Dia dos pais… Pai, papai, paisinho
Redação DM
Publicado em 4 de agosto de 2016 às 03:16 | Atualizado há 9 anosE vós pais, não provoqueis a ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.-(Ef. 6.4) fale, ensine,discipline,olhe com Amor.
O que é ser pai, o que é merecer ser chamado de papai ? Eis um desafio para muitos homens que são pais. Pai é um homem que tem a missão de encaminhar seus filhos, pelos caminhos especialmente dos seus exemplos, da paciência, do respeito, da compreensão, da disciplina com amor. Pai escuta seu filho a partir de quando ele começa a falar, orienta, ensina , mostra as conseqüências dos erros e da imprudência, abraça e beija com carinho, para sempre ouvir com doçura a palavra ‘papai’. No segundo domingo do mês de agosto por tradição comemora-se o ‘Dia dos Pais’ mas deveria servir para meditação e o despertar para ser um pai de verdade e não ser apenas uma movimentação comercial valida para presentes. Os filhos igualmente precisam pensar no respeito, no carinho, no amigo que devem ser para com os seus pais. Afinal todos os dias deve ser razão para comemoração em atos simples e corriqueiros da vida. Gratidão, abraços, palavras agradáveis, elogios e fraternidade precisam ser de forma recíproca o conviver dos pais e filhos. Pai para ser bem orientado precisa de Deus, de Jesus, e assim ser um mestre sábio que ensina com amor, um amigo sincero que se orgulha de seus filhos. Que paz para a família aquele que alcançou mais que a imagem de um ‘pai herói’ mas um homem de virtudes, um pai querido e amado. Pai é a coluna forte da família, bom esposo, que cuida dos filhos como os pássaros cuidam de seus filhotes, alimentam, protege até que possam voar com independência. E aí está um segredo, ensinar e orientar os filhos para que quando chegar o momento de voar, possam voar com segurança, com prudência, e saber onde pousar. Pai não fica velho, sempre papai, mas fica mais experiente e mais preocupado com os males da humanidade, assim talvez mais exigente. Os pais sempre amam seus filhos, as vezes incompreendidos pelas preocupações e orientações constantes, tudo fruto do amor e da visão protetora porque filho sempre é ‘filhinho’ para os pais. Muita saudade do meu querido papai, me ensinou a ter o hábito de ler bons livros, falava sobre Deus e o respeito ao ser humano, no natal amanhecia com caminhãozinho de madeira repleto de balas e chocolate. Meu abraço queridos pais, meditem nessas palavras e se expressem com todos os seus sentimentos tendo a noção do homem especial que é, importante na vida dos filhos a na família. Que feliz serão pelos esforços e sacrifícios que na base do amor moldaram a moral e personalidade de seus filhos. Eles levarão até o resto de suas vidas este presente que é a educação de um pai dedicado e amoroso.
(Pr. Leordino Lopes de Carvalho Junior, presidente do CPA – Conselho de Pastores de Anápolis e presidente da Cruzada pela Dignidade – E-mail – leordinocpa@hotmail.com – (62)96284108 – 30987016-92298356)