Opinião

Democracia, a maior vítima (Primeira parte)

Diário da Manhã

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 00:26 | Atualizado há 7 anos

Nos 15 anos de ar­ti­cu­lis­mo que nes­te sé­cu­lo já re­a­li­zei, mais ou me­nos du­as de­ze­nas de su­el­tos são de crí­ti­cas ao Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res e ao pró­prio pre­si­den­te Lu­la. Em to­dos eles dei ên­fa­se ao ex­ces­so de prag­ma­tis­mo que a agre­mia­ção e o pre­si­den­te pe­tis­tas im­pri­mi­ram à sua ação no exer­cí­cio do go­ver­no. Des­de a le­ni­ên­cia em fa­ce do que não era mo­ral e eti­ca­men­te acei­tá­vel até a pró­pria prá­ti­ca de ações in­di­vi­dua­is nes­se pla­no, fo­ram por mim, re­i­te­ra­das ve­zes, ob­je­to de du­ras crí­ti­cas, a pri­mei­ra de­las, se não me en­ga­no, com o tí­tu­lo O PT era uma es­tra­té­gia, não uma di­fe­ren­ça. Lem­bro-me de que um dos ar­ti­gos pro­fli­ga­va a re­a­ção do pre­si­den­te Lu­la em fa­ce do cha­ma­do men­sa­lão na qual qua­li­fi­ca­va de alo­pra­dos os me­lian­tes do seu par­ti­do. A con­des­cen­dên­cia ti­nha de ser cri­ti­ca­da e eu a cri­ti­quei. Do mes­mo mo­do con­de­nei vá­rios ou­tros com­por­ta­men­tos do PT e do pre­si­den­te da Lu­la.

Te­nho, pois au­to­ri­da­de pa­ra ana­li­sar os fa­tos re­fe­ren­tes ao jul­ga­men­to do ex-pre­si­den­te na ação pe­nal cu­ja sen­ten­ça é da la­vra do ju­iz Sér­gio Mo­ro.

Co­me­ço por per­gun­tar por quê o M.M. ju­iz ne­nhu­ma ini­ci­a­ti­va te­ve con­tra tu­ca­nos en­vol­vi­dos em fal­ca­tru­as, en­tre eles, pri­ma­ci­al­men­te, Aé­cio Ne­ves e Cás­sio Cu­nha Li­ma, con­tra os qua­is as pro­vas de prá­ti­cas cor­rup­tas são tor­ren­ci­ais. As li­ga­ções do Dr. Sér­gio Mo­ro com o tu­ca­na­to são no­tó­rias, cons­tan­do em al­gu­mas in­for­ma­ções na in­ter­net que o Sr. Dal­ton Áu­reo Mo­ro, pai do ju­iz foi um dos fun­da­do­res do PSDB no Pa­ra­ná. Cons­ta tam­bém na in­ter­net que o no­me da es­po­sa do ju­iz, ad­vo­ga­da Ro­sân­ge­la Mo­ro fi­gu­ra na DIRF (De­cla­ra­ção de Im­pos­to de Ren­da Re­ti­do na Fon­te), sig­ni­fi­ca que o es­cri­tó­rio Ta­cla Du­ran efe­tu­ou pa­ga­men­tos ao es­cri­tó­rio e aos ad­vo­ga­dos do es­cri­tó­rio. Ou se­ja, pa­gou a se­nho­ra Mo­ro.

A li­ga­ção do ma­gis­tra­do Sér­gio Mo­ro com a cú­pu­la tu­ca­na é ates­ta­da elo­quen­te­men­te pe­la fo­to abai­xo em que ele apa­re­ce na in­ti­mi­da­de ami­ga e sor­ri­den­te com Aé­cio Ne­ves, em um gru­po de que tam­bém são par­ti­ci­pes Mi­chel Te­mer e Ge­ral­do Alckmin.

 

(Eu­ri­co Bar­bo­sa é es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal à sex­tas-fei­ra. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias