Opinião

Complexo de “vira-lata” e o racismo ecológico

Redação DM

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 03:29 | Atualizado há 7 anos

A ex­pres­são, “com­ple­xo de vi­ra-la­ta”, au­to­ria do no­tá­vel es­cri­tor Nel­son Ro­dri­gues, ape­sar da im­por­tân­cia in­te­lec­tu­al do seu no­bre au­tor, tem mui­to a ver com o que se cha­ma “ra­cis­mo eco­ló­gi­co” ou do “meio am­bi­en­te”, que é co­mo foi aflo­ra­do num Re­la­tó­rio de 1987, em uma Co­mis­são de Jus­ti­ça So­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos, se­gun­do mos­tra Di­ci­o­ná­rio de Re­la­ções Ét­ni­cas e Ra­ci­ais, de El­lis Cashmo­ra (2000), ad­mi­tin­do dis­cri­mi­na­ção em âm­bi­to eco­ló­gi­co, ra­ci­al, eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co, so­ci­al e tec­no­ló­gi­co con­tra a Mãe Ter­ra, seus ecos­sis­te­mas com tu­do o que exis­te ne­les e, so­bre­tu­do, em des­fa­vor dos po­vos mais po­bres do Pla­ne­ta, des­ta­ca­dos pe­los seg­men­tos ne­gros que, além  de se­rem ví­ti­mas do ra­cis­mo in­di­vi­dual, ins­ti­tu­ci­o­nal e cul­tu­ral, es­tu­da­do em psi­co­lo­gia so­ci­al, são ví­ti­mas do ra­cis­mo eco­ló­gi­co, por qua­se sem­pre vi­ve­rem em áre­as eco­lo­gi­ca­men­te vul­ne­rá­veis, ina­de­qua­das à vi­da com dig­ni­da­de, co­mo ter­ras ári­das ou pou­co pro­du­ti­vas, to­pos de mon­ta­nhas, man­gues, pân­ta­nos, ima­gi­nem as fa­ve­las do Rio de Ja­nei­ro, São Pau­lo e ou­tras, de cen­tros ur­ba­nos sem a re­al mo­bi­li­da­de, in­clu­si­ve de trân­si­to, ain­da ina­de­qua­dos à cons­tru­ção de mo­ra­dia.

É es­tra­nho, con­tu­do nin­guém se sal­va!

Nel­son Ro­dri­gues, ape­sar do seu re­co­nhe­ci­do ta­len­to li­te­rá­rio, ex­tra­or­di­ná­ria veia sa­tí­ri­ca, pa­ra não di­zer hu­mo­rís­ti­ca, foi tra­í­do, no mí­ni­mo des­cui­da­do ou, quem sa­be, le­va­do pe­la ques­ti­o­ná­vel ideia de que os hu­ma­nos são su­pe­ri­o­res ou o cen­tro do Uni­ver­so, fez uso da su­pos­ta in­fe­rio­ri­da­de do nos­so que­ri­do ca­chor­ro vi­ra-la­ta co­mo ba­se pa­ra di­zer que há uma “in­fe­rio­ri­da­de” no po­vo bra­si­lei­ro, que vai além do cam­po fu­te­bo­lís­ti­co, as­pec­to que não dis­cor­do. Fa­to in­con­tro­ver­so. To­da­via, não po­de ter ba­se ou fun­da­men­to em “in­fe­rio­ri­da­de” dos ani­mais. Ne­nhum de­les me­re­ce es­sa pe­cha, hi­pó­cri­ta, tí­pi­ca e so­men­te dos hu­ma­nos, an­tro­po­ló­gi­ca. Tu­do, por­tan­to, in­ven­ção do dis­si­mu­la­do ra­cis­mo cul­tu­ral bra­si­lei­ro, qua­se sem­pre sur­pre­en­den­te. Não se­ria me­lhor as­su­mir­mos nos­sas mal­da­des, mais ve­zes sub­je­ti­vas ou es­con­di­di­nhas, até no sub­con­sci­en­te? Por que trans­fe­ri-las pa­ra os ani­mais?   Ima­gi­ne! Um fru­to co­mo o aba­ca­xi, tão gos­to­so, ser tra­ta­do pe­jo­ra­ti­va­men­te!

O cer­to é que Nel­son Ro­dri­gues, ao re­co­nhe­cer o ca­chor­ra “Vi­ra-la­ta” co­mo in­fe­ri­or, pra­ti­cou ra­cis­mo eco­ló­gi­co ou do meio am­bi­en­te, tal­vez sem per­ce­ber que fa­zia ideia ne­ga­ti­va ou in­fe­rio­ri­za­da da pró­pria na­tu­re­za, a Mãe Ter­ra e seus ani­mais, co­mo ain­da é mui­to co­mum no Bra­sil, por exem­plo, cha­mar os nos­sos se­me­lhan­tes de “ve­a­do”, pas­mem! O di­ci­o­ná­rio de “pai dos bur­ros”, a mu­lher de “pi­ra­nha”, “ga­li­nha” e ou­tros es­te­re­ó­ti­pos, sem dú­vi­da ana­crô­ni­cos, in­jus­tos, nes­se tem­po no qual já so­mos a pró­pria na­tu­re­za to­man­do con­sci­ên­cia de si mes­ma, fa­to re­ve­la­dor de que a tal su­pe­ri­o­ri­da­de hu­ma­na, na re­la­ção com a Ter­ra e os ou­tros ani­mais é, no mí­ni­mo, ques­ti­o­ná­vel.

As­sim, o ra­cis­mo eco­ló­gi­co, co­mo se não bas­tas­se ou­tros  tan­tos, co­mo os  con­tra gor­dos e ve­lhos, re­ve­la to­da a bru­ta­li­da­de e ar­ro­gân­cia do ser hu­ma­no que, de tão mes­qui­nho, fin­gi­do e mal­do­so, con­ti­nua con­si­de­ran­do co­mo bár­ba­ro e sel­va­gem, tu­do o que é da na­tu­re­za, ou se­ja, tu­do o que se opo­ria à cul­tu­ra, fe­nô­me­no emi­nen­te­men­te hu­ma­no, mais ve­zes pre­da­dor e ra­cis­ta, con­for­me o “es­pí­ri­to da épo­ca” e os in­te­res­ses do­mi­nan­tes, co­mo acon­te­ce em nos­sos di­as, man­ten­do os mais bru­tais ti­pos de es­cra­vi­dões e as mais tor­pes mo­da­li­da­des de ra­cis­mo, con­so­an­te de­mons­tro no li­vro Ra­cis­mo à Bra­si­lei­ra: raí­zes his­tó­ri­cas, reim­pres­são da 4ª edi­ção (2009), da con­cei­tu­a­da Edi­to­ra Ani­ta Ga­ri­bal­di.

No­tem que são mais de 30 anos da pre­sen­ça do ra­cis­mo eco­ló­gi­co. Sur­ge no con­tex­to e “fim” da guer­ra fria, pre­nhe de cho­ques ci­vi­li­za­tó­rios, com su­as con­tro­vér­si­as cul­tu­ra­is, ex­pli­ca­dos em li­vro clás­si­co do ci­en­tis­ta po­lí­ti­co de Har­vard, Sa­mu­el Hun­ting­ton, fa­le­ci­do no ano de 2008. No es­tra­nho e sem­pre po­lê­mi­co “Fim da His­tó­ria”, de Fran­cis Fukuya­ma. O trá­gi­co 11 de se­tem­bro de 2001 nos Es­ta­dos Uni­dos, com for­te re­per­cus­são no mun­do, am­pli­an­do con­fli­to acen­tu­a­da­men­te re­li­gi­o­so, en­tre Oci­den­te e Ori­en­te Mé­dio, ain­da pre­sen­te, de on­de emer­gi­ram ou­tros con­fli­tos, com re­per­cus­sões igual­men­te atu­ais, man­ten­do e es­con­den­do o ra­cis­mo, in­clu­si­ve eco­ló­gi­co, co­mo o ca­so dos Es­ta­dos Uni­dos, que, fun­da­dos em in­te­res­ses ide­o­ló­gi­cos e pu­ra­men­te eco­nô­mi­cos, con­si­de­ran­do-se ina­tin­gí­veis, sem­pre se au­sen­tam ou di­fi­cul­tam os en­con­tros in­ter­na­cio­nais a res­pei­to dos es­tu­dos so­bre Meio Am­bi­en­te, co­mo ocor­reu na Con­fe­rên­cia do Rio de Ja­nei­ro de 1992 e ou­tros even­tos pos­te­rio­res, sem­pre di­fi­cul­tan­do a re­so­lu­ção do as­sun­to; ain­da por­que de­se­jam man­ter e ter o con­tro­le da he­ge­mo­nia po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca, ide­o­ló­gi­ca, mi­li­tar e tec­no­ló­gi­ca do Uni­ver­so, a tal pon­to de, com al­guns ou­tros paí­ses, te­rem  po­la­ri­za­do e di­vi­di­do a po­pu­la­ção des­te mun­do en­tre os ri­cos do Nor­te e os po­bres do Sul, dei­xan­do as tris­tes lem­bran­ças de que o atu­al go­ver­no ame­ri­ca­no faz ou­vi­dos mou­cos.

Ve­jo co­mo la­men­tá­vel e mui­to tris­te o que es­tão pra­ti­can­do con­tra a na­tu­re­za, a Ter­ra, seus ecos­sis­te­mas, seus ani­mais, as abe­lhas, de­sa­pa­re­cen­do, de­pen­den­do, ine­xo­ra­vel­men­te, do res­pei­to ao meio am­bi­en­te, num mo­men­to em que co­me­ça­mos a ter mai­or tem­po de vi­da, nos mos­tran­do to­da a im­por­tân­cia da Eco­lo­gia, is­to mes­mo, com E mai­ús­cu­lo, nos for­çan­do a tê-la co­mo va­lor im­pres­cin­dí­vel ou axi­o­ma des­se no­vo tem­po. Pa­ra­dig­ma sem o qual, to­dos se­re­mos ví­ti­ma da mor­te, ofer­ta ne­gli­gen­ci­al, omis­si­va, ofi­ci­al. De acor­do com a ina­bi­li­da­de po­lí­ti­ca de Do­nald Trump e seus acó­li­tos. Pe­lo que ve­jo, ne­nhum de­mi­ur­go di­vi­no nos sal­va­rá.

 

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, AGI, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)


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