Opinião

Contribuição da internet e redes sociais na formação ética e escolar da juventude

Diário da Manhã

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 00:33 | Atualizado há 7 anos

Quan­do se fa­la em mei­os de co­mu­ni­ca­ção e seus usu­á­rios tem-se lá a clas­si­fi­ca­ção des­sas pes­so­as: X, Y e Z, de acor­do com a po­pu­la­ri­za­ção da in­ter­net e se a pes­soa nas­ceu an­tes, jun­to ou após a mas­si­fi­ca­ção da gran­de re­de de com­pu­ta­do­res, sim­bo­li­za­da pe­lo trio de ws, www. Eu, por exem­plo, sou ge­ra­ção X por­que em mi­nha épo­ca de es­tu­dan­te se­cun­dá­rio e uni­ver­si­tá­rio, má­qui­na de da­ti­lo­gra­far era lu­xo, ain­da se usa­va mi­me­ó­gra­fo pa­ra re­pro­du­zir tex­tos e te­le­fo­ne ce­lu­lar pa­re­cia um ob­je­to de fic­ção ci­en­tí­fi­ca. Só pa­ra re­lem­brar, X se­ria  pré – in­ter­net(1960-1980), Y nas­ci­do con­co­mi­tan­te(1980-2000), Z se­ri­am aque­les nas­ci­dos com o mun­do vir­tu­al já em ple­no fun­cio­na­men­to. São  os ado­les­cen­tes de ho­je.

Ho­je, quan­do se fa­la em co­nec­ti­vi­da­de, uma das cha­ves da dis­cus­são des­sa ubí­qua (glo­bal) co­ne­xão se re­fe­re ao que es­se re­cur­so tem agre­ga­do à cul­tu­ra, aos co­nhe­ci­men­tos, à for­ma­ção do seus usu­á­rios. Com­pa­ra­da com ge­ra­ções an­te­rio­res, es­sa no­va ge­ra­ção tem apro­vei­ta­do os re­cur­sos vir­tu­ais e di­gi­tais na sua for­ma­ção éti­ca, so­ci­al e pro­fis­si­o­nal ? Ve­re­mos.

Na con­di­ção de usu­á­rio X eu nun­ca de­mo­ni­zei e pra­gue­jei a in­ter­net. Ao con­trá­rio, a ca­da eta­pa bem usu­fru­í­da eu me sen­ti e mui­to bem ser­vi­do com os seus re­cur­sos em ter­mos de in­for­ma­ção , ce­le­ri­da­de ,  tro­ca de da­dos,  con­ta­to com em­pre­sas e pes­so­as. Ali­ás, es­ses fo­ram seus ob­je­ti­vos ori­gi­nais, in­for­ma­ção e per­mu­ta de da­dos (for­ças ar­ma­das, NA­SA, EUA).

A mim, res­soa co­mo um pri­vi­lé­gio po­der fa­zer co­mo que uma in­ter­fa­ce en­tre a tra­di­ção( épo­ca sem in­ter­net)  e a mo­der­ni­da­de( vir­tu­al). Em ou­tros ter­mos, uma mis­tu­ra da cul­tu­ra e es­co­las sem e com a in­ter­net. Uma das van­ta­gens da épo­ca sem o mun­do vir­tu­al e di­gi­tal é que se es­cre­via mais e se lia mais. Tra­ta-se de pa­re­cer sub­je­ti­vo des­se mo­des­to es­cri­ba.  Po­de ser até que os re­cur­sos di­gi­tais e da in­ter­net per­mi­tem que as pes­so­as lei­am mui­to ou se in­for­mem mui­to. To­da­via, sem a qua­li­da­de e pro­vei­to que se fa­zia da lei­tu­ra com re­cur­sos fí­si­cos. A sa­ber, li­vros, re­vis­tas, apos­ti­las, jor­nais, tex­tos es­cri­tos  (tu­do em pa­pel).

Quan­do se traz à dis­cus­são o pa­pel da in­ter­net e mí­di­as so­ci­ais pa­ra a edu­ca­ção e for­ma­ção es­co­lar a ques­tão cen­tral se re­fe­re aos cri­té­rios de uso des­sas fer­ra­men­tas. Des­de os ins­tru­men­tos da in­for­má­ti­ca aos con­te­ú­dos téc­ni­cos e ci­en­tí­fi­cos dis­po­ní­veis nos pro­ve­do­res. Uma dú­vi­da mui­to sen­sí­vel e per­ti­nen­te, pa­ra os pa­is e edu­ca­do­res, se re­fe­re à ida­de com que ofe­re­cer à cri­an­ça os pri­mei­ros re­cur­sos de in­for­má­ti­ca e mí­di­as pa­ra a sua al­fa­be­ti­za­ção. Quan­to ao con­te­ú­do ofe­re­ci­dos por pro­ve­do­res não há con­tro­le de qua­li­da­de. Uma di­ca é olhar sem­pre as fon­tes de in­for­ma­ção e os au­to­res dos con­te­ú­dos . Se a te­le­vi­são ve­i­cu­la um fes­ti­val de bes­tei­ras, pla­ti­tu­des e abo­bri­nhas, ima­gi­ne en­tão a In­ter­net  !

No en­ten­di­men­to de mui­tos edu­ca­do­res e psi­co­pe­da­go­gos, com os qua­is eu con­cor­do, é que pri­mei­ro de­ve dar pre­fe­rên­cia aos mé­to­dos tra­di­cio­nais na al­fa­be­ti­za­ção da cri­an­ça. Ou se­ja, a lei­tu­ra, a es­cri­ta, o de­se­nhar, o ra­bis­car com o em­pre­go do li­vro fí­si­co, o pa­pel e lá­pis.

Exis­tem es­tu­dos de neu­ro­ci­ên­cias mos­tran­do o quan­to es­ses mé­to­dos tra­di­cio­nais es­ti­mu­lam as si­nap­ses ce­re­bra­is, o ra­ci­o­cí­nio, o pen­sa­men­to lo­gi­co, e con­se­quen­te­men­te, a in­te­li­gên­cia na in­fân­cia. Se­ria co­mo um jo­go de xa­drez com o ta­bu­lei­ro fí­si­co e na­da vir­tu­al. O que é di­gi­tal e pron­to ten­de a de­ses­ti­mu­lar a cri­an­ça a pen­sar. E até mes­mo o adul­to na sua cha­ma­da zo­na de con­for­to. Na­da de es­cri­ta, na­da de arit­mé­ti­ca, de ma­te­má­ti­ca, tu­do pron­to e pen­sa­do.

A cri­an­ça vai as­si­mi­lar (apren­der), in­cor­po­rar em su­as ati­tu­des di­á­rias, cul­tu­ral­men­te fa­lan­do, aqui­lo que lhe for apre­sen­ta­do e en­si­na­do. Se ofe­re­ci­do um smartpho­ne ou ta­blet aos 3 anos ou 5 anos de ida­de, co­mo es­se alu­no vai tro­car es­se ob­je­to tão “lú­di­co” e co­lo­ri­do por um li­vro, ca­der­no ou lá­pis? Dá tra­ba­lho! Exi­ge ha­bi­li­da­de e pen­sar com os neu­rô­ni­os. Nos ob­je­tos de in­for­má­ti­ca e di­gi­tais tu­do pa­re­ce pron­to e má­gi­co.

Bas­ta con­si­de­rar que to­da cri­an­ça, em ter­mos de apren­di­za­do e in­for­ma­ção, nas­ce com o cé­re­bro e me­mó­ria co­mo uma lou­sa em bran­co. Te­o­ria da tá­bu­la ra­sa de John Locke. A res­pon­sa­bi­li­da­de das pri­mei­ras ins­cri­ções nes­sa tá­bu­la ra­sa ou lou­sa vir­gem se­rá dos pa­is e pri­mei­ros pro­fes­so­res. O que for en­si­na­do e trei­na­do fi­ca­rá gra­va­do pa­ra sem­pre. Por­tan­to, quan­ta res­pon­sa­bi­li­da­de de pa­is, mo­ni­to­res, cui­da­do­res e pro­fes­so­res ( o ho­mem e su­as cir­cun­stân­cias, Or­te­ga e Gas­set, te­o­ria bom sel­va­gem de  Rous­se­au).

No con­cer­nen­te à re­la­ção da ju­ven­tu­de (ge­ra­ção z) com a in­ter­net e su­as tão mas­si­vas re­des so­ci­ais, pai­ram ain­da mui­tas dis­cus­sões e dú­vi­das so­bre a in­flu­ên­cia de to­dos es­ses re­cur­sos na cul­tu­ra, na for­ma­ção, no apri­mo­ra­men­to do usu­á­rio co­mo um in­di­ví­duo pen­san­te, in­te­li­gen­te e cons­tru­ti­vo.  O ob­je­ti­vo mag­no e su­pre­mo da edu­ca­ção, la­to sen­su, é  for­mar   um ci­da­dão cri­a­ti­vo, par­ti­ci­pa­ti­vo, evo­lu­ti­vo e trans­for­ma­dor.

Fi­ca a sen­sa­ção, as­sis­tin­do ao em­pre­go ex­ces­si­vo e ex­clu­si­vo da in­ter­net e mí­di­as di­gi­tais; fi­ca a sen­sa­ção de que es­ses jo­vens usu­á­rios têm se tor­na­do e ca­pa­ci­ta­dos   em in­di­ví­duos me­ra­men­te in­for­ma­ti­vos e pou­co ou ze­ro for­ma­ti­vos. Há uma enor­me di­fe­ren­ça en­tre o que o mun­do vir­tu­al me traz de in­for­ma­ção e o que me agre­ga e me acres­ce de for­ma­ção. In­for­ma­ção su­ge­re al­go su­per­fi­ci­al, tran­si­tó­rio. For­ma­ção vai agre­gar va­lor, vir­tu­des, pre­pa­ro éti­co e pro­fis­si­o­nal.

Nes­te sen­ti­do bas­ta que ca­da usu­á­rio (se­ja, x, y  ou z) fa­ça a si mes­mo o se­guin­te de­sa­fio, rep­to ou per­gun­ta: com tan­ta in­for­ma­ção, men­sa­gens, tro­ca de cum­pri­men­tos, no­tí­cias (mui­tas até fake News e pós-ver­da­des) à mi­nha dis­po­si­ção, de for­ma inin­ter­rup­ta, o que elas me tra­zem de po­si­ti­vo, de va­lor e me­lho­ra em mi­nha vi­da pes­so­al, fa­mi­liar e pro­fis­si­o­nal? A dú­vi­da so­bre es­sa con­tri­bui­ção já se­ria um bom exer­cí­cio de nos­sa ca­pa­ci­da­de crí­ti­ca co­mo in­di­ví­duo pen­san­te e cri­a­ti­vo, fren­te ao fes­ti­val de bes­tei­ras e as­ni­ces que a   In­ter­net  e as re­des so­ci­ais ( ou an­tis­so­ci­ais pa­ra mui­tos) nos ofe­re­cem . E pon­to fi­nal .

Em que pe­se pa­re­cer um vi­és pes­si­mis­ta, quan­do fa­lo da re­la­ção dos jo­vens com a In­ter­net, ain­da se ve­em bons exem­plos de lei­to­res  ado­les­cen­tes e jo­vens. Um bom ex­pe­di­en­te se­ria a lei­tu­ra do li­vro ele­trô­ni­co. Ba­ra­to, prá­ti­co e de  mes­mo va­lor do li­vro fí­si­co. Eu ci­to meu pró­prio exem­plo. Te­nho gos­ta­do de ler os e-bo­oks. E eco­no­mi­za pa­pel, tem es­se va­lor eco­ló­gi­co. Ja­nei­ro/2018.

 

(Jo­ão Jo­a­quim – mé­di­co – ar­ti­cu­lis­ta DM fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62)98224-8810)

 

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