Opinião

Crise política no Brasil supera a crise econômica

Diário da Manhã

Publicado em 29 de junho de 2017 às 02:43 | Atualizado há 8 anos

A eco­no­mia vem se sal­van­do, aqui abro um pa­rên­te­se aos em­pre­sá­rios, mi­cro, em­pre­en­de­do­res e pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is que vem lu­tan­do dia a dia bra­va­men­te por so­bre­vi­vên­cia e acre­di­tam que o Bra­sil ain­da po­de dar cer­to, e o tal “jei­ti­nho” pos­sa ser ba­ni­do.

A atu­al con­jun­tu­ra não é fa­vo­rá­vel aos po­lí­ti­cos, aos par­ti­dos, is­so fa­lan­do do pon­to de vis­ta éti­co-mo­ral, es­tes os mai­o­res res­pon­sá­veis pe­la atu­al si­tu­a­ção do pa­ís, cheio de frus­tra­ções e in­cer­te­zas na eco­no­mia.

Afi­nal não é fá­cil pa­ra os ge­ra­do­res de em­pre­go e ren­da a al­ta car­ga tri­bu­tá­ria, a ino­pe­rân­cia de par­te do po­der pú­bli­co, a (in)efi­ci­ên­cia e bu­ro­cra­cia que tra­vam gran­de par­te da pro­du­ti­vi­da­de, e o mai­or dos ma­les a cor­rup­ção.

Ou­tro pon­to im­por­tan­te, é fal­ta de cre­di­bi­li­da­de no Bra­sil, por par­te de in­ves­ti­do­res, fren­te a cri­se po­lí­ti­ca e a fal­ta de in­ves­ti­men­tos, nin­guém co­lo­ca di­nhei­ro em uma na­ção em pe­rí­o­do de des­cre­di­to.

A im­pren­sa traz à to­na, qua­se to­dos os di­as, es­cân­da­los e mais ver­da­des so­bre a mal­di­ta cor­rup­ção que as­so­la nos­sa pá­tria ama­da. Na ver­da­de, a im­pres­são que te­mos, da ca­pi­tal do Bra­sil- Bra­sí­lia, a sen­sa­ção de uma bom­ba re­ló­gio pres­tes a ex­plo­dir e pre­ju­di­car ain­da mais o po­vo bra­si­lei­ro, a qual­quer mo­men­to.

Des­de 2014, a ins­ta­bi­li­da­de fi­nan­cei­ra é cau­sa­da pe­la cri­se po­lí­ti­ca e mo­ral, as­sis­ti­mos uma es­pé­cie de sub­mis­são a par­ti­dos po­lí­ti­cos e gran­des em­pre­sas ato­la­das em cor­rom­per po­lí­ti­cos, exem­plo, a no­ve­la da JBS.

O acú­mu­lo de es­cân­da­los, a im­pu­ni­da­de cau­sa te­mor em to­da so­ci­e­da­de, res­pec­ti­va­men­te no cam­po eco­nô­mi­co e em in­ves­ti­do­res. É pre­ci­so mu­dan­ças rá­pi­das, é ne­ces­sá­rio con­sci­en­ti­za­ção mo­ral e éti­ca.

Pa­ra a eco­no­mia ala­van­car no pa­ís efe­ti­va­men­te, é pre­ci­so fo­men­tar o de­sen­vol­vi­men­to, pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co, in­ves­ti­men­to em in­fra­es­tru­tu­ra e po­lí­ti­ca fis­cal.

Mais im­por­tan­te, é o res­ga­te da cre­di­bi­li­da­de, a re­no­va­ção po­lí­ti­ca e par­ti­dá­ria, a pu­ni­ção pa­ra cul­pa­dos e o res­sur­gi­men­to de uma no­va fa­se pa­ra a na­ção bra­si­lei­ra. O exem­plo co­me­ça den­tro de ca­sa.

Que pos­sa­mos não per­der a fé e es­pe­ran­ça, e que em bre­ve pos­sa­mos ter or­gu­lho de ser bra­si­lei­ros, não só no fu­te­bol, mas na po­lí­ti­ca tam­bém. Quem sa­be?!

 

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias