É preciso coragem para desistir
Redação DM
Publicado em 12 de maio de 2016 às 21:35 | Atualizado há 9 anos
Hoje eu compreendo que muitas coisas nos machucam e chateiam, pessoas, amigos, parentes, pessoas em que confiamos e situações passam dos limites de tolerância e do respeito. Muitas vezes é chegada a hora de desistir de uma situação que já se esgotou e que ainda estamos presos por fios de dependência emocional, por medos infundados, como o medo do abandono.
Conversando esta semana com um cliente que estava numa situação muito difícil em sua empresa resolveu ponderadamente deixar cair o que tem que cair… simplesmente cair… sócios que não servem mais a empresa… produtos que não dão mais lucro… formas administrativas inadequadas.
Veja bem… não estou incentivando ninguém a desistir de nada. Estou dizendo que muitas coisas já acabaram faz tempo e nós não queremos aceitar que é chegada a hora de Transformar, transcender. Água parada apodrece, água que flui purifica, limpa.
Dizem que o casamento de pessoas que se amam não se inicia na troca das alianças mas… na troca de olhares. Também acredito que muitas situações não terminam quando o juiz assina, elas já terminaram muito antes com o desrespeito e desconexão.
Enfim, é preciso ter coragem de Desistir do que ja não nos faz bem o daquilo que não nos respeita em nosso lugar, é preciso desistir do que não É Mais mesmo que um dia tenha Sido.
É preciso ter coragem para persistir no bem. Tudo o que faz bem para o corpo e para a alma. Apreender a escolher assim, tudo que move para o Maior confiar em SI, e em uma força superior que nos Move.
Segundo Amyr Klink: o maior medo do navegador é o de não partir…
Nesse tempo de carreira acabei me convencendo que o pior dos sofrimentos, é o de não saber a hora de desistir. Perdemos tempo tentando descobrir como resolver um problema que na verdade já não tem mais volta. Não diagnosticamos quais suas causas e efeitos que aquilo nos trouxe, e já direcionamos toda energia em algo que definitivamente já acabou.
Não adianta precipitar. Tem coisas que não foram feitas para serem resolvidas. É necessário resignação e sabedoria. O momento em que estamos mais infelizes é o momento em que mais aprendemos.
Aproveite cada segundo das fases da sua vida. Não adianta estarmos curado no corpo, se não estamos curados na alma para interpretar a vida que vem depois.
O tempo não nos foi dado para ser gasto, mas para ser aproveitado. Tempo gasto é tempo desperdiçado com atividades infrutíferas ou danosas. Tempo aproveitado é aquele em que usamos cada oportunidade para fazer o bem para nós e para os outros.
A chave para superação de um problema é aproveitar o tempo e descobrir quais são suas vantagens e oferecê-las ao mundo. O passado deve ser considerado como um professor, cujas lições devem ser aprendidas e utilizadas no presente e no futuro. Porém, não há como reviver ou recuperar o tempo perdido.
É importante perceber que sofremos não pelos outros, na verdade sofremos porque nos sentimos incapazes de abrir mão, nos apegamos demais.
E desistir para alguns se assemelha com a sensação de fracasso que leva á um sentimento que não conseguir mais ver além dele mesmo. Assim que essa capacidade retorna, o sofrimento se esvai.
Quando perdemos algo que era importante, acabamos por perder nossa identidade. Desejamos voltar a possuir nossa própria confiança. Nós saímos correndo atrás de nossa identidade decepada, dos sonhos interrompidos, do prazer obstruído, da nossa própria sombra. Saímos correndo atrás de nós mesmos!
Como disse antes, estamos ressuscitando todos os dias. Não corra atrás de você, permita-se encontrar, olhe para dentro que vai aos poucos te enxergando. Você sempre esteve aí, mais perto do que imagina, dentro dessa capa, desse corpo que nos investe existe alguém querendo amar e ser amado, esse alguém é você.
(Josanne Gonzaga, poeta (quatro livros publicados, e participação em três antologias), coach e administradora de Empresas. E-mail jogonza[email protected] watzap 62 8185-2302)