Os­car de me­lhor Fil­me Es­tran­gei­ro 2018, re­pre­sen­tan­do es­se pa­ís, o des­con­for­to na­tu­ral pe­la vi­o­lên­cia re­la­ta­da au­men­ta ao se ve­ri­fi­car as de­ze­nas de ra­zões e desra­zões de agres­sões com di­ver­sas mo­ti­va­ções.

Tu­do co­me­ça por uma ca­lha da ca­sa de um cris­tão que der­ra­ma água so­bre um pa­les­ti­no que pas­sa pe­la rua. Co­me­ça aí nu­ma se­quên­cia in­ter­mi­ná­vel de agres­sões ver­bais e fí­si­cas que re­sul­ta em pro­ces­so nos tri­bu­nais e em ba­ta­lha en­tre fa­mí­lias, tra­di­ções, re­li­gi­ões e po­vos.

A di­re­ção de Zi­ad Dou­e­ri con­se­gue mos­trar os dois la­dos da ques­tão sem to­mar par­ti­do, al­ter­nan­do os pen­sa­men­tos dos en­vol­vi­dos. Apro­xi­ma­da­men­te a ca­da 15 mi­nu­tos de fil­me, te­mos a vi­são de um dos la­dos, num exer­cí­cio per­ma­nen­te de sen­si­bi­li­da­de e in­te­li­gên­cia do es­pec­ta­dor pa­ra en­ten­der co­mo ca­da um pen­sa.

Ver a obra per­mi­te sen­tir os dois la­dos e, prin­ci­pal­men­te, en­ten­der mo­ti­va­ções, que não es­tão ape­nas no co­ti­dia­no, mas que bro­tam de me­mó­ri­as afe­ti­vas pre­sen­tes e pas­sa­das. Tam­bém há um aler­ta de co­mo as emo­ções po­dem en­co­brir a ra­zão e de co­mo o res­pei­to mú­tuo po­de sur­gir ape­sar das mais va­ri­a­das di­ver­gên­cias.

 

(Os­car D’Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias