Opinião

Educação Física

Redação DM

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 22:54 | Atualizado há 7 anos

Dia 1º de se­tem­bro é co­me­mo­ra­do o dia do Pro­fis­si­o­nal de Edu­ca­ção Fí­si­ca. São os pro­fis­si­o­nais nas aca­de­mi­as, clu­bes, es­pa­ços pú­bli­cos e tan­tos ou­tros lu­ga­res on­de as pes­so­as pra­ti­cam exer­cí­cios fí­si­cos ou ati­vi­da­des es­por­ti­vas. São os pro­fes­so­res nas es­co­las, cre­ches e uni­ver­si­da­des, no es­for­ço di­á­rio, ora en­si­nan­do, ora in­cen­ti­van­do o “mo­vi­men­to” co­mo prá­ti­ca de re­sis­tên­cia aos ma­les pro­vo­ca­dos pe­lo se­den­ta­ris­mo, por exem­plo.

En­quan­to vi­ve­mos uma ten­dên­cia das re­la­ções (en­tre elas o en­si­no/apren­di­za­gem) in­di­vi­dua­li­za­das e dis­tan­tes fi­si­ca­men­te, en­con­tra­mos na Edu­ca­ção Fí­si­ca uma pos­si­bi­li­da­de de alen­to, na ten­ta­ti­va de não per­der­mos nos­sa es­sên­cia vi­vi­da – com ale­gria – em nos­sas in­fân­cias.

Po­de­ria per­gun­tar, de quan­tas ale­gri­as, de quan­tos jo­e­lhos ra­la­dos, de quan­tas unhas ma­chu­ca­das, se faz um adul­to? Vi­ve­mos um pro­ces­so de ex­tin­ção das brin­ca­dei­ras en­tre pes­so­as nas ru­as, nos cam­pi­nhos, nas qua­dras e até mes­mo nas es­co­las. O tem­po se pas­sa en­tre uma te­li­nha e ou­tra. Es­ta­mos tro­can­do a di­ver­são em gru­pos, com os cor­pos em mo­vi­men­tos, pe­las dis­tra­ções com cor­pos sen­ta­dos.

As no­vas tec­no­lo­gi­as são bo­as. Nos pro­por­ci­o­nam re­en­con­tros e en­con­tros, nos apro­xi­mam de li­vros, re­vis­tas, jor­nais e ar­ti­gos os qua­is an­tes não tí­nha­mos aces­so. A sa­u­da­de pro­vo­ca­da pe­la dis­tân­cia pas­sou a ter ou­tra di­men­são. A sen­ten­ça do ju­iz e o di­ag­nós­ti­co do mé­di­co, po­dem ser “con­fe­ri­dos” pe­la in­ter­net.

Por ou­tro la­do, al­gu­mas coi­sas ex­tra­po­la­ram os li­mi­tes de uma vi­da ra­zo­á­vel. A apro­xi­ma­ção en­tre pes­so­as, tal­vez se­ja um dos mai­o­res cla­mo­res, mes­mo que si­len­cio­so, dos nos­sos no­vos tem­pos. Nos faz fal­ta a con­ver­sa ao pé do fo­gão, o en­con­tro na pa­da­ria, a vi­si­ta na ca­sa da­que­la tia que fa­zia o bo­li­nho de chu­va. A de­pres­são au­men­ta ve­loz­men­te e a so­li­dão ocu­pa es­pa­ços de lu­ga­res va­zi­os.

Pre­ci­sa­mos de me­nos va­zi­os, de me­nos se­nhas de wi­fi. Não se tra­ta de um con­fron­to, ape­nas de um pon­to de equi­lí­brio, on­de o ra­zo­á­vel pos­sa se es­ta­be­le­cer. Por is­so enu­me­ro to­dos es­ses exem­plos, pa­ra ten­tar di­zer que a Edu­ca­ção Fí­si­ca ain­da pro­mo­ve o “mo­vi­men­to” dos cor­pos e ali­men­ta as men­tes. Pra­ti­car exer­cí­cios fí­si­cos é bom, brin­car é bom, jo­gar é bom. Vi­ver é óti­mo quan­do po­de­mos exer­cer a li­ber­da­de de nos mo­vi­men­tar­mos.

Fi­na­li­zan­do, lem­bro aqui aos pa­is, que a Edu­ca­ção Fí­si­ca na es­co­la é uma das pou­cas dis­ci­pli­nas que pre­pa­ra seus alu­nos pa­ra “o ama­nhã”, en­quan­to cu­i­da dos alu­nos no “ho­je”. Lem­bro que tu­do o que fa­ze­mos em nos­sa in­fân­cia, te­rá re­fle­xos na vi­da adul­ta e ve­lhi­ce. Ne­nhu­ma cor­ri­da, ne­nhum sal­to se­rão ape­nas mo­vi­men­tos pas­sa­gei­ros. Não são pas­sa­gei­ros por­que ar­ma­ze­nam, além da me­mó­ria do ges­to, as qua­li­da­des fí­si­cas ne­ces­sá­rias pa­ra as ações cor­po­ra­is de to­dos os di­as até o fi­nal de nos­sas vi­das. E en­quan­to cri­an­ças e ado­les­cen­tes brin­cam, es­tão vi­ven­do co­mo tais, o pre­sen­te. Nos­sa fe­li­ci­da­de não po­de ser um pro­je­to. Ela faz bem quan­do é sen­ti­da pró­xi­ma de acon­te­cer. As qua­dras das es­co­las nos di­zem is­so. Não po­de­mos de­sis­tir.

 

(Al­te­mir Dal­pi­az tem li­cen­cia­tu­ra ple­na em Edu­ca­ção Fí­si­ca, mes­tra­do e dou­to­ra­do em Edu­ca­ção. É pro­fes­sor na Facsul e Uni­gran Net)


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