Opinião

É preciso mudar a educação!

Diário da Manhã

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 03:14 | Atualizado há 7 anos

Tra­ta-se en­tão dum mo­vi­men­to de re­ac­ção con­tra o que exis­te de me­di­e­val na es­co­la de ho­je, con­tra o seu for­ma­lis­mo, con­tra o seu há­bi­to de se co­lo­car fo­ra da vi­da.

Fer­ri­è­re, 1934

 

Che­ga­mos ao sé­cu­lo XXI, era da glo­ba­li­za­ção, do Smartpho­nes, do ro­bô, do com­pu­ta­dor, das vi­a­gens a ou­tros pla­ne­tas, da clo­na­gem, das re­des so­ci­ais, da in­ter­net, na qual as in­for­ma­ções na­ve­gam em al­tís­si­mas on­das… Era do pro­gres­so. To­dos es­ses avan­ços de­ve­ri­am ter por fi­na­li­da­de a exis­tên­cia de um mun­do har­mô­ni­co, evo­luí­do, no qual a fo­me, a mi­sé­ria e a vi­o­lên­cia fi­zes­sem par­te ape­nas de um fil­me de fic­ção.

In­fe­liz­men­te, o mun­do vem se tor­nan­do ca­da vez mais po­bre, mais mi­se­rá­vel. A vi­o­lên­cia im­pe­ra. Ca­da vez mais, a ri­que­za se con­cen­tra nas mãos de pou­quís­si­mas pes­so­as, en­quan­to a gran­de mas­sa de tra­ba­lha­do­res vai se em­po­bre­cen­do. To­dos os di­as, quan­do as­sis­ti­mos aos no­ti­ci­á­rios, te­mos a ní­ti­da sen­sa­ção de es­tar­mos as­sis­tin­do a um da­que­les fil­mes de fic­ção co­mo “Mad Max”, no qual, as pes­so­as se ma­tam por um pou­co de ali­men­to, dez re­ais, um ce­lu­lar, um pu­nha­do de ter­ra ou mes­mo um pou­co de água.

Exis­te ape­nas um ca­mi­nho pa­ra mu­dar es­sa tris­te re­a­li­da­de, a mu­dan­ça das ati­tu­des das pes­so­as. Mas pa­ra que ha­ja uma mu­dan­ça nos com­por­ta­men­tos so­ci­ais é pre­ci­so mu­dar a edu­ca­ção es­co­lar. Te­mos a mes­ma es­co­la com con­cep­ções do tem­po me­di­e­val, uma me­to­do­lo­gia tra­di­cio­nal de en­si­no tra­ta o alu­no co­mo se ele fos­se uma “gar­ra­fa va­zia”, aguar­dan­do ser pre­en­chi­da com o lí­qui­do do co­nhe­ci­men­to. Acre­di­tan­do-se que o alu­no na­da sa­be, ele pre­ci­sa de al­guém pa­ra en­cher a gar­ra­fa de in­for­ma­ções, e es­sas não pre­ci­sam ter re­la­ção al­gu­ma com a vi­da do alu­no, mui­to me­nos com a sua re­a­li­da­de so­ci­al.

Os con­te­ú­dos di­ta­dos pa­ra as es­co­las dis­tan­tes da vi­da são rí­gi­dos e es­tan­ques, co­mo se o alu­no ti­ves­se na ca­be­ça uma es­tan­te cheia de com­par­ti­men­tos on­de ele guar­das­se os con­te­ú­dos “apren­di­dos”, sem fa­zer a mí­ni­ma in­te­ra­ção uns com os ou­tros e mui­to me­nos com a vi­da. As sa­las de au­la, as­sim co­mo os con­te­ú­dos e as dis­ci­pli­nas, são di­vi­di­das em gra­des co­mo as ce­las de uma pri­são, co­mo re­tra­ta Fou­cault em sua obra Vi­gi­ar e Pu­nir, com as car­tei­ras en­fi­lei­ra­das, um alu­no sem­pre de cos­tas pa­ra o ou­tro, olhan­do na “nu­qui­nha do co­le­gui­nha”, olhan­do fi­xa­men­te pa­ra o qua­dro, sen­do obri­ga­dos a de­co­rar to­do o con­te­ú­do que lhe é im­pos­to pe­las edi­to­ras dos li­vros di­dá­ti­cos, mes­mo que não fa­çam ne­nhum sen­ti­do pa­ra a sua vi­da.

O re­sul­ta­do des­sa es­co­la tra­di­cio­nal é o ín­di­ce as­sus­ta­dor da eva­são es­co­lar, co­mo de­mons­tram os da­dos do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Pes­qui­sas Edu­ca­cio­nais – Inep, di­vul­gou um es­tu­do so­bre o flu­xo es­co­lar, o qual con­clu­iu que, en­tre os anos de 2014 e 2015, 12,9% dos alu­nos ma­tri­cu­la­dos na 1ª sé­rie, do en­si­no mé­dio, aban­do­na­ram de­fi­ni­ti­va­men­te a es­co­la. Os da­dos des­se es­tu­do re­ve­lam que de ca­da 100 alu­nos, que in­gres­sa­ram na pri­mei­ra sé­rie do en­si­no, mais de 50% fo­ram gra­da­ti­va­men­te eva­din­do da es­co­la e não con­clu­í­ram a edu­ca­ção bá­si­ca.

A ava­li­a­ção apli­ca­da, a ca­da dois anos, pa­ra me­dir a apren­di­za­gem dos alu­nos no Bra­sil, de­no­mi­na­da de Sa­eb, foi apli­ca­da num uni­ver­so de 5,4 mi­lhões de es­tu­dan­tes e 59.388 es­co­las, iden­ti­fi­cou a eta­pa mais pro­ble­má­ti­ca da edu­ca­ção bá­si­ca é o en­si­no mé­dio, que ape­nas 4% dos alu­nos que con­clu­em es­sa eta­pa, têm o co­nhe­ci­men­to ade­qua­do. De ca­da 10 alu­nos cer­ca de 7 têm ní­vel in­su­fi­ci­en­te e cer­ca de 23% es­tão no ní­vel ze­ro, em ma­te­má­ti­ca e por­tu­guês.

Acre­di­to que a re­vo­lu­ção na edu­ca­ção pú­bli­ca é pri­mei­ra­men­te na mu­dan­ça de com­pre­en­são do pa­pel da edu­ca­ção, dei­xan­do de vê-la co­mo se ti­vés­se­mos nu­ma com­pe­ti­ção, on­de os que ti­ram no­tas me­lho­res vão pa­ra o po­di­um e os ou­tros, são ex­cluí­dos da es­co­la, do mer­ca­do de tra­ba­lho e da vi­da so­ci­al. A edu­ca­ção é um pro­ces­so, em que de­ve-se de­sen­vol­ver não ape­nas con­te­ú­dos, mas a for­ma­ção hu­ma­na e de­sen­vol­ver va­lo­res co­mo a sen­si­bi­li­da­des, o res­pei­to, a ho­nes­ti­da­de, o com­pa­nhei­ris­mo, a so­li­da­ri­e­da­de, a au­to­no­mia e a res­pon­sa­bi­li­da­de.

Em­bo­ra o mun­do te­nha mu­da­do, a es­co­la man­tem-se com as mes­mas con­cep­ções ar­cai­cas, con­te­u­dis­tas, fe­cha­da den­tro de mu­ros, di­vi­din­do os co­nhe­ci­men­tos da hu­ma­ni­da­de em dis­ci­pli­nas rí­gi­das, em tem­pos es­tan­ques e dis­tan­te da vi­da. Exis­tem ex­pe­ri­ên­cias con­cre­tas de que é pos­sí­vel mu­dar, tra­go uma des­sas ex­pe­ri­ên­cias no meu li­vro Entre o Sonho e a Esperança: A es­co­la ati­va no Bra­sil, que foi ado­ta­da nas es­co­las ru­ra­is de Go­i­ás. Mas te­mos ou­tros exem­plos co­mo: nas es­co­las do Mo­de­lo Es­co­la No­va na Co­lôm­bia, no Mo­vi­men­to da Es­co­la Mo­der­na em Por­tu­gal e nas es­co­las dos je­suí­tas da Es­pa­nha.

A Fin­lân­dia é apon­ta­da pe­la OC­DE – a en­ti­da­de que apli­ca o Pi­sa – co­mo “um dos lí­de­res mun­di­ais em per­for­man­ce aca­dê­mi­ca”, fez uma re­vo­lu­ção, co­lo­can­do em prá­ti­ca as con­cep­ções que já eram de­fen­di­das no iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do pe­los es­co­la­no­vis­tas: usar mais pro­je­tos nas au­las; en­fa­se na au­to­no­mia dos alu­nos na pro­du­ção dos alu­nos, in­du­zin­do pa­ra que eles fa­çam pes­qui­sas e ex­plo­rem os as­sun­tos an­tes da au­la; a ava­li­a­ção dei­xa de ser so­ma­ti­va e pas­sa a ser for­ma­ti­va; as sa­las de au­la dei­xa­ram de ter o for­ma­to tra­di­cio­nal e fron­tal, pa­ra en­si­nar a mui­tos co­mo se fos­sem ape­nas um; for­ta­le­cer o vín­cu­lo da es­co­la com a vi­da re­al e o mer­ca­do de tra­ba­lho; fo­co pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to dos pi­la­res da edu­ca­ção pa­ra o sé­cu­lo XXI, de­fi­ni­dos pe­la Unesco: apen­der a co­nhe­cer, apren­der a fa­zer, apren­der a vi­ver jun­tos e apren­der a ser; for­ma­ção prá­ti­ca e va­lo­ri­za­ção dos pro­fes­so­res.

 

(Jac­que­li­ne B. Cu­nha, pro­fes­so­ra da Re­de Es­ta­du­al e Mu­ni­ci­pal de edu­ca­ção, pe­da­go­ga, mes­tre em Ci­ên­cias da Edu­ca­ção e dou­to­ra em Edu­ca­ção. jac­que­li­ne­cu­nha@hot­mail.com)


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