Opinião

Dr. Murilo Vieira de Faria

Diário da Manhã

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 01:20 | Atualizado há 8 anos

“Tu amas a justiça e odeia a injustiça, por isso o senhor seu Deus o ungiu com o perfume de alegria, entre todos os seus companheiros.”

(Salmos 45:8)

 

Depois de atuar por 14 anos na Comarca de Uruaçu, o juiz Murilo Vieira de Faria foi removido por merecimento para o 4º Juizado Especial Cível, onde vem realizando um trabalho exemplar. Aliás, essa é uma marca deste jovem juiz de Direito, desde que chegou à Magistratura. Como titular desse importante Juizado, o Dr. Murilo aprimorou procedimentos, criou mecanismos para a melhoria da prestação jurisdicional, inclusive promoveu convênios e mutirões com vistas sempre ao melhor atendimento da população.

Também foi um dos responsáveis pelo sucesso do XIII Congresso Goiano da Magistratura, realizado em dezembro do ano passado, no auditório da ASMEGO, quando centenas de magistrados, operadores do Direito e estudantes participaram do evento. Conforme manifestação da maioria dos participantes, a mensagem do congresso foi importante para que a sociedade entenda que a Magistratura goiana e brasileira enfrenta dificuldades para manter a sua independência frente a projetos de lei no Congresso Nacional que preocupam juízes e ameaçam a judicatura.

Além da mobilização da Magistratura em Goiás e no País contra a ofensiva do Congresso Nacional, que ameaça nitidamente a atuação do Poder Judiciário, Dr. Murilo, durante o Congresso, fez o lançamento de campanha de valorização da Magistratura pela associação estadual. Entendo que todos nós somos iguais diante de Deus, porém todo aquele que busca a verdadeira sabedoria com determinação e humildade, ao exemplo do Dr. Murilo e de outros magistrados com os quais tenho o privilégio de conviver, naturalmente, são agraciados de forma diferenciada.

Lembro-me bem que o Dr. Murilo sofreu uma tremenda injustiça quando atuava na Comarca de Uruaçu, mas Deus utilizou dezenas de sábios juízes em sua defesa. Eles pareciam mais Anjos intercedendo pelo jovem e nobilíssimo juiz. Eles deixaram evidente que o Dr. Murilo sempre engrandeceu o Poder Judiciário, porque era comprometido não apenas com o serviço dele, mas com a comunidade, a sociedade da qual faz parte. “O doutor Murilo é mais que um juiz, pois ele sai do gabinete e faz muito mais. Não para ele, mas para Uruaçu”, frisou um colega. E o outro arrematou: “A história do doutor Murilo fala por ele”. Entre alguns que se manifestaram naquela ocasião, destacamos: André Reis Lacerda (Comarca de Mara Rosa), Rinaldo Aparecido Barros (Jaraguá), Rodrigo de Melo Brustolin (Rio Verde), Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira (Goiandira), Lázaro Alves Martins Júnior (Ceres), Decildo Ferreira Lopes (Goianésia), Jonas Nunes Resende (Ceres) e Alex Alves Lessa (Itapaci).

Confesso que a nossa proximidade deu-se através de uma sintonia tanto de um, quanto do outro, de sentirem no ser humano aquela lágrima nunca chorada, ou seja, de buscar atender os mais profundos anseios da sociedade e estar determinados a contribuir, enfim de ser aquilo que desejamos ser e oferecer ao próximo. E, nessa oportunidade, em Uruaçu, aquele jovem juiz, temido por muitos e amado por todos, já possuía a sua marca registrada: Centro de Pacificação Social (CPS). Foi um projeto criado para atender as necessidades sociais, do qual, através do Dr. Murilo, ganhou uma sede na comarca de Uruaçu-GO. As parcerias realizadas com entidades preocupadas com o bem-estar coletivo possibilitaram a concretização deste projeto.

Entre os artigos escritos pelo doutor Murilo, aproveito para destacar aqui o que fez por ocasião de sua pós-graduação em Direito Público, com o título: “Considerações sobre Ordem Judicial no Estado Democrático Constitucional”. Ressalta que o descumprimento de ordem judicial fere a Constituição Federal e o respeito às instituições; situação não aconselhável como política pública, analisando-se a história da humanidade e as lições dos estrategistas mundiais. Vale a pena ler! Que Deus continue te abençoando ricamente, meu querido amigo Murilo.

 

(Patrick Barcellos, Facebook: Patrick Barcellos; FAN PAGE: /patrickbarcellosgo; Instagram: @patrickbarcellos; Twitter: @patricbarcellos; e-mail: [email protected]; Site: http://www.patrickbarcellos.com.br))

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias