Opinião

Educação fortalece o estado democrático

Diário da Manhã

Publicado em 25 de agosto de 2018 às 03:44 | Atualizado há 7 anos

Por oca­si­ão das co­me­mo­ra­ções dos 36º ani­ver­sá­rio da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra das Man­te­ne­do­ras do En­si­no Su­pe­ri­or (AB­MES), em Bra­sí­lia, fui um dos ho­me­na­ge­a­dos, jun­ta­men­te com o aca­dê­mi­co Mar­cos Vil­la­ça e a pre­si­den­te do STF – Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, Cár­men Lú­cia. Ti­ve a opor­tu­ni­da­de de fa­lar so­bre al­guns pro­ble­mas da nos­sa edu­ca­ção. Du­ran­te o se­mi­ná­rio “O pa­pel da edu­ca­ção pa­ra o for­ta­le­ci­men­to do Es­ta­do De­mo­crá­ti­co”, lem­brei que não há co­mo a edu­ca­ção su­pe­ri­or ob­ter re­sul­ta­dos de ex­ce­lên­cia ten­do co­mo ba­se es­tu­dan­tes que não fo­ram for­ma­dos de ma­nei­ra ade­qua­da na edu­ca­ção bá­si­ca. Com uma edu­ca­ção pre­cá­ria nos en­si­nos fun­da­men­tal e mé­dio, co­mo po­de­mos che­gar à su­pe­ri­or com uma edu­ca­ção pri­mo­ro­sa?

Os acon­te­ci­men­tos re­cen­tes, on­de fo­ram des­co­ber­tos des­li­zes em al­guns se­to­res da eco­no­mia, que afe­ta­ram pro­fun­da­men­te as fi­nan­ças da Uni­ão, re­for­çam a im­por­tân­cia da au­to­no­mia dos po­de­res, pa­ra que jun­tos com­ba­tam pes­so­as e ins­ti­tu­i­ções que, atra­vés de prá­ti­cas ile­gais, se es­pe­cia­li­za­ram em ações que fe­rem o Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to.

Es­pe­ra­mos que, no fi­nal des­se pro­ces­so de mo­ra­li­za­ção ini­ci­a­do, o re­sul­ta­do se­ja o en­ten­di­men­to na­ci­o­nal de que o pa­ís pre­ci­sa ca­mi­nhar de for­ma se­gu­ra e cor­re­ta ru­mo ao de­sen­vol­vi­men­to, ten­do co­mo ban­dei­ra a paz so­ci­al e a bus­ca fre­quen­te do cres­ci­men­to eco­nô­mi­co. Is­so só se­rá pos­sí­vel com o aper­fei­ço­a­men­to da de­mo­cra­cia e com a im­plan­ta­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas que ofe­re­çam bem-es­tar pa­ra a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra.

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) há tem­pos cu­i­da de te­mas co­mo di­rei­tos po­lí­ti­cos, di­rei­tos hu­ma­nos, de­sen­vol­vi­men­to, paz, se­gu­ran­ça e li­ber­da­des ci­vis, por se­rem os sus­ten­tá­cu­los da de­mo­cra­cia. Não cus­ta lem­brar a De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, de 1948, que te­ve par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va do Bra­sil, atra­vés da atu­a­ção do sa­u­do­so Aus­tre­gé­si­lo de Athayde.

A edu­ca­ção po­de con­tri­bu­ir pa­ra que es­sa mu­dan­ça ocor­ra de for­ma har­mo­ni­o­sa, e a Abmes tem um pa­pel im­por­tan­te nes­se pro­ces­so. Fui o co­or­de­na­dor de um gru­po de tra­ba­lho que  ela­bo­rou um do­cu­men­to, em for­ma de de­cá­lo­go, que se­rá en­tre­gue aos pre­si­den­ci­á­veis, com os te­mas que os re­pre­sen­tan­tes do se­tor pri­va­do do en­si­no su­pe­ri­or con­si­de­ram im­por­tan­tes pa­ra se­rem im­plan­ta­dos pe­lo pró­xi­mo go­ver­no.

A lu­ta pe­la er­ra­di­ca­ção do anal­fa­be­tis­mo das pes­so­as com ida­de aci­ma de 15 anos, que al­can­çou 7,0% (11,5 mi­lhões), em 2017, é uma das su­ges­tões, as­sim co­mo o in­ves­ti­men­to na for­ma­ção de pro­fes­so­res, me­lho­ran­do as con­di­ções de tra­ba­lho e mo­der­ni­zan­do os cur­rí­cu­los. O es­tí­mu­lo às ino­va­ções no en­si­no su­pe­ri­or é ou­tro fa­to que de­ve ser me­lho­ra­do, por ser fun­da­men­tal no pro­ces­so de en­si­no-apren­di­za­gem. Lem­bra­mos que uma no­va edu­ca­ção pa­ra o mun­do do tra­ba­lho re­quer, ho­je, a com­pre­en­são glo­bal do pro­ces­so pro­du­ti­vo, com a apre­en­são do sa­ber tec­no­ló­gi­co e a va­lo­ri­za­ção da cul­tu­ra do tra­ba­lho.

É pre­ci­so me­lho­rar o Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Ava­li­a­ção da Edu­ca­ção Su­pe­ri­or, cri­a­do pe­lo MEC, ao mes­mo tem­po em que o aces­so ao en­si­no su­pe­ri­or, atra­vés dos Fi­es e ProU­ni, de­ve ser am­pli­a­do e di­ver­si­fi­ca­do. Co­mo o nú­me­ro de es­tu­dan­tes na mo­da­li­da­de de edu­ca­ção a dis­tân­cia tem cres­ci­do mui­to, o te­ma ne­ces­si­ta es­tar na pau­ta pri­o­ri­tá­ria da po­lí­ti­ca pú­bli­ca edu­ca­cio­nal.

Co­mo o se­tor pri­va­do re­pre­sen­ta 88% das ins­ti­tu­i­ções de edu­ca­ção su­pe­ri­or e é res­pon­sá­vel por 75% das res­pec­ti­vas ma­trí­cu­las, a AB­MES de­fen­de a am­pli­a­ção da sua par­ti­ci­pa­ção na ela­bo­ra­ção das po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra a edu­ca­ção su­pe­ri­or, o que se­ria uma ques­tão de jus­ti­ça.

 

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras e pre­si­den­te do CI­EE-RJ)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias