Cuidados com a saúde mental
Redação DM
Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 01:02 | Atualizado há 8 anos
O mês de Janeiro já está indo embora, mas os cuidados com a Saúde Mental devem permanecer por todo o ano.
A OMS – Organização Mundial de Saúde diz que em breve mais da metade da população mundial terá algum distúrbio mental. Esse numero é altíssimo!
E quando vemos os índices de eventos trágicos envolvendo principalmente familiares, bem como o índice crescente e alarmante de suicídios, principalmente de jovens, precisamos parar e refletir como os indivíduos e suas relações estão doentes.
Tudo começa dentro do lar. As relações familiares estão em total desequilíbrio. Falta o principal, o amor.
Não existe amor, sem atenção, sem cuidado e dedicação!
Todos vivem suas vidas de uma forma a isolar-se do mundo e também daqueles mais próximos. A dinâmica moderna contribuiu muito para este isolamento.
Antes a família fazia suas refeições todos juntos, em casa, era apenas uma TV na sala, não existia celulares, … então todos se olhavam, conversavam, se sentiam presentes e acolhidos.
Hoje cada um vive seu mundo, em seus quartos cada um com uma TV, não se reúnem para as refeições, ficam em seus aparelhos eletrônicos, conectados 24 horas, falando com todos e ao mesmo tempo não estão com ninguém.
Um enorme sentimento de vazio toma conta das pessoas, uma sensação de desproteção, de solidão… Muitos compromissos, muitas expectativas a serem cumpridas, necessidade de parecer bem sucedido, feliz… E é esse querer parecer algo que só você parece não ser, te gera uma enorme ansiedade e angustia, pois as redes sociais mostram pessoas, bonitas, felizes, em locais incríveis, sem problemas… Isso é pura ilusão!
Todos possuem seus conflitos íntimos, suas frustrações, seus problemas de relacionamento…
O ser humano fica eternamente procurando revivenciar questões de abandono, rejeição, traição vividos na infância. Crescem, mas não amadurecem como indivíduos conscientes de seus processos íntimos, escondem de si mesmos, numa eterna necessidade de parecer o que não é e fazer o que todos fazem. E o que fazem? Se iludem! Até que o vazio e a angustia tomem conta e o desequilíbrio se instale.
Qual é o verdadeiro sentido da sua vida? Já parou pra pensar? O que te traz motivação pra viver? Qual sua missão de vida? Todos temos uma missão que é única e verdadeira pra nós. Por isso a necessidade de diminuir o ritmo, parar um pouco, refletir, meditar, conversar com sua sabedoria interior, e ver que mudanças podem promover em sua vida para que ela tenha sentido e lhe traga alegria, motivação, paz e auto realização.
Muitas vezes precisamos de ajuda neste processo, ai é hora de procurarmos um profissional, alguém que esteja apto a te auxiliar. Isso não é sinal de fragilidade ou fracasso, é sinal de maturidade e bom senso.
Aproveite as infinitas possibilidades que se apresentam a você todos os dias para ser melhor e fazer o seu melhor!
A vida é o reflexo de nossas escolhas, escolha ser feliz!
(Myrella Brasil, terapeuta com pós-graduação em Psicologia Transpessoal, mestrado em Biologia Molecular, pesquisadora, escritora e palestrante Internacional de assuntos como Saúde Integral, Física Quântica, Poder da Consciência, Ciência e Espiritualidade)