Opinião

Cuspes, vômitos, xixi e cocô em área pública ou particular

Redação DM

Publicado em 4 de maio de 2016 às 00:48 | Atualizado há 9 anos

A mi­nha crô­ni­ca era so­men­te so­bre o cus­pe, mas de­pois que ti­nha ter­mi­na­do o tex­to ocor­reu tan­tas ou­tras si­tu­a­ções no­jen­tas que re­sol­vi co­men­tar so­bre elas. Se vo­cê vai ler so­bre es­ta ne­fas­ta sa­li­va que se acu­mu­la na bo­ca acho bom pre­pa­rar o es­pí­ri­to, pois vou ci­tar ou­tros ca­sos e to­dos re­ais. A mai­o­ria de meus lei­to­res sa­be que gos­to de tra­ba­lhar com o sur­re­al, mas ho­je o dei­xo de la­do com su­as va­ri­an­tes. Li­vro-me das asas de mi­nha ima­gi­na­ção pa­ra re­la­tar si­tu­a­ções que eno­jam o ser hu­ma­no. Es­pe­ro não de­cep­cio­ná-los e nem eno­já-los tan­to ao fa­lar de­ma­si­a­da­men­te so­bre cus­pi­das e tam­pou­co enal­te­cer aque­les que gos­tam de cus­pir, vo­mi­tar, de­fe­car e até fa­zer xi­xi em lo­cal pú­bli­co, não im­por­tan­do em que lo­cal fa­zem. Que­ro fa­lar aqui, em es­pe­ci­al, das cus­pi­das que ma­chu­cam… Aque­las que agri­dem a par­te mais par­ti­cu­lar e sen­sí­vel do in­di­ví­duo: o âma­go.

Quan­do al­guém cri­ti­ca, “pu­xa o ta­pe­te”, faz fo­fo­cas mal­do­sas, que pro­vo­ca bullying, as­sé­dio mo­ral, que des­qua­li­fi­ca ou­tra pes­soa, se­ja ad­ver­sá­ria ou não, is­so pou­co nos im­por­ta não é ca­ro lei­tor? Quan­do co­me­çar a ler eu que­ro que vo­cê dei­xe pa­la­vra mal ex­pres­sa­da en­trar por um ou­vi­do e sa­ir pe­lo ou­tro, ou use sua men­te, sem cau­sar gran­des da­nos. Mas em se tra­tan­do de cus­pe, es­te po­de vir de re­la­ções con­fron­tan­tes que ocu­pam lu­ga­res em nos­sa vi­da, e is­to é o ca­os! Não são pou­cas as con­se­qüên­cias e po­dem che­gar aos mi­lhões os efei­tos co­la­te­ra­is do cus­pe e cau­sar até o H1N1.

Re­la­ções en­tre pes­so­as, prin­ci­pal­men­te ad­ver­sá­ri­as no dia a dia, são com­ple­xas, sem­pre! É co­mo a uma ve­í­cu­lo usa­do, se des­gas­tam e por is­so pre­ci­sam pas­sar por re­vi­sões. Es­tan­do tu­do em or­dem, se eu pre­ci­sar fa­zer um co­men­tá­rio ou de­fe­sa da­qui­lo que é mais im­por­tan­te pa­ra o Pa­ís, eu fa­ço e a ou­tra de­ve acei­tar ou não mi­nha opi­ni­ão. Se um in­di­ví­duo es­ti­ver usan­do be­bi­da al­co­ó­li­ca ou com ner­vos à flor da pe­le, é ne­ces­sá­rio que ele dê uma pi­sa­da no freio que con­tro­la o seu sis­te­ma ner­vo­so, mas se não acei­tar o que a ou­tra fa­la, pe­lo me­nos que não cus­pa em sua di­re­ção. Da­ta vê­nia pro­mo­ver vô­mi­tos, de­fe­car e fa­zer xi­xi em ci­ma de car­ta­zes de po­lí­ti­cos, em lo­cal pú­bli­co, es­ses atos além de bi­zar­ros, no­jen­tos, des­ti­tui o in­di­ví­duo de sua con­di­ção de ser hu­ma­no. Pe­lo que as­sis­ti­mos nos úl­ti­mos di­as, es­tu­pe­fa­tos, es­sas pes­so­as não ti­ve­ram o de­vi­do cui­da­do ou de­cên­cia. Por exem­plo, dei­xa de di­zer coi­sas bo­as, e nu­ma boa, en­quan­to é tem­po. Sa­em atro­pe­lan­do ou­tros e to­man­do de­ci­sões e en­ca­mi­nha­men­tos sem con­si­de­rar seus de­se­jos, an­sei­os, di­fi­cul­da­des. Às ve­zes a gen­te fa­la mais do que ou­ve, eco­no­mi­za nos elo­gi­os e exa­ge­ra nas crí­ti­cas (que ge­ral­men­te não são na­da cons­tru­ti­vas)… Às ve­zes a gen­te fi­ca sen­sí­vel de­mais, le­va tu­do pro la­do pes­so­al, não se per­mi­te ver a si­tu­a­ção com os olhos de quem nos fa­la, não res­pei­ta­mos su­as de­man­das e fi­ca­mos pre­o­cu­pa­dos de­mais em se jus­ti­fi­car ou pe­lo me­nos em di­vi­dir o far­do que nós bra­si­lei­ro es­ta­mos car­re­gan­do.

E se não cu­i­dar­mos de nós mes­mos, não pre­ve­nir­mos, não fa­zer­mos a ges­tão das cri­ses, na ho­ra de uma con­ver­sa me­nos ame­na, tu­do po­de ex­plo­dir. As pe­ças vo­ca­is que até es­ta­vam fun­cio­nan­do bem, dei­xam de res­pon­der co­mo es­pe­ra­do e, ge­ral­men­te, to­do mun­do sai ma­chu­ca­do… O es­pan­to­so é que, quan­do pa­ra­mos pra ana­li­sar, os des­gas­tes não sur­gem as­sim de uma ho­ra pa­ra ou­tra. Ge­ral­men­te a pes­soa não é obri­ga­da a en­go­lir um sa­po de uma vez só. Po­de ser ape­nas um pe­da­ço, mas de qual­quer for­ma, se en­go­lir­mos, des­ce tor­to…

Os cus­pes, os vô­mi­tos, de­fe­ca­ção e xi­xis mos­tra­dos pe­la mí­dia te­le­vi­si­va e in­ter­net até o pre­sen­te mo­men­to re­pre­sen­tam o pi­or dos es­cár­nios. Re­pre­sen­ta des­res­pei­to. Re­pre­sen­ta a ce­guei­ra de um gru­po de pes­so­as que se di­gla­di­am e que per­de­ram a no­ção de res­pei­to, do lo­cal de on­de es­tão e o go­ver­no que apoia. O cus­pe não cu­ra a ce­guei­ra de quem só en­xer­ga o po­der e o di­nhei­ro e que com o pas­sar dos anos aca­bou por es­que­cer o pró­prio po­vo que os ele­ge­ram. O cus­pe da­do não é de mi­se­ri­cór­dia. É um cus­pe além da sa­li­va. Tra­ta-se de cus­pe de se­res hu­ma­no in­fe­rio­res que­ren­do de­mons­trar-se su­pe­ri­or. É o cus­pe de quem acha que foi pi­sa­do, hu­mi­lha­do e, ao in­vés de achar-se que foi pi­sa­do e hu­mi­lha­do, pro­cu­rar en­ten­der a po­si­ção po­lí­ti­ca da ou­tra pes­soa, ten­tar ver igual a ela, ou se não en­xer­gar o ób­vio, pe­lo me­nos não cus­pir a sua ar­ro­gân­cia e pre­po­tên­cia no ru­mo de­la.

Co­mo é que po­de? Coi­sa bi­zar­ra mes­ma! Pe­tis­tas cos­pem, vo­mi­tam, de­fe­cam, fa­zem xi­xi so­bre fo­tos de po­lí­ti­cos em ato no Masp. A im­pren­sa já lo­ca­li­zou uma (a ca­go­na e mi­jo­na) que, por si­nal, é fun­cio­ná­ria da Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo. Jo­ga­do­res cos­pem em gra­ma­dos de fu­te­bol e nes­se ca­so é até nor­mal; be­buns cos­pem na cal­ça­da, mas eles são sem no­ção; po­lí­ti­cos se di­gla­di­am e cos­pe, is­to é es­cár­nio, mas, pa­ra eles nem é fal­ta de edu­ca­ção, ape­nas de­co­ro par­la­men­tar; um ator glo­bal cos­pe, aí nem se fa­la, é con­ce­bí­vel, e o pi­or, ain­da a Globo lhe dá di­rei­to de se de­fen­der di­an­te da TV. E o di­rei­to de res­pos­ta do ca­sal que re­ce­beu o con­ta­mi­na­do e fe­di­do cus­pe foi fei­to atra­vés de uma sim­ples car­ta li­da no pro­gra­ma do Faus­tão? Tu­do trun­ca­do… Va­lo­res con­fun­di­dos… Vi­lões enal­te­ci­dos e o po­vo as­sis­tin­do a in­de­cên­cia te­le­vi­si­va. Co­mo dis­se an­te­rior­men­te, em cam­po de fu­te­bol qua­se tu­do po­de: cus­pa­ra­das, ca­ne­la­das, pu­xão de ca­be­lo, be­lis­cões, co­to­ve­la­dos e de­do no olho, mas lá pe­lo me­nos a co­to­ve­la­da, o pu­xão de ca­be­lo e o cus­pe na ca­ra, o cus­pi­dor po­de re­ce­ber um car­tão ama­re­lo, is­to se o jo­ga­dor ofen­di­do fi­zer ce­nas de con­tor­cio­nis­mos no gra­ma­do. Va­lha-me Se­nhor!

Ho­je ve­mos cus­pa­ra­das de to­do o jei­to, tão te­a­tra­is que al­guns se en­fi­lei­ram a bei­ra da cal­ça­da, en­ce­nam-se de co­mo cus­pir, ex­tra­in­do jun­to com o cus­pe, as me­le­cas ca­tar­ra­is im­preg­na­das em su­as gar­gan­tas fé­ti­das, in­fe­liz­men­te, seus atos es­cro­tos não são con­vin­cen­tes por­que trás a for­ma mais bi­zar­ra do ser hu­ma­no, as­sim co­mo, a fal­ta de edu­ca­ção, in­de­cên­cia e res­pei­to à so­ci­e­da­de que as­sis­te seus atos. Ab­sur­do sim po­de­ria di­zer! Os per­so­na­gens atu­ais, em de­fe­sa de um par­ti­do po­lí­ti­co mo­vi­do pe­la cor­rup­ção,  im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, sem éti­ca e mo­ral, têm si­do um tan­to de­sar­vo­ra­dos e ca­nas­trões (en­tre eles es­tão mui­tos ato­res sem ha­bi­li­da­de, sem ta­len­to e al­guns até são be­ne­fi­ciá­rios do go­ver­no fe­de­ral), mas, to­dos, cer­tos de es­ta­rem  pro­ta­go­ni­zan­do o exu­be­ran­te. Le­do en­ga­no, ca­ro lei­tor, o que as­sis­ti­mos, nes­tes tem­pos de va­cas ma­gras, de in­fla­ção ga­lo­pan­te, do de­sem­pre­go, pois tu­do não pas­sa de uma ópe­ra ma­ca­bra, ri­sí­vel, me­do­nha e ao mes­mo tem­po, bes­ti­al. Cos­pem pra cá, cos­pem pra lá e nem se dão con­ta que o cus­pe de­les po­de es­tar in­fec­ta­do pe­lo H1­N1.

Mui­tas pes­so­as se sen­tem cons­tran­gi­das de cri­ti­car o cus­pe com me­do de se­rem con­fun­di­das com co­xi­nhas ou gol­pis­tas, de acor­do com o pon­to de vis­ta pe­tis­ta. É pos­sí­vel con­de­nar não só o cus­pe co­mo mui­tas ou­tras prá­ti­cas de es­quer­da sem ne­ces­sa­ria­men­te ser de di­rei­ta ou ser tu­ca­no ou ser co­xi­nha. Dá pa­ra ter sen­so crí­ti­co. Cus­pir é o si­nal de um gran­de des­pre­zo e do de­se­jo que o cus­pi­do não exis­ta. Es­pan­ta ver es­se re­cur­so tão no­jen­to em­pre­ga­do por quem diz de­fen­der a de­mo­cra­cia ou um go­ver­no de es­quer­da. Por is­so di­go que é pi­or do que se os cus­pi­do­res ti­ves­sem ape­nas re­a­gi­do in­tem­pes­ti­va­men­te. Di­go pi­or por­que su­as ati­tu­des es­tão di­zen­do que não que­rem que exis­ta ou­tra opi­ni­ão. Des­pre­zam a exis­tên­cia de uma vi­são de mun­do al­ter­na­ti­vo, e gos­ta­ri­am que a dis­si­dên­cia fos­se ani­qui­la­da. Ou al­guém acha que cus­pir num opo­si­tor o fa­rá mu­dar de ati­tu­de, tro­car de la­do, mu­dar de opi­ni­ão? Não, eles não que­rem trans­for­mar opo­si­to­res em ali­a­dos, sim­ples­men­te re­le­gá-los ao des­pre­zo, ao es­que­ci­men­to, ao na­da.

 

(Van­der­lan Do­min­gos de Sou­za, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mis­si­o­ná­rio e am­bien­ta­lis­ta. É vi­ce-pre­si­den­te da Uni­ão Bra­si­lei­ra dos Es­cri­to­res; mem­bro da Aca­de­mia Mor­ri­nhen­se de Le­tras; mem­bro da Alcai – Aca­de­mia de Le­tras, Ci­ên­cia e Ar­tes de In­hu­mas; mem­bro da Conbla – Con­fe­de­ra­ção de Le­tras de Ar­tes de São Pau­lo. Foi agra­ci­a­do com Tí­tu­lo Ho­no­rí­fi­co de Ci­da­dão Go­i­a­ni­en­se)

 

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