Opinião

Dois passos à frente, um atrás

Diário da Manhã

Publicado em 12 de fevereiro de 2018 às 22:28 | Atualizado há 7 anos

O Bra­sil dis­cu­te, nos mais va­ri­a­dos fó­runs, a im­por­tân­cia e os efei­tos das ações afir­ma­ti­vas.

Já são mui­tos os es­tu­dos que re­ve­lam ga­nhos que po­lí­ti­cas in­clu­si­vas pro­por­ci­o­nam à so­ci­e­da­de co­mo um to­do, não so­men­te ao con­tem­pla­do com uma va­ga com ba­se nas leis de co­tas ét­ni­co-ra­ci­ais ou pa­ra pes­so­as com de­fi­ci­ên­cias.

O mes­mo se dá em re­la­ção aos que con­cor­rem com ba­se na re­ser­va mí­ni­ma de va­gas pa­ra egres­sos da es­co­la pú­bli­ca.

Na so­ma, as co­tas ge­ra­ram efei­tos de­mo­cra­ti­zan­tes e o re­gis­tro de de­sem­pe­nho de co­tis­tas tem re­ve­la­do ou­tro as­pec­to do acer­to des­sas po­lí­ti­cas. Co­tis­tas pra­ti­ca­men­te não co­la­bo­ra­ram com os nú­me­ros de eva­são nos úl­ti­mos cin­co anos e ob­ti­ve­ram em mui­tos cur­sos de­sem­pe­nho igual ou su­pe­ri­or aos de­mais.

Es­sas cons­ta­ta­ções di­zem res­pei­to à pre­sen­ça de co­tis­tas nas uni­ver­si­da­des fe­de­ra­is bra­si­lei­ras. Es­tas ins­ti­tu­i­ções tes­te­mu­nham que, pa­ra além das po­lí­ti­cas de aces­so com as co­tas, es­se uni­ver­so ins­ti­tu­ci­o­nal tam­bém acer­tou quan­do op­tou, qua­se ma­jo­ri­ta­ria­men­te, pe­lo Enem co­mo por­ta de en­tra­da pa­ra seus cur­sos.

Na so­ma, te­mos es­tra­té­gias de­mo­cra­ti­zan­tes que se so­ma­ram e con­cre­ta­men­te fi­ze­ram com que pas­sas­sem a che­gar à Uni­ver­si­da­de pes­so­as até en­tão pre­te­ri­das.

Es­sa si­tu­a­ção, po­rém, tem par­ti­cu­la­ri­da­des no âm­bi­to da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP) que ain­da cau­sam per­ple­xi­da­de.

Em 2015, a USP ad­mi­tiu em su­as nor­mas re­gi­men­tais a ade­são ao Enem, fa­cul­tan­do a ca­da cur­so es­ta­be­le­cer cri­té­rios de pon­tu­a­ção pa­ra ca­da área e, no mes­mo pro­ces­so, ade­riu ao prin­cí­pio das ações afir­ma­ti­vas, tor­nan­do o dis­po­si­ti­vo das co­tas tam­bém um com­po­nen­te de seus pro­ces­sos se­le­ti­vos.

To­da­via, a ade­são ao Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su) re­ve­lou de­ta­lhes da di­nâ­mi­ca “us­pi­a­na” que in­di­cam ne­ces­si­da­de de re­ver al­gu­mas es­tra­té­gias, sob pe­na de fa­zer com que a for­ça de­mo­cra­ti­zan­te do Enem se­ja es­va­zia­da e se tor­ne, na prá­ti­ca, ou­tra ex­pres­são de eli­tis­mo a so­mar-se àque­les que têm si­do his­to­ri­ca­men­te re­co­nhe­ci­dos na Ins­ti­tu­i­ção.

Nes­te ano, es­tu­dan­tes que ten­ta­ram va­gas nos cur­sos da USP via Si­su, prin­ci­pal­men­te pe­las co­tas de es­co­la pú­bli­ca e ra­ci­ais, não es­pe­ra­vam que a in­di­ca­ção das no­tas mí­ni­mas do Enem es­ti­ves­se num pa­ta­mar tão ele­va­do que in­vi­a­bi­li­zas­se o aces­so aos cur­sos mais dis­pu­ta­dos.

Den­tre es­ses, al­guns per­ma­ne­ce­ram com va­gas oci­o­sas, uma vez que a no­ta de cor­te de de­ter­mi­na­das áre­as im­pe­diu o aces­so mes­mo de can­di­da­tos com pon­tu­a­ção pro­mis­so­ra.

O cur­so de me­di­ci­na da USP no cam­pus Clí­ni­cas te­ve mais va­gas do que can­di­da­tos ha­bi­li­ta­dos a con­cor­rem den­tro des­ses pa­râ­me­tros.

As va­gas não pre­en­chi­das por can­di­da­tos ins­cri­tos pa­ra a dis­pu­ta via Enem são re­en­ca­mi­nha­das pa­ra o cál­cu­lo via Fu­vest, pre­ser­van­do a pro­por­ci­o­na­li­da­de das co­tas.

Mes­mo as­sim, cor­re-se o ris­co de pro­mo­ver uma ade­são ar­ti­fi­cial ao Enem no que diz res­pei­to aos cur­sos mais pro­cu­ra­dos, fa­zen­do com que em ter­mos con­cre­tos a Ins­ti­tu­i­ção os­ten­te ade­são às po­lí­ti­cas de de­mo­cra­ti­za­ção do aces­so, mas, pa­ra­do­xal­men­te, co­la­bo­re pa­ra que os cur­sos mais eli­ti­za­dos per­ma­ne­çam tal co­mo es­ta­vam.

Cor­re-se tam­bém o ris­co de es­tig­ma­ti­zar o Enem no âm­bi­to da USP com via de aces­so de “me­nor va­lor”.

Não se tra­ta de de­fen­der no­tas de cor­te in­com­pa­tí­veis com as exi­gên­cias mí­ni­mas dos cur­sos em ques­tão.

Mas há de­ta­lhes que me­re­cem re­vi­são, con­si­de­ran­do se­rem inad­mis­sí­veis va­gas pú­bli­cas oci­o­sas. Den­tro des­sa si­tu­a­ção, al­guns cur­sos se­quer ti­nham can­di­da­tos ins­cri­tos.

É pos­sí­vel ter cer­te­za dis­so, por­que quan­do o sis­te­ma não con­se­gue cal­cu­lar no­tas par­ci­ais de cor­te é por­que não há mais can­di­da­tos que va­gas e cur­sos co­mo os de en­ge­nha­ria de São Car­los ou Me­di­ci­na em São Pau­lo que não efe­ti­va­ram es­se cál­cu­lo.

É imen­sa­men­te po­si­ti­vo que a prin­ci­pal uni­ver­si­da­de bra­si­lei­ra es­te­ja par­ti­ci­pan­do do mes­mo pro­ces­so de de­mo­cra­ti­za­ção do aces­so que tem si­do vi­vi­do nas uni­ver­si­da­des fe­de­ra­is.

Enem e co­tas são mais do que bo­as no­tí­cias, são con­quis­tas.

Con­quis­tas de­vem ser tra­ta­das com mui­to ze­lo, aten­ção e ava­li­a­ção per­ma­nen­te pa­ra que, no âm­bi­to das de­ci­sões co­le­gi­a­das, não se­jam es­va­zia­das.

 

(Gil­ber­to Al­va­rez, di­re­tor do Cur­si­nho da Po­li e pre­si­den­te da Fun­da­ção Po­li­Sa­ber)

 


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