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Publicado em 8 de julho de 2017 às 00:09 | Atualizado há 8 anos

A car­rei­ra de di­rei­to – uma das mais an­ti­gas da his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de – con­ti­nua co­mo uma das mais co­bi­ça­das pe­los jo­vens. Atu­al­men­te cer­ca de 700 mil es­tu­dan­tes cur­sam as dis­ci­pli­nas ju­rí­di­cas em mais de mil fa­cul­da­des, uni­ver­si­da­des e cen­tros uni­ver­si­tá­rios es­pa­lha­dos pe­lo pa­ís. É um nú­me­ro ele­va­do, se le­var em con­ta que em paí­ses co­mo os Es­ta­dos Uni­dos o cur­so é ofe­re­ci­do por cer­ca de 160 uni­ver­si­da­des.

Se­gun­do da­dos da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil, sec­ci­o­nal São Pau­lo (OAB-SP), exis­tem atu­al­men­te um mi­lhão de ad­vo­ga­dos em ati­vi­da­de no pa­ís – 40% des­se con­tin­gen­te atuam no Es­ta­do de São Pau­lo. Es­se nú­me­ro po­de­ria ser mui­to mai­or se a pró­pria OAB não se­le­ci­o­nas­se os pro­fis­si­o­nais pe­lo fa­mo­so “exa­me da or­dem”. Pa­ra con­se­guir a re­gu­la­men­ta­ção pa­ra a ati­vi­da­de ju­rí­di­ca, no fi­nal da gra­du­a­ção, os es­tu­dan­tes de­vem ser apro­va­dos no exa­me. Há, no en­tan­to, uma mé­dia de 80% a 90% de re­pro­va­ção.

Es­se con­tro­le, no en­tan­to, é pro­vi­den­ci­al, e vi­sa ga­ran­tir a qua­li­da­de do exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal. In­fe­liz­men­te é sa­bi­do que a edu­ca­ção vai mui­to mal das per­nas. Os re­sul­ta­dos pí­fios dos alu­nos bra­si­lei­ros do en­si­no fun­da­men­tal e, prin­ci­pal­men­te, do en­si­no mé­dio, nas ava­li­a­ções in­ter­na­cio­nais, são uma pro­va do des­ca­so com a edu­ca­ção. Com is­so, eles le­vam es­sas de­fi­ci­ên­cias à fa­cul­da­de. E co­mo em gran­de par­te dos cur­sos, o ves­ti­bu­lar é ape­nas pro­for­ma, é no exa­me da OAB que os gra­ves pro­ble­mas do en­si­no apa­re­cem, co­mo di­fi­cul­da­des de com­pre­en­der e re­di­gir tex­tos.

Uma das ma­nei­ras de me­lho­rar a for­ma­ção dos es­tu­dan­tes da área ju­rí­di­ca é por meio do es­tá­gio. Na ca­pa­ci­ta­ção prá­ti­ca, os es­tu­dan­tes con­vi­vem com pro­fis­si­o­nais ex­pe­ri­en­tes e apren­dem tec­ni­ca­men­te a me­xer com pe­ti­ções, re­cur­sos e pro­ces­sos, co­nhe­cen­do a di­nâ­mi­ca da car­rei­ra. Com o in­tui­to de es­ti­mu­lar a aber­tu­ra de opor­tu­ni­da­des aos alu­nos pa­ra o apri­mo­ra­men­to dos fu­tu­ros pro­fis­si­o­nais e iden­ti­fi­car as fra­gi­li­da­des no en­si­no de di­rei­to, o CI­EE atua em con­so­nân­cia com a Co­mis­são Aca­dê­mi­cos do Di­rei­to da OAB-SP, es­ti­mu­lan­do o con­ta­to en­tre es­cri­tó­rios de ad­vo­ca­cia e es­tu­dan­tes. Além dis­so, o CI­EE tem par­ce­ria com uma sé­rie de ór­gã­os pú­bli­cos por to­do o Bra­sil, ofe­re­cen­do sis­te­ma­ti­ca­men­te va­gas aos es­tu­dan­tes da pro­fis­são que, co­mo cos­tu­ma di­zer o ju­ris­ta Ives Gan­dra Mar­tins, “é a mais im­por­tan­te, por­que, sem ela, não há so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da.”

 

(Lu­iz Gon­za­ga Ber­tel­li, pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Ciee, do Con­se­lho Di­re­tor do Ciee Na­ci­o­nal e da Aca­de­mia Pau­lis­ta de His­tó­ria (APH))

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