Opinião

Como transformar o mundo a partir de mim mesmo?

Diário da Manhã

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 21:54 | Atualizado há 9 anos

O que é necessário para a transformação? Por que é algo tão difícil? Por que o homem às vezes se acomoda? Como transformar o mundo?

Nota-se que um pensamento de mudança gera, inicialmente, incertezas: Como será essa mudança? Será possível? Quais serão os resultados? Como realizá-la? O que fazer primeiro?…

O ser humano é um ser que pode modificar sua própria vida, pode mudar o seu futuro, o seu destino; ou seja, é um ser que pode conduzir a vida rumo à evolução. Evoluir que também é mudar, modificar, transformar…

Para evoluir é necessário, inicialmente, saber onde se está e para onde se quer ir. Em relação ao ser humano, a Ciência Logosófica ensina que a evolução ocorre por meio de um processo, o qual deve ser realizado de forma consciente, ou seja, sabendo, tendo o conhecimento do que se é hoje e das transformações que serão realizadas ao longo desse caminho.

Para a Logosofia, trilhar o processo de evolução de forma consciente faz com que o homem tenha que se conhecer, antes de tentar realizar mudanças em sua vida. Mas conhecer o quê?…

Ora, os elementos que fazem parte dele mesmo, como: os pensamentos, sentimentos, suas características internas positivas (virtudes) e negativas (deficiências), comportamentos, condutas, entre outros aspectos.

A partir do momento em que se começa a ter conhecimento do próprio ser, pode-se ter mais atenção sobre o que se pensa, o que se faz, a forma como se está conduzindo a vida e isso já é o início de como trilhar a vida de forma mais consciente, tendo de fato o entendimento e compreensão das transformações que vão sendo realizadas.

Porém, toda mudança é difícil; em um primeiro momento gera desconforto, desconfiança, dúvidas; e isso ocorre, muitas vezes, por comodidade. Muitos seres não querem mudar, por achar que conduzem suas vidas da forma como consideram corretas; ou por pensarem que mudar é algo que exige muito empenho e gera desconforto.

Mas mudar é algo inevitável. Os seres vivos em geral se modificam ao longo dos anos, pois envelhecem e passam por outras mudanças compulsórias. Antecipar-se conscientemente a essas mudanças traz felicidade; da mesma forma que acomodar-se ou não se adaptar às mudanças naturais gera sofrimento.

Modificar uma forma inadequada de pensar, algum velho hábito ou conduta gera benefícios que, ao serem percebidos, estimulam a própria vida. É quando esta se amplia, se torna mais leve, mais alegre e gera novos estímulos. Um deles: o de compartilhar experiências e ajudar outros seres, a começar pela família, pelos colegas de trabalho ou escola, pelos que estão à sua volta. A transformação, portanto, começa e evolui dentro do próprio ser, passo inicial para a transformação do mundo e a solução para os problemas que hoje sofre a humanidade.

Como ensina o autor da Logosofia: “Para tudo há solução, mas é necessário encontrar as mais felizes. E as mais felizes não podem ser outras do que as que permitem a mudança em nós mesmos.”

 

(Renan Borges Madeira é estudante de Logosofia)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias