Opinião

Desvio de função

Redação DM

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 23:27 | Atualizado há 8 anos

É co­mum ou­vir ges­to­res pú­bli­cos re­cla­ma­rem da fal­ta de ser­vi­do­res nos ór­gã­os que di­ri­gem. Re­cla­ma­ções que são per­ti­nen­tes, tu­do por con­ta do ex­ces­si­vo nú­me­ro de ser­vi­do­res em des­vio de fun­ção, a dis­po­si­ção de ór­gã­os com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes da­que­les pa­ra os qua­is fo­ram con­cur­sa­dos. Têm ser­vi­dor pú­bli­co que an­tes de fa­zer o con­cur­so já sa­bia on­de se­ria lo­ta­do, em des­vio de fun­ção. É uma prá­ti­ca no­ci­va à ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, fo­men­ta­da e exe­cu­ta­da qua­se sem­pre por in­ter­fe­rên­cia de po­lí­ti­cos. Es­sa é uma re­a­li­da­de nos três ní­veis do ser­vi­ço pú­bli­co: mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral. Is­so só acon­te­ce com tan­ta fre­quên­cia, por­que vi­ve­mos no pa­ís mo­vi­do ao jei­ti­nho e su­bor­di­na­do aos in­te­res­ses me­no­res da so­ci­e­da­de. Mui­tos ór­gã­os e cor­po­ra­ções, ci­vis e mi­li­ta­res, la­men­ta­vel­men­te, se pres­tam à es­sa prá­ti­ca que tan­to pre­ju­di­ca os ór­gã­os que ce­dem os ser­vi­do­res. Al­guém po­de­ria até per­gun­tar, por que os ges­to­res li­be­ram os ser­vi­do­res? A res­pos­ta é sim­ples, os ser­vi­do­res pú­bli­cos são co­lo­ca­dos a dis­po­si­ção, em des­vio de fun­ção, por vá­rios mo­ti­vos, ci­ta­re­mos os mais co­muns: in­te­res­se po­lí­ti­co, ofer­ta de gra­ti­fi­ca­ções, tra­ba­lho me­nos can­sa­ti­vo e des­cul­pa de mão de obra qua­li­fi­ca­da.

Exis­tem se­to­res da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca que par­te dos seus ser­vi­do­res tra­ba­lham em áre­as di­fe­ren­tes da sua, em des­vio de fun­ção, pre­ju­di­can­do so­bre ma­nei­ra o de­sem­pe­nho da­que­le ór­gão. O que nos cha­ma aten­ção em tu­do is­so é que os ór­gã­os de fis­ca­li­za­ção, se quer to­mam co­nhe­ci­men­to do pro­ble­ma. O pi­or é que en­tra go­ver­no, sai go­ver­no e ne­nhum de­les é ca­paz de cor­ri­gir es­sa dis­tor­ção ad­mi­nis­tra­ti­va, mes­mo sa­ben­do das con­se­quên­cias às ad­mi­nis­tra­ções pú­bli­cas. Quan­do fal­tam ser­vi­do­res, re­cor­re-se aos con­cur­sos pú­bli­cos pa­ra o pre­en­chi­men­to dos qua­dros de ser­vi­do­res, con­for­me as ne­ces­si­da­des e com as qua­li­fi­ca­ções ne­ces­sá­rias. Es­se é o pro­ces­so le­gal pa­ra a con­tra­ta­ção de ser­vi­do­res pú­bli­cos. Con­tu­do, no pa­ís do jei­ti­nho e do faz de con­ta, na­da dis­so é con­si­de­ra­do quan­do o in­te­res­se po­lí­ti­co es­tá em jo­go. É um des­ser­vi­ço que os mal po­lí­ti­cos pres­tam à co­mu­ni­da­de. Os go­ver­nan­tes fa­lam que a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca é pe­sa­da, bu­ro­crá­ti­ca e ine­fi­ci­en­te. No en­tan­to, na­da  fa­zem pa­ra mu­dar es­sa re­a­li­da­de, pe­lo con­trá­rio, atra­pa­lham mui­to.

A es­pe­ran­ça é a úl­ti­ma que de­ve mor­rer na con­sci­ên­cia e na as­pi­ra­ção do ser hu­ma­no. Por­tan­to, não po­de­mos per­dê-la, te­mos que acre­di­tar que es­sa re­a­li­da­de po­de de­mo­rar mais vai mu­dar. Com cer­te­za, ain­da ve­re­mos uma ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca en­xu­ta, com­pe­ten­te, des­bu­ro­cra­ti­za­da e li­vre da in­ge­rên­cia in­de­vi­da de quem quer que se­ja. O Bra­sil es­tá mu­dan­do, as pes­so­as es­tão mu­dan­do, e tu­do ao seu tem­po se­rá co­lo­ca­do nos seus de­vi­dos lu­ga­res.  Não se­rá mui­to fá­cil, o po­vo es­tá mal acos­tu­ma­do, os exem­plos da­que­les que nos re­pre­sen­ta e di­ri­ge, no con­jun­to da obra, não são bons e nem ins­tru­ti­vos. To­da­via, te­mos que nos ape­gar aos exem­plos po­si­ti­vos, fa­zer­mos uma de­pu­ra­ção em nos­sas con­du­tas e aju­dar­mos na cons­tru­ção de uma no­va so­ci­e­da­de, on­de a ver­da­de, a jus­ti­ça, a so­li­da­ri­e­da­de e a éti­ca, se­jam a ar­ga­mas­sa que sus­ten­ta­rá es­sa no­va so­ci­e­da­de. Não es­ta­mos fa­lan­do ape­nas de so­nhos, es­ta­mos fa­lan­do de al­go que de­ve ser fei­to, com ur­gên­cia, pa­ra sal­var a nos­sa pá­tria e fo­men­tar o nos­so or­gu­lho de ser bra­si­lei­ros.Di­ga não ao des­vio de fun­ção.

 

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo, co­ro­nel da Re­ser­va Re­mu­ne­ra­da da Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás)

 


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