Opinião

Como não ser místico?

Diário da Manhã

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 22:06 | Atualizado há 7 anos

A Ci­vi­li­za­ção é uma Da­di­va Ge­o­ló­gi­ca que po­de ser re­vi­sa­da á qual­quer  tem­po e ho­ra. Vi­de At­lan­ti­da e Con­ti­nen­te Per­di­do das Le­mu­ria­de

(Jar­gão Ge­ó­lo­go)

 

Quan­do fui se­le­ci­o­na­do afim de re­a­li­zar a Te­se de Dou­to­ra­men­to em Ge­o­lo­gia, na ser­ra do Es­pi­nha­ço – Di­a­man­ti­na – M.G, ter­ra do JK, sob os Aus­pí­ci­us e ori­en­ta­ção do Pro­fes­sor Reinhardt PFLUG da Uni­ver­si­da­de de Frei­burg e Hei­del­berg na Ale­ma­nha, eu já le­cio­na­va Ge­o­lo­gia de Cam­po e Ae­ro­fo­to­gra­me­tria no Ins­ti­tu­to Eschweg­ce, De­par­ta­men­to de En­si­no de Ge­o­lo­gia per­ten­cen­te  à UFMG em Con­vê­nio com a Em­bai­xa­da da Ale­ma­nha. Aten­dí­a­mos alu­nos de Ge­o­lo­gia do Bra­sil in­tei­ro afim de cur­sar iné­di­ta men­te Au­las de Cam­po e Ae­ro­fo­to­gra­me­tria. Re­ce­bí­a­mos tam­bém, alu­nos de Pós-Gra­du­a­ção em fa­se de Dou­to­ra­do das Uni­ver­si­da­des Ale­mãs, prin­ci­pal­men­te des­sas du­as ins­ti­tu­i­ções re­tro men­ci­o­na­das, on­de os mes­mos sa­bo­re­a­vam e  apro­vei­ta­vam do iné­di­to es­pe­tá­cu­lo Ge­o­ló­gi­co  Ge­o­mor­fo­ló­gi­co pro­por­ci­o­na­do pe­la es­plen­do­ro­sa ser­ra do Es­pi­nha­ço; um ver­da­dei­ro e des­lum­bran­te Ce­ná­rio á Céu Aber­to, on­de uti­li­zá­va­mos re­al­men­te a sa­la de au­la ao ar li­vre. Apli­cá­va­mos as au­las sob a ba­tu­ta do Fan­tas­ma­gó­ri­co e Mís­ti­co Ce­ná­rio Ge­o­ló­gi­co / Ge­o­mor­fo­ló­gi­co des­de ao sa­ir da por­ta da Fa­cul­da­de, quan­do já nos de­pa­rá­va­mos com es­ta vi­su­a­li­za­ção ci­ne­ma­to­grá­fi­ca e já des­cor­ti­na­da.

Tu­do res­pi­ra­va á Ge­o­lo­gia e su­as Fá­ces Se­di­men­ta­res e Me­ta­mor­for­mi­cas; em to­das as nu­an­ças e  as­pec­tos da Sé­rie Mi­nas e da Sé­rie Es­pi­nha­ço; du­as uni­da­des li­to­es­te­ti­grá­fi­cas bas­tan­te re­pre­sen­ta­ti­vas e que do­mi­nam a es­pe­ta­cu­lar e tran­scen­den­tal pai­sa­gem Ge­o­ló­gi­ca e Ge­o­mor­fo­ló­gi­ca, além da Hi­dro­ge­o­lo­gia e da Hi­dro­lo­gia ser­ra­na, que em con­jun­to sim­bi­ó­ti­co mos­tram as­pec­tos ab­so­lu­ta­men­te fas­ci­nan­tes e iné­di­tos em ter­mo de fa­ci­o­lo­gi­as e es­tru­tu­ras ge­o­ló­gi­cas. Pa­ra com­ple­tar, a Tec­tô­ni­ca re­ve­la tam­bém pre­té­ri­tos e  des­lum­bran­tes ca­ta­clis­mos e do­bra­men­to me­ta­mor­fi­cos de fa­bu­lo­sos mi­lhões de anos.

