Opinião

Contra a MP 844

Diário da Manhã

Publicado em 11 de agosto de 2018 às 21:33 | Atualizado há 7 anos

As­si­na­da pe­lo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Mi­chel Te­mer [MDB-SP], a Me­di­da Pro­vi­só­ria 844 é uma ame­a­ça. À es­ta­bi­li­da­de da Sa­ne­a­go. Uma em­pre­sa do Es­ta­do de Go­i­ás ins­ta­la­da em 226 mu­ni­cí­pios. Dos 246 exis­ten­tes. A MP do Pa­lá­cio do Pla­nal­to dá au­to­no­mia aos go­ver­nos es­ta­du­ais. Pa­ra a pri­va­ti­za­ção de em­pre­sas de sa­ne­a­men­to. De água e es­go­to. Até pa­ra a mu­ni­ci­pa­li­za­ção dos ser­vi­ços. Além de Par­ce­rias-Pú­bli­co-Pri­va­das. PPPs. As sub­de­le­ga­ções. Po­lí­ti­cas pú­bli­cas no­ci­vas. Pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil, aos cli­en­tes e pa­ra os ser­vi­do­res.

– Os ver­da­dei­ros res­pon­sá­veis pe­la his­tó­ria e pe­la per­for­man­ce da em­pre­sa no mer­ca­do.

Ado­ta­da em Go­i­ás, as sub­de­le­ga­ções pro­du­zi­ram re­sul­ta­dos pí­fios. Bas­ta ver o cro­no­gra­ma de obras exe­cu­ta­do. Nos qua­tro mu­ni­cí­pios en­vol­vi­dos. Nú­me­ros ofi­ci­ais. Ape­sar da fal­ta de trans¬pa­rên­cia. O que é pa­ra­do­xal em tem­pos de mo­der­ni­da­de. No sé­cu­lo 21. É ne­ces­sá­ria uma re­gu­la­ção so­ci­al. Um con­tro­le por par­te da so­ci­e­da­de, do cro­no­gra­ma fí­si­co e fi­nan­cei­ro das PPPs. O que não ocor­re, ho­je, em 2018. La­men­tá­vel. Pa­ra a so­ci­e­da­de ci­vil. O con­tra­to de­ve­ria es­ta­be­le­cer que, se a me­ta não for cum­pri­da, as em­pre­sas de­ve­ri­am ser pe­na­li­za­das. Sim.

– Mais do que nun­ca, é pre­ci­so mo­ni­to­rá-las.

Ses­sen­ta e se­te mu­ni­cí­pios es­ta­ri­am, ho­je, no Es­ta­do, sob a ame­a­ça, re­al, de gra­ve cri­se hí­dri­ca. No ano de 2018. Um mix de mu­dan­ças cli­má­ti­cas. Efei­to es­tu­fa. Ve­ja o que apon­ta o pes­qui­sa­dor do te­ma, Al Go­re [EUA]. Com uma re­du­ção brus­ca dos ín­di­ces de pre­ci­pi­ta­ção plu­vi­o­mé­tri­ca, tem­pe­ra­tu­ras ele­va­das, da­nos à ca­ma­da de ozô­nio, ação pre­da­tó­ria do ser hu­ma­no con­tra a na­tu­re­za, des­tru­i­ção de ma­nan¬ci­ais, au­sên­cia de me­di­das de pre­ser­va­ção das ma­tas ci­li­a­res, cap­ta­ção ir­re­gu­lar de água, fal­ta de fis­ca­li­za­ção e o ex­ces­so de quei­ma­das.

– É pre­ci­so aca­bar com os des­ma­ta­men­tos, pro­mo­ver o re­flo­res­ta­men­to, in­ves­tir em obras de in­fra­es­tru­tu­ra. Não há ou­tro ca­mi­nho. O fu­tu­ro da hu­ma­ni­da­de es­tá em xe­que.

 

(Ru­bens Mar­ques é ex-vi­ce-pre­si­den­te da Sa­ne­a­go. Am­bien­ta­lis­ta, ho­mem de for­ma­ção hu­ma­nis­ta, de ide­ais li­be­ra­is e co­la­bo­ra­dor do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias