Descobrindo o teatro o ser se descobre humano
Diário da Manhã
Publicado em 30 de março de 2018 às 01:38 | Atualizado há 7 anos
A arte provoca os sentidos humanos, questiona os valores mais arraigados, provoca prazer e desenvolve possibilidades sensitivas no ser e faz acontecer reflexões. Ela estrutura em uma obra as questões da vida humana, que em um determinado contexto passam despercebidas diante de nossos olhos. Isso deixa o ser mais suscetível à transformação, sendo assim, podermos afirmar que teatro como arte contribui para o desenvolvimento humano. O teatro é o encontro de humanidades, provoca em nós uma revolta inteligente, uma poesia dando vários sabores e saberes a essa busca do encontro. É necessário saber ir mais além do que pensamos que somos ir mais além do nosso olhar… É preciso conhecer para olhar, navegar em caminhos mutantes, provocar outro olhar, um olhar com corpo- consciente, um olhar para além das estrelas… Somos parteiros de um lugar capaz de fazer acontecer esse encontro em nós e nós nos outros. Mas o que somos nesse caminhar? Artistas de um novo tempo? Tempo de argila , cereais, sons, suor, lua, salivas, elementos mutantes dessa caminhada. Acredito que somos feito de teatro.
Em um livro inédito de minha autoria, o “ser do teatro e o teatro do ser”, apresento a ideia de que Deus criou o ser humano para brincar de teatro e o ser humano inventou a arte dramática para brincar de Deus, lembrando que brincar é ensinar e transformar ideias, pois para criança o brincar é sério. Neste jogo teatral , surge esta milenar arte que nos trás a poética do ser em seu processo, desenvolvendo sua potência. O teatro tem em sua essência o jogo transformador, espiritualizado numa comunicação estética da linguagem. Todo conhecimento humano passa pela experimentação no espaço, pelo qual os dramas humanos se tornam importantes, para seu conhecimento e amadurecimento enquanto sujeito transformador , e o que tem nos ensinado os grandes pensadores, Sobre o teatro?
Brecht nos fala que nosso teatro precisa estimular a avidez da inteligência e instruir o povo no prazer de mudar a realidade. Historicamente o teatro vem contribuindo nessa ação politica, conscientizando o ser social na transformação poética do mundo, dando ao ser luminosidade para fazer dos obstáculos oportunidades de conquistas.
Os livros de História e de teoria são praticamente unânimes na ideia de que a origem do teatro parece estar, em toda parte, ligadas a cerimônias religiosas de ritos agrários, fertilidade ou de fecundidade. E também como processo na comunicação social e comunitário em seus primórdios
Distribuíam-se os papeis entre atores e espectadores, escolhia-se o lugar para a cerimônia e o relato mítico a ser narrado/representado. As pessoas envolviam-se no jogo dramático… Conforme observa Patrice Pavis: todos estes rituais já continham elementos pré teatrais… É dentro deste universo histórico que acredito que somos feito de teatro, que o teatro vem evoluindo, trazendo outras formas de claridades. Nesta época já se via o teatro como instrumento de educação. Como disse Peter Brook “O teatro não é apenas um lugar, não é apenas uma profissão: ele é uma metáfora e ajuda a tornar mais claro o processo da vida”. Será que teatro esgotou suas possibilidades e estar morto?
Disse certa vez Juca de Oliveira o teatro só vai morrer quando matar deus… Os pensadores do teatro já vinha fazendo sua reflexões
No livro Além das Ilhas Flutuantes Eugênio Barba relata sobre o grandioso teatrólogo Stanislavski:
“No começo do século, Stanislavski já era famoso tinha seguidores, tinha feito escola. Mas não se sentia satisfeito, abandonou seu teatro, abandonou seus colaboradores, os louvores e a segurança econômica e retirou-se para um pequeno povoado da Finlândia, para dedicar-se à sua obsessão: como chegar cada noite ao “Estado Criativo”; como dar o Máximo, o melhor de si mesmo… e como ser, alcançar à unidade de tudo aquilo que somos, em cada ação que realizamos, em cada palavra que pronunciamos e não somente no contexto escolhido pelo o teatro”
Como podemos ser permanentemente criativos? Chegar ao estado criativo no qual o ator estivesse animado por uma concentração total de toda sua natureza moral, física e espiritual? “Como ser, como converter-se em in-divíduo através e dentro do teatro”? É neste processo que vamos abrindo caminhos, criando possibilidades do olhar diante da existência, nos proporcionando a poesia do ser enquanto produtor e criador de relações sociais e políticas. As ferramentas do teatro potencializam o saber criando novas formas de ver, de fazer e contextualizar, abrindo um leque de caminhos e claridades. Talvez essa seja a grande reflexão do dia do dia teatro dos grandes mestres aqui citados
Nesta semana que se comemora o dia do teatro, gostaria de prestar homenagens: a todos os grupos de teatro comunitários, escolas (O Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter- Seduce, Escola de Arte Veiga Valle, CEP em artes Basileu Fraça hoje atual Itego Basileu França, Zabriskie – Teatro Escola, ACT Casa do Teatro, O Curso Técnico em Teatro do Lyceu de Goiânia-grupo sonhus teatro ritual etc… E os centro culturais situados na periferia) e outros espaço, como centros, pontos de cultura, teatros espalhados por Goiânia e, cias de teatro, coletivos, artistas ,etc… Que vem contribuindo na formação do ser no palco e na vida dando uma qualidade de vida e desenvolvimento de nossa arte na cidade. Também as leis de incentivos tanto Municipal e Estadual (mesmo sabendo que preciso avançar mais, muito mais) e, não podemos já mais de deixar mencionar o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte –Seduce, que desenvolve um projeto: proposta de arte para região leste ,onde o teatro estar inserido ,o ciranda da arte tem um papel importantíssimo na formação do ser como sujeito através da arte educação , levando a arte nas periferias ou não das escolas de Goiás e outros espaços com produções artísticas tendo teatro nessas produções . Parabenizar também algumas escola com gestões abertas como Cepi Juvenal Jose Pedroso ,onde desenvolve um trabalho de teatro de suma importância para comunidade, ambos acreditam no teatro como formador de seres transformadores e criativos, enfim, ha tantos, como Dom Fernando ll que estar na proposta da região leste do ciranda, são muitas nessa proposta… Enfim há tantos projetos de teatro que não mencionei aqui, que merecem parabéns também no dia mundial do teatro por deixar o teatro vivo, como processo de conhecimento e potencialização do ser em vida.
Neste dia mundial do teatro vamos comemorar é claro… Porém sabemos que ainda temos muito para lutar e conquistar em prol do teatro. Mas neste momento reconheçamos as vitórias! (Quero abri um parêntese e dar os parabéns ao teatro de rua e da periferia que é o centro mundo, que ainda estar vivo) Vamos sim comemorar o dia do teatro e parabenizar a todos os trabalhadores do teatro (e quem assistir os espetáculos também) enfim todos que deram e que estão dando uma grande contribuição para qualidade do mesmo em nosso estado e ao diário da manha que tem divulgado com competência o teatro em Goiás …Um brinde ao teatro e viva o teatro! “descobrindo o teatro, o ser se descobre humano.”
(Marlos Pedrosa, escritor e professor de teatro e palhaçaria no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e no Cepi Juvenal Jose Pedroso dirige o Pau a pique, brinkatores e coordena o centro de pesquisa teatro ser e palhaçaria teatral)