Pro­du­zi bas­tan­te e apren­di mui­to, tam­bém com os pro­fes­so­res Gra­du­a­dos, Pós-Gra­du­a­dos, Li­vres-Do­cen­tes e Dou­to­res. Ali pro­cu­rá­va­mos sim­bi­ó­ti­ca­men­te ob­ter e apli­car to­do o apren­di­za­do ne­ces­sá­rio a se con­sub­stan­ci­ar com mui­ta gar­ra a plêi­a­de de in­for­ma­ções e re­ve­la­ções ge­o­ló­gi­cas que uti­li­za­rí­a­mos em to­da nos­sa jor­na­da pro­fis­si­o­nal que já per­du­ra fa­zem 44 anos des­de que me Ba­cha­re­lei  na UnB em Bra­sí­lia (1973) e on­de até ho­je eu me sin­to  es­pan­ta­do e co­mo um ini­ci­an­te re­cém for­ma­do  (Ca­lou­ro), co­mo tam­bém li­son­je­a­do e agra­de­ci­do ao Su­pre­mo Ge­ó­lo­go do Uni­ver­so por ter me co­lo­ca­do na­que­le Eso­té­ri­co e Sur­re­al Ce­ná­rio Fas­ci­nan­te. on­de acon­te­ce ple­na­men­te o jo­go me­ta­fi­si­co da Sub­stân­cia In­di­vi­sa do Pan­te­ís­mo co­mo mos­tra­do por Spi­no­za  em ple­na In­ter­co­nec­ti­vi­da­de Cós­mi­ca com a ma­te­ri­a­li­da­de. Só po­de ter si­do obra dos Céus; mes­mo! Fa­ça­nha es­pe­ta­cu­lar de meus Men­to­res Es­pi­ri­tua­is, por que, con­for­me eu te­nho ob­ser­va­do, sem­pre apa­re­cem os des­do­bra­men­tos re­gis­tra­dos nas mi­nhas con­si­de­ra­ções Me­ta­fi­si­cas e até Sur­re­ais, on­de  mos­tro o tra­ba­lho de de­sen­vol­vi­men­to des­tas ações de vi­a­gens te­le tran­spor­ta­da  nas es­tre­las e em ou­tras Ga­la­xi­as. Por lá eu aju­do nas Pes­qui­sas Ge­o­ló­gi­cas co­mo exer­ço tam­bém tra­ba­lhos em Mi­ne­ra­ção por for­ça do Te­le Tran­spor­te, além de ou­tras ações Es­pi­ri­tua­lis­tas nas Es­tre­las,  tais co­mo Ar­re­ba­ta­men­tos e Apas­cen­ta­men­tos.

 

(Jo­ão Jo­sé, ge­ó­lo­go da Ama­zô­nia e do Ra­dam Bra­sil –IB­GE, co­men­da­dor do Ara­gu­aia – Prê­mio Al­ta­mi­ro Mou­ra Pa­che­co, ex-pro­fes­sor da UFMG, ex-di­re­tor da Fe­ma­go e Me­ta­go, or­de­na­dor do Aqui­fe­ro Ter­mal Cal­das No­vas/Rio Quen­te, con­sul­tor de em­pre­sas – 400 arts pe­lo Crea, pes­qui­sa­dor da fi­lo­so­fia es­pi­ri­tua­lis­ta, quân­ti­ca e pré-so­crá­ti­ca e de aru­an­da, ben­ze­dor tran­sce­den­tal e me­ta­fi­si­co. Ex-ga­rim­pei­ro, ar­ti­cu­lis­ta e cro­nis­ta vo­lun­tá­rio do Ca­der­no Opi­ni­ão Pú­bli­ca do Di­á­rio da Ma­nhã, lí­der co­mu­ni­tá­rio do Jar­dim Amé­ri­ca. Au­tor dos li­vros Sa­ga dos Ra­bi­nhas e Cul­tu­ra Ra­ci­o­nal (pre­lo). E-mail:jjsjcon­sul­to­ria @hot­mail.com)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias