Opinião

Educação: direito, dever e o remédio para um mundo melhor!

Diário da Manhã

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 01:30 | Atualizado há 7 anos

A pa­la­vra edu­ca­ção sig­ni­fi­ca ato de trans­fe­rir ou se­ja, é o mo­do ou o meio co­mo as ati­tu­des, for­mas de re­a­ção e en­ten­di­men­to são trans­fe­ri­dos pe­los as­cen­den­tes aos seus des­cen­den­tes.Pa­ra me­lhor ex­pli­car, as­cen­den­tes são os pa­is, os avós e des­cen­den­tes são os fi­lhos, se­jam os mes­mos bi­o­ló­gi­cos ou ado­ti­vos, ha­ja vis­ta não ha­ver le­gal­men­te a de­si­gual­da­de pe­la ques­tão do fa­tor con­san­guí­neo.To­dos os fi­lhos pos­su­em igual­da­de em di­rei­tos e de­ve­res.

Edu­car com­pre­en­de en­si­nar e re­ce­ber en­si­na­men­tos pa­ra que ha­ja a so­ci­a­li­za­ção de in­di­ví­duos que pos­su­em for­mas di­fe­ren­ci­a­das de ser e agir.Exis­te as­sim uma in­fi­ni­tu­de de con­cei­tos a res­pei­to da pa­la­vra edu­car, mas to­das são unâ­ni­mes no que con­cer­ne ao fa­to da edu­ca­ção ter o con­dão de mu­dar o mun­do, de tor­nar as pes­so­as mais gen­tis e to­le­ran­tes.

À luz do ar­ti­go do 205 da nos­sa Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral,a edu­ca­ção é um di­rei­to de to­das as pes­so­as,é um de­ver dos pa­is ou dos res­pon­sá­veis le­gais e tam­bém do Es­ta­do,não sen­do as­sim uma fa­cul­da­de ou al­go não me­re­ce­dor de aten­ção.Com­põe tam­bém o rol dos di­rei­tos so­ci­ais e é fun­da­men­tal pa­ra que se es­ta­be­le­ça uma so­ci­e­da­de mais jus­ta e igua­li­tá­ria,com in­cen­ti­vo ao de­sen­vol­vi­men­to téc­ni­co-ci­en­tí­fi­co,pa­ra a cul­tu­ra­li­za­ção e sua dis­se­mi­na­ção pa­ra to­dos os lo­ca­is do mun­do.O Es­ta­do de­ve pro­mo­ver a edu­ca­ção, mas os pa­is de­vem ma­tri­cu­lar seus fi­lhos na es­co­la e acom­pa­nhar-lhes no que for ne­ces­sá­rio:nas pes­qui­sas,pro­vas,re­u­ni­ões e tra­ba­lhos es­co­la­res.

Com o de­sen­vol­vi­men­to da edu­ca­ção os in­di­ví­duos am­pli­am sua ca­pa­ci­da­de in­te­lec­tu­al,fí­si­ca e tam­bém mo­ral.Po­de­mos pois di­zer que há vá­ri­as es­pé­ci­es ou for­mas de edu­ca­ção:a tec­no­ló­gi­ca que am­pa­ra o es­tu­do e a apli­ca­bi­li­da­de das tec­no­lo­gi­as co­mo a in­for­má­ti­ca por exem­plo;a  es­co­lar,que abra­ça a for­ma­ção cul­tu­ral do in­di­ví­duo em mui­tos as­pec­tos , ocor­ren­do as­sim uma in­ter­dis­ci­pli­na­ri­e­da­de;a ci­en­tí­fi­ca que mol­da o in­di­ví­duo no mun­do mais pe­cu­li­ar das cha­ma­das prá­ti­cas ci­en­tí­fi­cas,ex­pe­ri­men­tos;a edu­ca­ção fa­mi­liar mui­to de­sig­na­da de “edu­ca­ção de ber­ço” que en­vol­ve  tu­do o que os pa­is ou res­pon­sá­veis le­gais re­pas­sam aos fi­lhos,en­si­na­do-os a agir,a se por­tar e com­por­tar di­an­te tan­tas si­tu­a­ções,lo­ca­is e pes­so­as.

A edu­ca­ção bra­si­lei­ra am­pa­ra a for­ma­ção in­fan­til, a dos en­si­nos fun­da­men­tal e mé­dio e a do en­si­no su­pe­ri­or que in­fe­liz­men­te só al­can­ça al­gu­mas pes­so­as.Ou­tro exem­plo im­por­tan­te de edu­ca­ção é a fí­si­ca que com­pre­en­de a prá­ti­ca es­por­ti­va co­mo gran­de con­tri­bu­i­do­ra pa­ra a tão ver­da­dei­ra di­ta­da “men­te sã, cor­po são”. A prá­ti­ca de es­por­te au­xi­lia no com­ba­te ao co­les­te­rol ru­im, na pre­ven­ção de do­en­ças car­dio­vas­cu­la­res, no con­tro­le da gli­co­se, pres­são ar­te­rial e pa­ra mui­tas mu­dan­ças po­si­ti­vas na vi­da do in­di­ví­duo.

Já a edu­ca­ção am­bien­tal é a gran­de res­pon­sá­vel pe­lo pro­ces­so de con­sci­en­ti­za­ção do in­di­ví­duo no que per­ti­ne ao tra­to do meio am­bi­en­te, a não po­lu­ir, a re­flo­res­tar, a não jo­gar li­xo em lo­cal in­de­vi­do, por fim, a não mal­tra­tar a fau­na e a flo­ra.

O pro­ces­so da edu­ca­ção é mui­to am­plo e tam­bém pre­cá­rio se a so­ci­e­da­de  em­ba­sar-se no fa­to de que mui­tas pes­qui­sas são dei­xa­das de la­do por cau­sa da es­cas­sez de re­cur­sos fi­nan­cei­ros, que mui­tos es­tu­dan­tes não pos­su­em con­di­ções de pa­ga­rem um co­lé­gio e a fa­cul­da­de par­ti­cu­la­res quan­do há tem­pos pas­sa­dos acon­te­ciam gre­ves em que mui­tos fi­ca­vam sem au­las, fi­can­do as­sim a mer­cê de um des­ti­no que não lhes ren­de­ria por ve­zes su­ces­so   e/ou mei­os ne­ces­sá­rios à sua pró­pria sub­sis­tên­cia.In­clu­si­ve a ma­ni­fes­ta­ção que ge­ra­va a fal­ta das au­las di­zia res­pei­to às me­lho­res con­di­ções no pro­ces­so de edu­ca­ção.

A  boa edu­ca­ção in­du­bi­ta­vel­men­te é o re­mé­dio, que di­rá quem sa­be o úni­co re­mé­dio ap­to a mu­dar o mun­do e sua in­fe­liz in­to­le­rân­cia, gros­se­ria e au­sên­cia de hu­mil­da­de, cor­te­sia e gen­ti­le­za.

Pa­re­ce ao lei­tor que o re­fe­ri­do ar­ti­go es­te­ja tra­tan­do o uni­ver­so de for­ma tão so­men­te amar­ga, mas fa­to é que não po­de­mos nos es­qui­var de que não co­nhe­ce­mos mais as pes­so­as e su­as ca­pa­ci­da­des pa­ra a prá­ti­ca de coi­sas ru­ins.Se al­guém por exem­plo sa­be pe­dir e não to­mar al­go de ou­trem e que não lhe per­ten­ce,é por­que re­ce­beu edu­ca­ção e ne­la in­se­ri­da ins­tru­ção pa­ra pe­dir e agra­de­cer quan­do ne­ces­sá­rio e en­ten­der que se não é seu,não de­ve ser to­ma­do do ou­tro.

Ao ana­li­sar­mos ca­da ca­so que ve­mos na te­le­vi­são ou nas mí­di­as, é no­tó­rio que a au­sên­cia da edu­ca­ção se faz pre­sen­te em mui­tas tra­gé­di­as, mas ób­vio que a fal­ta da mes­ma não é cau­sa que jus­ti­fi­que! Quan­do al­guém ma­ta a na­mo­ra­da por­que não acei­ta­va o fim do na­mo­ro ou agri­de uma pes­soa ido­sa, ”fu­ra a fi­la do ban­co”, ou se­ja, em ca­sos mais sim­ples até os mais gra­ves, há ni­ti­da­men­te a fal­ta da edu­ca­ção e prin­ci­pal­men­te do res­pei­to que ape­nas pes­so­as ver­da­dei­ra­men­te cul­tas tem.A ex­pres­são “cul­ta” re­fe­re-se ao co­nhe­ci­men­to das ati­tu­des que são cer­tas e as que não são.

A pes­soa edu­ca­da res­pei­ta o “sim ou o não” da ou­tra par­te co­mo al­go que é di­rei­to de quem quer que se­ja acei­tar ou não al­go.A boa edu­ca­ção ori­en­ta o res­pei­to à opi­ni­ão con­trá­ria, a di­zer obri­ga­da (o), por fa­vor, com li­cen­ça!

Pa­la­vras in­clu­si­ve mui­to pou­co vis­tas nes­sa so­ci­e­da­de on­de as mu­lhe­res são ca­da vez mais os su­jei­tos pas­si­vos do de­li­to de fe­mi­ni­cí­dio, on­de al­guns alu­nos (as) des­tra­tam pro­fes­so­res e al­guns fi­lhos (as) aban­do­nam seus pa­is e da mes­ma for­ma al­guns ge­ni­to­res abu­sam de seus fi­lhos (as).

A edu­ca­ção pa­re­ce nun­ca ter exis­ti­do na vi­da de pes­so­as que agem as­sim! E o que di­zer de fes­tas fre­quen­tes e per­tur­ba­do­ras de vi­zi­nhan­ças que tem ho­ra pa­ra acor­dar e dor­mir por­que a ne­ces­si­da­de de tra­ba­lhar ba­te à por­ta ha­bi­tu­al­men­te e noi­tes mal dor­mi­das ,além de pre­ju­di­car a ati­vi­da­de la­bo­ral oca­si­o­nam ma­les à sa­ú­de fí­si­ca e men­tal.

Na épo­ca das elei­ções tam­bém tem-se tor­na­do ca­da vez mais co­mum pes­so­as bri­ga­rem umas co­ma s ou­tras por cau­sa da es­co­lha dos can­di­da­tos e is­so só acon­te­ce por­que não há o res­pei­to à es­co­lha,ao di­rei­to de vo­tar em quer quer que se­ja.Ver dis­cus­sões em re­des so­ci­ais e im­po­si­ções a res­pei­to de um can­di­da­to ou ou­tro é mui­to de­sa­gra­dá­vel,en­fim ami­za­des são des­fei­tas em prol des­se mo­ti­vo.É a fal­ta da to­le­rân­cia em en­ten­der que ca­da pes­soa é por­ta­do­ra de opi­ni­ão di­ver­sa e o di­rei­to de vo­tar ou acre­di­tar em quem qui­ser é ine­ren­te a ca­da in­di­ví­duo e ex­ten­si­vo a to­da a co­le­ti­vi­da­de.

É la­men­tá­vel ir­mãos bri­ga­rem por di­nhei­ro, por coi­sas tão in­sig­ni­fi­can­tes! A edu­ca­ção en­si­na a pe­dir des­cul­pas e a mu­dar de ati­tu­des tam­bém.

Fi­lhos tam­bém pre­ci­sam de li­mi­tes des­de a in­fân­cia, pre­ci­sam tê-los, en­ten­der a for­ça do “não” e os pa­is de­vem en­ten­der que o exem­plo é sem­pre o me­lhor en­si­na­men­to, o di­á­lo­go, o res­pei­to e a pa­ci­ên­cia de­vem ser seus ali­a­dos na for­ma­ção edu­ca­cio­nal de seus fi­lhos (as). Acom­pa­nhá-los em ca­sa, na es­co­la, com­pa­re­cer às re­u­ni­ões es­co­la­res, pro­cu­rar sa­ber co­mo foi o dia na es­co­la, quem são seus ami­gu­i­nhos (as) é de su­ma im­por­tân­cia no pro­ces­so de edu­car; do en­si­no-apren­di­za­gem.

Edu­car não é al­go fá­cil, mas to­do o per­cur­so pres­cin­de de per­sis­tên­cia e pa­ci­ên­cia, além da com­pre­en­são de que agir com agres­si­vi­da­de se­ja fí­si­ca ou ver­bal não é uma si­tu­a­ção que po­de ser en­glo­ba­da no jei­to de ser de ca­da pes­soa, mas sim em fal­ta de res­pei­to.

A po­pu­la­ção de­ve ser côn­scia de que edu­car é um ato de amor.Só ela po­de mu­dar o mun­do ,que es­tá tão abar­ro­ta­do de vi­o­lên­cia e in­jus­ti­ças.Quem edu­ca tam­bém ab­sor­ve co­nhe­ci­men­to.Apren­de as­sim a ser uma pes­soa me­lhor,a vo­tar, a res­pei­tar opi­ni­ão alheia,a re­co­nhe­cer o er­ro e não so­men­te pe­dir des­cul­pas co­mo prin­ci­pal­men­te e tam­bém a mu­dar as ati­tu­des,a ser mais to­le­ran­te e ve­ri­fi­car que re­al­men­te a gen­ti­le­za ge­ra gen­ti­le­za,que “o li­mi­te de um ter­mi­na aon­de co­me­ça o do ou­tro”,que o sim nem sem­pre é bom e que a vi­o­lên­cia é con­se­quên­cia da fal­ta de li­mi­te ,que a agres­si­vi­da­de é da fal­ta de cul­tu­ra e de sa­ber ar­gu­men­tar ,que a in­gra­ti­dão é fal­ta de hu­mi­da­de,de en­xer­gar que nin­guém é me­lhor que nin­guém e aci­ma de qual­quer coi­sa que a edu­ca­ção é a “mãe” das vir­tu­des ou se­ja ne­la es­tão in­se­ri­dos o res­pei­to,a to­le­rân­cia,o li­mi­te,a gra­ti­dão,a hu­mil­da­de,o di­á­lo­go,a cor­te­sia e a gen­ti­le­za!

 

(Kelly Li­si­ta Pe­res, ad­vo­ga­da,pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria, es­pe­cia­lis­ta em Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, Di­rei­to Pe­nal e Di­rei­to Pro­ces­su­al Pe­nal)

 


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