Opinião

Economia comportamental e educação

Diário da Manhã

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 00:18 | Atualizado há 7 anos

Ri­chard H. Tha­ler, pro­fes­sor da es­co­la de ne­gó­ci­os da Uni­ver­si­da­de de Chi­ca­go, aca­ba de ga­nhar o Prê­mio No­bel de Eco­no­mia 2017 por su­as con­tri­bui­ções em eco­no­mia com­por­ta­men­tal. Seus tra­ba­lhos aju­dam a com­pre­en­der co­mo as pes­so­as to­mam de­ci­sões so­bre con­su­mo, tra­ba­lho, in­ves­ti­men­tos e de­mais as­pec­tos da vi­da, de­mons­tran­do que os tra­ços hu­ma­nos afe­tam sis­te­ma­ti­ca­men­te nos­sas de­ci­sões.

Ao mi­ni­mi­za­rem as­pec­tos com­por­ta­men­tais, as te­o­ri­as eco­nô­mi­cas con­ven­cio­nais, em ge­ral, as­su­mem que so­mos to­tal­men­te ra­ci­o­nais e que a ob­je­ti­vi­da­de é o guia do­mi­nan­te das de­ci­sões eco­nô­mi­cas. Tha­ler foi um dos pi­o­nei­ros na apli­ca­ção da psi­co­lo­gia ao com­por­ta­men­to eco­nô­mi­co, es­cla­re­cen­do co­mo as pes­so­as to­mam de­ci­sões fi­nan­cei­ras, por ve­zes re­jei­tan­do a ra­ci­o­na­li­da­de.

O cen­tro do ra­ci­o­cí­nio é que so­mos hu­ma­nos, exis­te o in­di­ví­duo e ele pre­ci­sa ser le­va­do em con­ta. Na prá­ti­ca, mes­mo sen­do ra­ci­o­nais, nos­sos com­por­ta­men­tos des­vi­am de jul­ga­men­tos pu­ra­men­te sis­te­má­ti­cos. Tais ten­dên­cias es­tão as­so­cia­das ao que cha­ma­mos ge­ne­ri­ca­men­te de vi­és cog­ni­ti­vo e de­cor­rem de mo­ti­va­ções emo­cio­nais ou de in­flu­ên­cias so­ci­ais di­ver­sas. Além dis­so, há que se le­var em con­ta os ine­vi­tá­veis ata­lhos no pro­ces­sa­men­to de in­for­ma­ções ou as li­mi­ta­ções ine­ren­tes às ha­bi­li­da­des de nos­so cé­re­bro, in­clu­in­do dis­tor­ções no ar­ma­ze­na­men­to e re­cu­pe­ra­ção de me­mó­ri­as.

Em edu­ca­ção fe­nô­me­no se­me­lhan­te ao cam­po da eco­no­mia com­por­ta­men­tal es­tá em cur­so. En­si­no tra­di­cio­nal é cen­tra­do na trans­mis­são de con­te­ú­dos e na as­si­mi­la­ção de téc­ni­cas e de pro­ce­di­men­tos. Gra­da­ti­va­men­te, no­vas ha­bi­li­da­des, as­sen­ta­das em as­pec­tos so­ci­o­e­mo­cio­nais e no in­cre­men­to da ca­pa­ci­da­de de­a­pren­der a apren­der, ocu­pam mais es­pa­ço. Por­tan­to, na for­ma­ção de pro­fis­si­o­nais con­tem­po­râ­ne­os há que se so­mar aos co­nhe­ci­men­tos bá­si­cos os in­dis­pen­sá­veis as­pec­tos com­ple­men­ta­res cog­ni­ti­vos e me­ta­cog­ni­ti­vos.

Me­ta­cog­ni­ção diz res­pei­to àqui­lo que tran­scen­de a cog­ni­ção sim­ples, in­clu­in­do nos­sa per­cep­ção de co­mo apren­de­mos, as ha­bi­li­da­des de re­a­li­zar co­ne­xões en­tre di­ver­sas áre­as do sa­ber, con­tri­buin­do pa­ra a so­lu­ção de pro­ble­mas com­ple­xos, a ca­pa­ci­da­de de co­mu­ni­ca­ção, as ha­bi­li­da­des no de­sen­vol­vi­men­to de tra­ba­lhos em equi­pe e os ou­tros as­pec­tos so­ci­o­e­mo­cio­nais. Com­pre­en­der os vi­es­es cog­ni­ti­vos ou me­ta­cog­ni­ti­vos tor­na-se es­pe­ci­al­men­te re­le­van­te em um mun­do com ên­fa­se em eco­no­mia com­por­ta­men­tal e de in­for­ma­ção ple­na­men­te dis­po­ní­vel, de for­ma ins­tan­tâ­nea e gra­tui­ta.

No que diz res­pei­to aos co­nhe­ci­men­tos bá­si­cos, as três mais re­le­van­tes pri­o­ri­da­des são: 1) le­tra­men­to ge­ral so­fis­ti­ca­do, que vai mui­to além da al­fa­be­ti­za­ção, con­tem­plan­do a ca­pa­ci­da­de com­pro­va­da de es­cre­ver e in­ter­pre­tar tex­tos mais com­ple­xos, e o le­tra­men­to ma­te­má­ti­co, que tran­scen­de as ope­ra­ções ma­te­má­ti­cas mais sim­ples; 2) le­tra­men­to di­gi­tal, in­clu­in­do o do­mí­nio de pla­ta­for­mas e o pre­pa­ro pa­ra com­pre­en­são, ado­ção e de­sen­vol­vi­men­to de softwa­res e apli­ca­ti­vos; e 3) per­cep­ção de on­de es­ta­mos, via a ca­pa­ci­da­de de en­ten­der as­pec­tos his­tó­ri­cos e ge­o­grá­fi­cos, en­ten­den­do as di­fe­ren­tes cul­tu­ras e com­por­ta­men­tos, de­sen­vol­ven­do to­le­rân­cia pa­ra es­pe­ci­fi­ci­da­des, há­bi­tos e cos­tu­mes di­ver­sos.

As se­te prin­ci­pa­is ca­rac­te­rís­ti­cas com­ple­men­ta­res que se es­pe­ra de um fu­tu­ro pro­fis­si­o­nal di­fe­ren­ci­a­do são: 1) ha­bi­li­da­de de apren­der a apren­der con­ti­nua­men­te ao lon­go da vi­da, am­pli­an­do sua pró­pria con­sci­ên­cia acer­ca dos me­ca­nis­mos se­gun­do os qua­is ele apren­de; 2) ca­pa­ci­da­de ana­lí­ti­ca pa­ra re­sol­ver pro­ble­mas prá­ti­cos, ou se­ja, em­ba­sa­do no co­nhe­ci­men­to do mé­to­do ci­en­tí­fi­co e na fa­mi­lia­ri­da­de com pen­sa­men­tos crí­ti­cos, de­sen­vol­va o do­mí­nio de ra­ci­o­cí­nios abs­tra­tos so­fis­ti­ca­dos; 3) efe­ti­vi­da­de em jun­tar di­fe­ren­tes áre­as do sa­ber e das ar­tes, com es­pe­ci­al dis­po­si­ção pa­ra a área de ges­tão de in­for­ma­ções; 4) efe­ti­va ha­bi­li­da­de de co­mu­ni­ca­ção, sa­ben­do li­dar com pes­so­as e a ne­go­ci­ar com fle­xi­bi­li­da­de e com­pe­tên­cia em to­dos os con­tex­tos; 5) in­te­li­gên­cia emo­cio­nal de­sen­vol­vi­da, in­clu­in­do per­se­ve­ran­ça, em­pa­tia, au­to­con­tro­le e ca­pa­ci­da­de de ges­tão emo­cio­nal co­le­ti­va; 6) dis­po­si­ção ple­na pa­ra o cum­pri­men­to si­mul­tâ­neo de mul­ti­ta­re­fas, pro­pi­ci­an­do ca­pa­ci­da­de de aná­li­ses apu­ra­das e de to­ma­da de de­ci­sões; e 7) com­pe­tên­cia em co­la­bo­rar em equi­pe de for­ma pro­du­ti­va, sen­do res­pei­to­so e cor­dial, en­ten­den­do as ca­rac­te­rís­ti­cas in­di­vi­dua­is e as pe­cu­li­a­ri­da­des das cir­cun­stân­cias, pro­mo­ven­do am­bi­en­tes cri­a­ti­vos e em­pre­en­de­do­res, re­sul­tan­tes de pro­ces­sos co­le­ti­vos e co­o­pe­ra­ti­vos.

 

(Ro­nal­do Mo­ta, chan­ce­ler da Es­tá­cio)

 


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