Opinião

Educação digital em 2018: do linear para o exponencial

Diário da Manhã

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 02:29 | Atualizado há 7 anos

Com­por­ta­men­tos de va­ri­á­veis ao lon­go do tem­po po­dem ser des­cri­tos por mo­de­los ma­te­má­ti­cos.  Dois dos mo­de­los mais uti­li­za­dos são: o mo­de­lo li­ne­ar, re­pre­sen­ta­do por fun­ções do ti­po y = ax + b, e o mo­de­lo ex­po­nen­cial, no qual se em­pre­gam fun­ções do ti­po y = be­ax.  Um exem­plo atu­al in­te­res­san­te é o nú­me­ro de ma­trí­cu­las na mo­da­li­da­de Edu­ca­ção a Dis­tân­cia (EaD) no en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro. Os da­dos mais re­cen­tes, ain­da não ofi­ci­ais, in­di­cam que, pro­va­vel­men­te,nes­te anoo cres­ci­men­to ex­po­nen­cial se­ja evi­den­ci­a­do.

O nú­me­ro de ma­trí­cu­las EaD vem cres­cen­do de for­ma con­tí­nua e sus­ten­tá­vel por mais de uma dé­ca­da, ten­do atin­gi­do qua­se 1,5 mi­lhão em 2016, o que já re­pre­sen­ta uma par­ti­ci­pa­ção de qua­se 20% do to­tal de ma­trí­cu­las da edu­ca­ção su­pe­ri­or. In­te­res­san­te ob­ser­var tam­bém que o nú­me­ro de ma­trí­cu­las em cur­sos de gra­du­a­ção pre­sen­cial di­mi­nu­iu nos úl­ti­mos anos (de­crés­ci­mo de 1,2% en­tre 2015 e 2016, en­quan­to na EaD o au­men­to de ma­trí­cu­las foi de 7,2%). Se con­si­de­rar­mos que no en­si­no pre­sen­cial a ado­ção da EaD no li­mi­te su­pe­ri­or de 20% es­tá, pra­ti­ca­men­te, uni­ver­sa­li­za­da, po­de­re­mos afir­mar que, an­tes do fi­nal des­ta dé­ca­da, mais da me­ta­de das ati­vi­da­des di­dá­ti­cas se­rão mi­nis­tra­das via EaD.

Em 2017, foi inau­gu­ra­do um no­vo mar­co re­gu­la­tó­rio pa­ra o en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro, o qual ten­de a in­du­zir mu­dan­ças mais pro­fun­das e abran­gen­tes ao lon­go da pró­xi­ma dé­ca­da. Des­ta­que-se que a se­pa­ra­ção abrup­ta en­tre as du­as mo­da­li­da­des, pre­sen­cial e a dis­tân­cia, con­for­me pre­vis­to em lei, é al­go pe­cu­li­ar do Bra­sil. No res­tan­te do mun­do, a gran­de ten­dên­cia é o mo­de­lo hí­bri­do, o qual vi­sa a com­bi­nar, com bas­tan­te li­ber­da­de e cus­to­mi­za­do ca­so a ca­so, as me­lho­res fer­ra­men­tas ad­vin­das tan­to das ex­pe­ri­ên­cias pre­sen­ci­ais co­mo não-pre­sen­ci­ais. O que tor­na ain­da mais com­ple­xo es­te pro­ces­so é que, à luz de uma no­va re­a­li­da­de ba­se­a­da em edu­ca­ção hí­bri­da, fle­xí­vel e aber­ta, o pró­prio con­cei­to atu­al de pre­sen­cia­li­da­de, em pou­cos anos, se per­de­rá por com­ple­to, quan­do se­quer sa­be­re­mos dis­tin­guir a pre­sen­ça da crip­to­pre­sen­ça.

An­tes de no­vas con­si­de­ra­ções, re­cu­pe­re­mos um pou­co da his­tó­ria re­cen­te. A Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses (LDB, Lei nº 9.394, de 20 de de­zem­bro de 1996) ino­vou ao abrir a pos­si­bi­li­da­de de EaD em to­dos os ní­veis e mo­da­li­da­des de en­si­no. No ano de 1998, dois De­cre­tos pu­bli­ca­dos ca­rac­te­ri­za­ram EaD e re­gu­la­men­ta­ram a LDB, de­fi­nin­do com­pe­tên­cias en­tre os sis­te­mas fe­de­ral, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is.Pos­te­rior­men­te, du­as Por­ta­ri­as do MEC (uma de 2001 e ou­tra de 2004) tra­ta­ram da pos­si­bi­li­da­de de in­tro­du­ção de mé­to­dos não-pre­sen­ci­ais na or­ga­ni­za­ção cur­ri­cu­lar e pe­da­gó­gi­ca dos cur­sos su­pe­ri­o­res re­co­nhe­ci­dos. No en­tan­to, en­quan­to mo­da­li­da­de com al­gu­ma es­ca­la em cur­sos re­gu­la­res de gra­du­a­ção, o ano de 2006 po­de ser con­si­de­ra­do, de fa­to, o nas­ce­dou­ro efe­ti­vo da EaD no Bra­sil. Te­nho a sa­tis­fa­ção de ter acom­pa­nha­do de per­to, en­quan­to se­cre­tá­rio na­ci­o­nal de Edu­ca­ção a Dis­tân­cia do MEC na oca­si­ão, to­dos es­ses pri­mei­ros pas­sos.

Dis­tin­ta­men­te da edu­ca­ção pre­sen­cial, na edu­ca­ção di­gi­tal a es­ca­la não com­pro­me­te a qua­li­da­de, mui­to pe­lo con­trá­rio. To­dos os es­pe­cia­lis­tas in­ter­na­cio­nais têm se­gu­ran­ça em afir­mar que a ra­ci­o­na­li­da­de e a eco­no­mi­ci­da­de en­vol­vi­das na uti­li­za­ção das tec­no­lo­gi­as di­gi­tais na edu­ca­ção per­mi­tem bai­xar cus­tos e au­men­tar qua­li­da­de si­mul­ta­ne­a­men­te. A ên­fa­se na apren­di­za­gem in­de­pen­den­te, cen­tra­da no apren­der a apren­der ao lon­go de to­da vi­da, e o en­si­no ba­se­a­do em me­to­do­lo­gi­as ati­vas e em so­lu­ção de pro­ble­mas são no­vi­da­des já in­cor­po­ra­das, ain­da que pre­li­mi­nar­men­te. En­fim,me­to­do­lo­gi­as que le­vem em con­ta as ca­rac­te­rís­ti­cas per­so­na­li­za­das de ca­da edu­can­do, su­as de­man­das es­pe­cí­fi­cas e os am­bi­en­tes pe­cu­li­a­res do mun­do do tra­ba­lho con­tem­po­râ­neo são exem­plos de ini­ci­a­ti­vas po­si­ti­vas em cur­so.

Se no sé­cu­lo pas­sa­do a ca­pa­ci­da­de de me­mo­ri­zar con­te­ú­do e a apren­di­za­gem de téc­ni­cas e pro­ce­di­men­tos eram o cen­tro, atu­al­men­te o ama­du­re­ci­men­to dos ní­veis de con­sci­ên­cia do edu­can­do acer­ca de co­mo ele apren­de tor­na-se gra­da­ti­va­men­te mais re­le­van­te. Em ter­mos mais sim­ples, apren­der a apren­der pas­sa a ser tão ou mais im­por­tan­te do que­a­qui­lo que foi apren­di­do.

Pes­so­as edu­ca­das são es­sen­ci­ais pa­ra a me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da e pa­ra o au­men­to da com­pe­ti­ti­vi­da­de e pro­du­ti­vi­da­de de um pa­ís. A for­ma­ção de ci­da­dã­os ap­tos a de­sem­pe­nha­rem ta­re­fas com­ple­xas é mis­são ur­gen­te e im­pres­cin­dí­vel. Ex­plo­rar es­ta no­va re­a­li­da­de, on­de to­dos apren­dem, apren­dem o tem­po to­do e ca­da um apren­de de for­ma per­so­na­li­za­da, é, por­tan­to, o mai­or de to­dos os de­sa­fi­os do mun­do da edu­ca­ção.

 

(Ro­nal­do Mo­ta – Chan­ce­ler da Es­tá­cio)

 


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