Déficit da Previdência em 2016!
Diário da Manhã
Publicado em 28 de janeiro de 2017 às 01:20 | Atualizado há 4 meses
O governo federal divulgou com estardalhaço o déficit da Previdência Privada em 2016, mas se calou sobre o déficit da Previdência Pública, que abarca funcionalismo da união, estados e municípios. Para menos de 1 milhão de aposentados públicos, superam o nosso – cidadão comum – com mais de 25 milhões de aposentados. O Brasil não estaria hoje nessa situação periclitante em que se encontra, se leis que regem o funcionalismo fossem aprovadas por órgãos independentes. Como fazer um funcionário público – politico também é – aprovar lei contra seus próprios interesses? Agora, que não há mais jeito e precisa fazer a reforma das Previdências na marra, ficou tarde não é? O ônus, para variar recairá nas costas de todos nós brasileiros.
(Beatriz Campos, via e-mail)
Eike a caminho das grades
Eike Batista, para muitos um gênio, agora no encalço da Operação Eficiência, já é considerado um foragido da justiça, e como dos mais procurados do mundo! Este empresário que encontrou todas as facilidades durante a corrupta gestão petista, quase consegue realizar seu sonho de ser o homem mais rico do planeta. Na mesma velocidade pagava também as mais gordas propinas do universo. E dos US$ 100 milhões que a Polícia Federal, e Procuradoria da República, descobriram em contas no exterior do encarcerado ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, de Eike Batista, recebeu em bancos do Panamá e no Uruguai, US$ 16,5 milhões. O foragido empresário, que está no exterior, mas, seu advogado diz que ele vai se entregar, é um potencial novo delator bomba, porque não vai querer apodrecer na cadeia. E o Lula, e seus camaradas corruptos que se cuidem, porque foi durante a sua gestão no Planalto que Eike conseguiu empréstimos de pai para filho no BNDES, além outras facilidades…
(Paulo Panossian, via e-mail)
Encruzilhada sem retorno
Petistas sem rumo perderam o poder, crédito eleitoral, e até os escrúpulos com a corrupção que promoveram dentro das nossas instituições. E que no entender do ex-ministro e fiel defensor de Lula, o Gilberto Carvalho, o PT, está numa encruzilhada, como bem explica o excelente editorial do Estadão (24/01/17). E nesta escuridão da encruzilhada em que se encontram, agora a briga interna é se apoiam ou não os candidatos do governo Temer, para a presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunicio de Oliveira (PMDB). Já que, alguns caciques do partido ainda ressentidos com o impeachment da Dilma Rousseff, entendem que não se deve votar em golpistas. Como se o PT, não fosse o que aplicou o maior dos golpes, já que, no poder com a recessão econômica que promoveu, destruiu o sonho de milhares de empresários que faliram, e também o emprego de mais de 12 milhões de trabalhadores que estão no olho da rua. Mas como o PT tem dono, como o réu pela 5ª vez na Lava Jato, o Lula, qualquer desobediência às ordens do chefe, como bem diz o editorial, os rebeldes podem ficar marginalizados dentro do partido. Expulsos talvez não porque também são cumplices e sabem demais sobre o Petrolão… Mas, como o objetivo é por cargos no mínimo no legislativo, uma boa parte de seus membros deve votar com o governo! Na realidade o PT, que encolheu mais de 60% na última eleição municipal de 2016, porque desde a sua fundação mente muito para seu eleitorado, dificilmente vai entender o verdadeiro sentido da frase proferida pelo ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, “Pode-se enganar a todos por pouco tempo; a poucos por todo tempo; jamais a todos por todo o tempo”. E se o PT, de Lula, sobreviver, lhe restará somente migalhas…
(Paulo Panossian, via e-mail)
Bolsa ou cassino?
É com frequência quase que diária que recebo de “instituições financeiras” ofertas de rendimentos superiores ao que cobram os agiotas. Até por curiosidade abro alguns dos emails ou zaps. Na verdade estão oferendo publicações que supostamente orientam os possíveis investidores que acredito pensando em obterem dinheiro fácil caem em suas armadilhas. Publicam até depoimentos pessoais mal identificados comprovando tais ganhos. Se isto for verdade acredito que seria o caso das autoridades que controlam tais investimentos de verificar se tais comportamentos são verdadeiros e/ou éticos. Bem como sugiro a Fazenda que fique de olho pois talvez tenha gente ficando rica sem recolher os devidos impostos. É certo que da crise financeira de 2008 para cá os índices de gestão de alto risco não superaram nem a rentabilidade da poupança. O que noto é uma manipulação financeira sem precedentes que não traz nenhum benefício ao país pois são montanhas de dinheiro para especulação no mercado financeiro. E contam com os desonestos gestores dos fundos de pensão e de investimentos e de banqueiros inescrupulosos.
(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)