Opinião

Descobrindo o teatro o ser se descobre humano

Diário da Manhã

Publicado em 30 de março de 2018 às 01:38 | Atualizado há 7 anos

A ar­te pro­vo­ca os sen­ti­dos hu­ma­nos, ques­ti­o­na os va­lo­res mais ar­ra­i­ga­dos, pro­vo­ca pra­zer e de­sen­vol­ve pos­si­bi­li­da­des sen­si­ti­vas no ser e faz acon­te­cer re­fle­xões. Ela es­tru­tu­ra em uma obra as ques­tões da vi­da hu­ma­na, que em um de­ter­mi­na­do con­tex­to pas­sam des­per­ce­bi­das di­an­te de nos­sos olhos. Is­so dei­xa o ser mais sus­ce­tí­vel à trans­for­ma­ção, sen­do as­sim, po­der­mos afir­mar que te­a­tro co­mo ar­te con­tri­bui pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. O te­a­tro é o en­con­tro de hu­ma­ni­da­des,  pro­vo­ca em nós uma re­vol­ta in­te­li­gen­te, uma po­e­sia dan­do vá­rios sa­bo­res e sa­be­res a es­sa bus­ca do en­con­tro. É ne­ces­sá­rio sa­ber ir mais além do que pen­sa­mos que so­mos ir mais além do nos­so olhar… É pre­ci­so co­nhe­cer pa­ra olhar, na­ve­gar em ca­mi­nhos mu­tan­tes, pro­vo­car ou­tro olhar, um olhar com cor­po- con­sci­en­te, um olhar pa­ra além das es­tre­las… So­mos par­tei­ros de um lu­gar ca­paz de fa­zer acon­te­cer es­se en­con­tro em nós e nós nos ou­tros. Mas o que so­mos nes­se ca­mi­nhar? Ar­tis­tas de um no­vo tem­po?  Tem­po de ar­gi­la , ce­re­ais, sons, su­or,  lua, sa­li­vas, ele­men­tos mu­tan­tes des­sa ca­mi­nha­da. Acre­di­to que so­mos fei­to de te­a­tro.

Em um li­vro iné­di­to de mi­nha au­to­ria, o “ser do te­a­tro e o te­a­tro do ser”, apre­sen­to a ideia de que Deus cri­ou o ser hu­ma­no pa­ra brin­car de te­a­tro e o ser hu­ma­no in­ven­tou a ar­te dra­má­ti­ca pa­ra brin­car de Deus, lem­bran­do que brin­car é en­si­nar e trans­for­mar idei­as, pois pa­ra cri­an­ça o brin­car é sé­rio. Nes­te jo­go te­a­tral , sur­ge es­ta mi­le­nar ar­te que nos trás a po­é­ti­ca do ser em seu pro­ces­so,  de­sen­vol­ven­do sua po­tên­cia. O te­a­tro tem em sua es­sên­cia o jo­go trans­for­ma­dor, es­pi­ri­tua­li­za­do nu­ma co­mu­ni­ca­ção es­té­ti­ca da lin­gua­gem. To­do co­nhe­ci­men­to hu­ma­no pas­sa pe­la ex­pe­ri­men­ta­ção no es­pa­ço, pe­lo qual os dra­mas hu­ma­nos se tor­nam im­por­tan­tes, pa­ra seu co­nhe­ci­men­to e ama­du­re­ci­men­to en­quan­to su­jei­to trans­for­ma­dor , e o que tem nos en­si­na­do os gran­des pen­sa­do­res, So­bre o te­a­tro?

Brecht nos fa­la que nos­so te­a­tro pre­ci­sa es­ti­mu­lar a avi­dez da in­te­li­gên­cia e ins­tru­ir o po­vo no pra­zer de mu­dar a re­a­li­da­de. His­to­ri­ca­men­te o te­a­tro vem con­tri­buin­do nes­sa ação po­li­ti­ca, con­sci­en­ti­zan­do o ser so­ci­al na trans­for­ma­ção po­é­ti­ca do mun­do, dan­do ao ser lu­mi­no­si­da­de pa­ra fa­zer dos ob­stá­cu­los opor­tu­ni­da­des de con­quis­tas.

Os li­vros de His­tó­ria e de te­o­ria são pra­ti­ca­men­te unâ­ni­mes na ideia de que a ori­gem do te­a­tro pa­re­ce es­tar, em to­da par­te, li­ga­das a ce­ri­mô­ni­as re­li­gi­o­sas de ri­tos agrá­rios, fer­ti­li­da­de ou de fe­cun­di­da­de. E tam­bém co­mo pro­ces­so na co­mu­ni­ca­ção so­ci­al e co­mu­ni­tá­rio em seus pri­mór­di­os

Dis­tri­bu­í­am-se os pa­peis en­tre ato­res e es­pec­ta­do­res, es­co­lhia-se o lu­gar pa­ra a ce­ri­mô­nia e o re­la­to mí­ti­co a ser nar­ra­do/re­pre­sen­ta­do. As pes­so­as en­vol­vi­am-se no jo­go dra­má­ti­co… Con­for­me ob­ser­va Pa­tri­ce Pa­vis: to­dos es­tes ri­tu­ais já con­ti­nham ele­men­tos pré te­a­tra­is… É den­tro des­te uni­ver­so his­tó­ri­co que acre­di­to que so­mos fei­to de te­a­tro, que o te­a­tro vem evo­lu­in­do, tra­zen­do ou­tras for­mas de cla­ri­da­des. Nes­ta épo­ca já se via o te­a­tro co­mo ins­tru­men­to de edu­ca­ção. Co­mo dis­se Pe­ter Bro­ok “O te­a­tro não é ape­nas um lu­gar, não é ape­nas uma pro­fis­são: ele é uma me­tá­fo­ra e aju­da a tor­nar mais cla­ro o pro­ces­so da vi­da”. Se­rá que te­a­tro es­go­tou su­as pos­si­bi­li­da­des e es­tar mor­to?

Dis­se cer­ta vez Ju­ca de Oli­vei­ra o te­a­tro só vai mor­rer quan­do ma­tar deus… Os pen­sa­do­res do te­a­tro já vi­nha fa­zen­do sua re­fle­xões

No li­vro Além das Ilhas Flu­tu­an­tes Eu­gê­nio Bar­ba re­la­ta so­bre o gran­di­o­so te­a­tró­lo­go Sta­nis­lavski:

“No co­me­ço do sé­cu­lo, Sta­nis­lavski já era fa­mo­so ti­nha se­gui­do­res, ti­nha fei­to es­co­la. Mas não se sen­tia sa­tis­fei­to, aban­do­nou seu te­a­tro, aban­do­nou seus co­la­bo­ra­do­res, os lou­vo­res e a se­gu­ran­ça eco­nô­mi­ca e re­ti­rou-se pa­ra um pe­que­no po­vo­a­do da Fin­lân­dia, pa­ra de­di­car-se à sua ob­ses­são: co­mo che­gar ca­da noi­te ao “Es­ta­do Cri­a­ti­vo”; co­mo dar o Má­xi­mo, o me­lhor de si mes­mo… e co­mo ser, al­can­çar à uni­da­de de tu­do aqui­lo que so­mos, em ca­da ação que re­a­li­za­mos, em ca­da pa­la­vra que pro­nun­ci­a­mos e não so­men­te no con­tex­to es­co­lhi­do pe­lo o te­a­tro”

Co­mo po­de­mos ser per­ma­nen­te­men­te cri­a­ti­vos? Che­gar ao es­ta­do cri­a­ti­vo no qual o ator es­ti­ves­se ani­ma­do por uma con­cen­tra­ção to­tal de to­da sua na­tu­re­za mo­ral, fí­si­ca e es­pi­ri­tual? “Co­mo ser, co­mo con­ver­ter-se em in-di­ví­duo atra­vés e den­tro do te­a­tro”? É nes­te pro­ces­so que va­mos abrin­do ca­mi­nhos, cri­an­do pos­si­bi­li­da­des do olhar di­an­te da exis­tên­cia, nos pro­por­ci­o­nan­do a po­e­sia do ser en­quan­to pro­du­tor e cri­a­dor de re­la­ções so­ci­ais e po­lí­ti­cas.  As fer­ra­men­tas do te­a­tro po­ten­ci­a­li­zam o sa­ber cri­an­do no­vas for­mas de ver, de fa­zer e con­tex­tu­a­li­zar, abrin­do um le­que de ca­mi­nhos e cla­ri­da­des. Tal­vez es­sa se­ja a gran­de re­fle­xão do dia do dia te­a­tro dos gran­des mes­tres aqui ci­ta­dos

Nes­ta se­ma­na que se co­me­mo­ra o dia do te­a­tro, gos­ta­ria de pres­tar ho­me­na­gens: a to­dos os gru­pos de te­a­tro co­mu­ni­tá­rios, es­co­las (O Ins­ti­tu­to de Edu­ca­ção em Ar­tes Gus­tav Rit­ter- Se­du­ce, Es­co­la de Ar­te Vei­ga Val­le, CEP em ar­tes Ba­si­leu Fra­ça ho­je atu­al Ite­go Ba­si­leu Fran­ça, Za­briskie – Te­a­tro Es­co­la, ACT Ca­sa do Te­a­tro, O Cur­so Téc­ni­co em Te­a­tro do Lyceu de Go­i­â­nia-gru­po so­nhus te­a­tro ri­tu­al etc…  E os cen­tro cul­tu­ra­is si­tu­a­dos na pe­ri­fe­ria) e ou­tros es­pa­ço, co­mo cen­tros, pon­tos de cul­tu­ra, te­a­tros es­pa­lha­dos por Go­i­â­nia e, cias de te­a­tro, co­le­ti­vos, ar­tis­tas  ,etc…  Que vem con­tri­buin­do na for­ma­ção do ser no pal­co e na vi­da dan­do uma  qua­li­da­de de vi­da e de­sen­vol­vi­men­to de nos­sa ar­te na ci­da­de. Tam­bém as leis de in­cen­ti­vos tan­to Mu­ni­ci­pal e Es­ta­du­al (mes­mo sa­ben­do que pre­ci­so avan­çar mais, mui­to mais) e, não po­de­mos já mais de dei­xar men­ci­o­nar o Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te –Se­du­ce, que de­sen­vol­ve um pro­je­to: pro­pos­ta de ar­te pa­ra re­gi­ão les­te ,on­de o te­a­tro es­tar in­se­ri­do ,o ci­ran­da da ar­te tem um pa­pel im­por­tan­tís­si­mo na for­ma­ção do ser co­mo su­jei­to atra­vés da ar­te edu­ca­ção , le­van­do a ar­te nas pe­ri­fe­rias ou não das es­co­las de Go­i­ás e ou­tros es­pa­ços com pro­du­ções ar­tís­ti­cas ten­do te­a­tro nes­sas pro­du­ções . Pa­ra­be­ni­zar tam­bém al­gu­mas es­co­la com ges­tões aber­tas co­mo Ce­pi Ju­ve­nal Jo­se Pe­dro­so ,on­de de­sen­vol­ve um tra­ba­lho de te­a­tro de su­ma im­por­tân­cia pa­ra co­mu­ni­da­de, am­bos acre­di­tam no te­a­tro co­mo for­ma­dor de se­res trans­for­ma­do­res e cri­a­ti­vos,  en­fim, ha tan­tos, co­mo Dom Fer­nan­do ll que es­tar na pro­pos­ta da re­gi­ão les­te do ci­ran­da, são mui­tas nes­sa pro­pos­ta… En­fim há tan­tos pro­je­tos de te­a­tro que não men­ci­o­nei aqui,  que me­re­cem pa­ra­béns tam­bém no dia mun­di­al do te­a­tro por dei­xar o te­a­tro vi­vo, co­mo pro­ces­so de co­nhe­ci­men­to e po­ten­ci­a­li­za­ção do ser em vi­da.

Nes­te dia mun­di­al do te­a­tro va­mos co­me­mo­rar é cla­ro… Po­rém sa­be­mos que ain­da te­mos mui­to pa­ra lu­tar e con­quis­tar em prol do te­a­tro.  Mas nes­te mo­men­to re­co­nhe­ça­mos as vi­tó­rias! (Que­ro abri um pa­rên­te­se e dar os pa­ra­béns ao te­a­tro de rua e da pe­ri­fe­ria que é o cen­tro mun­do, que ain­da es­tar vi­vo)  Va­mos sim co­me­mo­rar o dia do te­a­tro e pa­ra­be­ni­zar a to­dos os tra­ba­lha­do­res do te­a­tro  (e quem as­sis­tir os es­pe­tá­cu­los tam­bém) en­fim to­dos que de­ram e que es­tão dan­do uma gran­de con­tri­bui­ção pa­ra qua­li­da­de do mes­mo em nos­so es­ta­do e ao di­á­rio da ma­nha que tem di­vul­ga­do com com­pe­tên­cia o te­a­tro em Go­i­ás …Um brin­de ao te­a­tro e vi­va o te­a­tro! “des­co­brin­do o te­a­tro, o ser se des­co­bre hu­ma­no.”

 

(Mar­los Pe­dro­sa, es­cri­tor e pro­fes­sor de te­a­tro e pa­lha­ça­ria no Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te e no Ce­pi Ju­ve­nal Jo­se Pe­dro­so di­ri­ge o Pau a pi­que, brinka­to­res e co­or­de­na o cen­tro de pes­qui­sa te­a­tro ser e pa­lha­ça­ria te­a­tral)

 

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