Opinião

Deputados de Posse e mais um

Redação DM

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 00:17 | Atualizado há 7 anos

Ca­be de iní­cio re­pe­tir aqui o que já es­cre­vi em um de meus li­vros de his­to­ri­o­gra­fia re­gi­o­nal, ou se­ja, que an­tes que a Pos­se atu­al se trans­for­mas­se nu­ma al­deia glo­bal, ca­da ci­da­dão que aqui apor­tou, po­de ser con­si­de­ra­do pos­sen­se, pos­sei­ro, pos­sí­vel e até im­pos­sí­vel, con­for­me sua for­ma de re­la­ção com as coi­sas da ter­ra.

Pos­sei­ro – Quem aqui che­ga e se apos­sa de um pe­da­ço de chão de­bai­xo de um céu lím­pi­do e ge­ne­ro­so. Pos­sí­vel – Quan­do o che­gan­te aqui apos­se­a­do, be­be água des­te lu­gar e quer tor­nar-se tam­bém ci­da­dão pos­sen­se. Im­pos­sí­vel – Se­rá aque­le ci­da­dão que de­sis­ta das prer­ro­ga­ti­vas de pos­ses­si­var-se, ou apron­te al­gu­ma en­cren­ca que o afas­te de­fi­ni­ti­va­men­te de Pos­se.

 

ON­TEM E HO­JE

To­do lu­gar tem um on­tem e um ho­je. To­da co­mu­ni­da­de hu­ma­na tem uma his­tó­ria. Mas nem sem­pre a his­tó­ria é con­ti­nui­da­de do pas­sa­do ao fu­tu­ro. Mui­tos lu­ga­res co­mo Pos­se fa­zem par­te de um mun­do em tran­si­ção. Aqui há uma par­ce­la da po­pu­la­ção nos­tál­gi­ca da ci­da­de do pas­sa­do e há ou­tra par­ce­la que apos­ta na Pos­se do fu­tu­ro, des­co­nhe­cen­do a im­por­tân­cia his­tó­ri­ca des­te an­ti­go nú­cleo co­lo­ni­al de Go­i­ás.  Pos­se é um des­ses lu­ga­res que re­fle­tem o mun­do em mu­dan­ça, na pon­te en­tre o pas­sa­do e o fu­tu­ro.

Ho­je, os che­gan­tes que cons­tró­em a no­va Pos­se têm-se na con­ta de pi­o­nei­ros do fu­tu­ro. En­quan­to os an­ti­gos imi­gran­tes, res­pon­sá­veis pe­la for­ma­ção so­ci­al e his­tó­ri­ca da ci­da­de, pa­re­cem re­pre­sen­tar ape­nas a Pos­se do pas­sa­do. Não se deu ain­da a sín­te­se dos opos­tos e Pos­se en­con­tra-se num pro­ces­so di­a­lé­ti­co de ten­sões e mu­dan­ças. É ne­ces­sá­rio que a so­ci­e­da­de mul­ti­fa­ce­tá­ria da Pos­se de ho­je to­me con­sci­ên­cia des­se pro­ces­so his­tó­ri­co.

 

DE­PU­TA­DO NO­VO

Es­tá cir­cu­lan­do no Fa­ce­bo­ok um agra­de­ci­men­to do no­vo par­la­men­tar elei­to por Pos­se, Pau­lo Kraus­pe­nhar Tra­ba­lho, qua­li­fi­ca­do co­mo “o de­pu­ta­do mais jo­vem de Go­i­ás”, e “o úni­co a re­ce­ber vo­tos de 240 mu­ni­cí­pios” (en­tão não só elei­to por Pos­se), e cons­tan­do ain­da ser “o pri­mei­ro de­pu­ta­do de Pos­se em 146 anos”.  Es­sas in­for­ma­ções não são ver­da­dei­ras no to­can­te à his­tó­ria de Pos­se, não ob­stan­te as pos­sí­veis qua­li­da­des do jo­vem po­lí­ti­co ne­o­pos­sen­se. Ca­be ao de­pu­ta­do Pau­lo Tra­ba­lho ma­ni­fes­tar-se so­bre a ori­gem des­sas in­for­ma­ções, pos­to que es­tão sen­do ve­i­cu­la­das com a sua ima­gem.

Pa­ra di­ri­mir as dú­vi­das de quem lê es­ta ma­té­ria, bas­ta con­sul­tar os li­vros de his­tó­ria po­li­ti­ca de Go­i­ás, a exem­plo de “O Po­der Le­gis­la­ti­vo em Go­i­ás” de De­ni­se Pai­va e Ita­mi Cam­pos (Câ­no­ne Edi­to­ri­al/AL, Go­i­â­nia, 2017), bem co­mo as obras de au­to­ria des­te es­cri­ba, es­pe­ci­al­men­te “A sa­ga da Pos­se & ál­bum das fa­mí­lias” (Ce­graf/UFG, Go­i­â­nia, 2005), “Os po­de­res da Pos­se” (Kelps: Go­i­â­nia, 2011) e “Pos­se­po­e­sia” (Kelps, Go­i­â­nia 2003), de que re­pro­du­zi­mos em sen­ti­do li­ne­ar, uns ver­sos de cor­del na for­ma de uma cha­ma­da ou in­vo­ca­ção his­tó­ri­ca, em que res­pon­dem “pre­sen­tes” os an­ti­gos de­pu­ta­dos de Pos­se.

 

AN­TI­GOS DE­PU­TA­DOS

  1. Co­ro­nel JO­SÉ BAL­DU­I­NO DE SOU­ZA – Pre­sen­te, na con­di­ção de co­man­dan­te su­pe­ri­or da Guar­da Na­ci­o­nal des­de 1866, nes­ta pá­tria lo­cal. Cons­tru­iu por con­ta pró­pria a ca­deia mu­ni­ci­pal que do­ou a bem da Pos­se, ao go­ver­no pro­vin­ci­al.
  2. GUS­TA BAL­DU­I­NO DE SOU­ZA – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do cons­ti­tu­in­te em 1891, fi­lho do di­to co­man­dan­te de li­nha­gem an­ces­tral. As­si­nou nos­sa pri­mei­ra Cons­ti­tu­i­ção es­ta­du­al.
  3. FRAN­CIS­CO JO­A­QUIM DE MA­GA­LHíES – Pre­sen­te, na con­di­ção de in­ten­den­te mu­ni­ci­pal de 1907 a 1911 e de­pu­ta­do es­ta­du­al de 1917 a 1920. Do­no da fa­zen­da Sa­co, que por for­ça de in­va­são tor­nou-se a Pos­se atu­al.
  4. NEL­SON VI­EI­RA DE BRI­TO – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do es­ta­du­al de 1921 a 1924, pai de Ar­qui­me­des Vi­ei­ra de Bri­to, seu su­ces­sor, que aqui foi por du­as ve­zes pre­fei­to mu­ni­ci­pal.
  5. JO­SÉ BAL­DU­I­NO DE SOU­ZA DÉ­CIO – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do es­ta­du­al de 1925 a 1928, fi­lho de Bal­du­i­no de Sou­za: es­te ir­mão do cons­ti­tu­in­te Gus­ta­vo e, co­mo tal, de­fen­sor dos ide­ais do par­ti­do li­be­ral.
  6. JO­SÉ FRAN­CIS­CO DOS SAN­TOS – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do es­ta­du­al de 1929 a 1932, pre­fei­to mu­ni­ci­pal de 1935 a 1937 e ex vi­ce-pre­si­den­te do ter­ri­tó­rio es­ta­du­al.
  7. JO­SÉ DE SOU­ZA POR­TO – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do es­ta­du­al des­de 1947 e por qua­tro le­gis­la­tu­ras até 1963, fi­lho de Jo­a­quim de Sou­za Por­to, que tam­bém foi re­pre­sen­tan­te re­gi­o­nal.
  8. AL­ME­RIN­DA MA­GA­LHíES ARAN­TES – Pre­sen­te, na con­di­ção de de­pu­ta­do es­ta­du­al des­de 1955 e por três le­gis­la­tu­ras até 1967. Fui a pri­mei­ra elei­to­ra do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, fi­lha de Fran­cis­co de Ma­ga­lhã­es, do­no des­te tor­rão na­tal.

 

TEN­SÕES E MU­DAN­ÇAS

O mun­do foi fei­to de in­vas­ões. Uns po­vos che­gan­do e ex­pul­san­do ou­tros. Des­tru­in­do e re­cons­tru­in­do. Na his­tó­ria con­tem­po­râ­nea, a Rús­sia in­va­de a Che­cos­lo­vá­quia, o Ira­que in­va­de o Kuwait, os Es­ta­dos Uni­dos in­va­dem o Ira­que, e as­sim por di­an­te. Na ida­de mé­dia, os bár­ba­ros in­va­di­ram Ro­ma, que por sua vez ti­nha in­va­di­do a Gré­cia e ou­tros cen­tros da ci­vi­li­za­ção clás­si­ca. As cul­tu­ras se so­mam ou se so­bre­põ­em. Es­sa a re­gra da evo­lu­ção, pe­los me­nos se­gun­do o prin­cí­pio evo­lu­cio­nis­ta de Darwin em que as es­pé­ci­es mais for­tes ven­cem as mais fra­cas. As­sim na so­ci­e­da­de ani­mal e tam­bém na so­ci­e­da­de hu­ma­na.

No pe­que­no mun­do de Pos­se não é di­fe­ren­te. Vá­ri­as ge­ra­ções de imi­gran­tes se su­ce­dem e vá­ri­as cul­tu­ras se en­tre­la­çam e se con­tra­põ­em en­fren­tan­do a di­a­lé­ti­ca exis­ten­ci­al. As ten­sões ide­o­ló­gi­cas, os va­lo­res em con­fron­to, os con­tras­tes em evi­dên­cia ge­ram a trans­for­ma­ção his­tó­ri­ca de que re­sul­ta a Pos­se atu­al. Ape­sar de sua exis­tên­cia se­cu­lar, que re­mon­ta ao sé­cu­lo XIX, Pos­se pa­re­ce não ter apren­di­do a acu­mu­lar ex­pe­ri­ên­cias e es­tá sem­pre co­me­çan­do de no­vo, à luz das no­vas in­flu­ên­cias sur­gen­tes.

 

GA­Ú­CHOS DE POS­SE?

Atu­al­men­te o nú­me­ro de imi­gran­tes de Pos­se su­pe­ra o da po­pu­la­ção au­tóc­to­ne, bem co­mo o da po­pu­la­ção ur­ba­na su­pe­ra o da zo­na ru­ral. Su­ge­re-se con­sul­tar a lis­ta te­le­fô­ni­ca lo­cal on­de cons­te o so­bre­no­me Kraus­pe­nhar, pa­ra se co­nhe­cer a pro­ce­dên­cia do no­vo De­pu­ta­do Tra­ba­lho, tal­vez ga­ú­cho en­tre os imi­gran­tes de ori­gem ale­mã, além dos nu­me­ro­sos ita­li­a­nos que se ins­ta­la­ram na re­gi­ão a par­tir da dé­ca­da de 1980.

Os cha­ma­dos ga­ú­chos de Pos­se não são se­pa­ra­tis­tas, são ape­nas ape­ga­dos às su­as tra­di­ções, que fa­zem de­les uma tri­bo di­fe­ren­te. Ima­gi­ne-se um ga­ú­cho so­zi­nho em Pos­se: fi­ca­ria pos­sen­se. Co­mo são mui­tos, po­dem mui­to bem con­ti­nu­ar ga­ú­chos. Diz-se em lin­gua­gem ga­u­ches­ca, que vêm dos pa­gos do Sul e es­tão ape­nas aque­ren­ci­a­dos em Pos­se. (Pa­gos, lu­gar de ori­gem; que­rên­cia, on­de se vi­ve).

Os ga­ú­chos se di­zem na­ti­vis­tas (amo­ro­sos à ter­ra na­tal) e por is­so tra­di­cio­na­lis­tas (ape­ga­dos ao seu mo­de­lo cul­tu­ral). Cons­ta que é da têm­pe­ra ga­ú­cha ter hos­pi­ta­li­da­de, co­ra­gem, ca­va­lhei­ris­mo, res­pei­to à pa­la­vra da­da e ape­go aos usos e cos­tu­mes. Por is­so, on­de quer que se en­con­trem, são an­tes de tu­do ga­ú­chos. Com tais qua­li­da­des, con­vém lo­go a Pos­se pos­sen­si­vá-los. O de­sa­fio é: ou Pos­se mu­da os ga­ú­chos ou os ga­ú­chos mu­dam Pos­se.

 

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)


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