Opinião

Educação, pelo amor de Deus, para o Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 22 de março de 2018 às 22:57 | Atualizado há 7 anos

Mi­nha con­di­ção de jor­na­lis­ta faz com que a mi­nha sen­si­bi­li­da­de hu­ma­na to­que mais pro­fun­do,  não ape­nas na área do agro on­de te­nho mai­or pro­xi­mi­da­de. O la­do da po­bre­za me to­ca pro­fun­da­men­te, as­sim co­mo da vi­o­lên­cia em to­dos os sen­ti­dos, a pre­cá­ria sa­ú­de, a ca­rên­cia de água e es­go­tos na mai­or par­te do mun­do, tran­spor­te co­le­ti­vo pre­cá­rio, e ain­da a prá­ti­ca da cor­rup­ção a par­tir do in­di­ví­duo.

A Glo­bo cri­ou um bor­dão en­de­re­ça­do aos seus te­les­pec­ta­do­res so­bre o Bra­sil que ca­da um quer. E as res­pos­tas flu­em co­mo o es­tou­ro das boi­a­das quan­do os ani­mais são es­pan­ta­dos. Pa­ra mim o se­gre­do re­si­de na edu­ca­ção. Ela é a cha­ve de pa­ra se con­ter pra­ti­ca­men­te to­do es­se ín­di­ce de ab­sur­dos que se vi­ve no mo­men­to. O bra­si­lei­ro quer ti­rar pro­vei­to de tu­do. No trân­si­to, nas fi­las dos su­per­mer­ca­dos, nos ci­ne­mas. So­mos um po­vo atra­sa­do por­que fal­ta-nos edu­ca­ção.

A vi­o­lên­cia es­tá pre­sen­te na es­co­la. Pro­fes­sor vi­ve ame­a­ça de alu­no por­que co­bra os de­ve­res. Na es­co­la pa­ga, alu­nos ame­a­çam pro­fes­so­res sob o ar­ro­gan­te pre­tex­to de quem “pa­ga os pro­fes­so­res são os pa­is”. Fal­ta edu­ca­ção de ber­ço. A fa­mí­lia tem se des­tro­ça­do. O jo­vem, às ve­zes, es­tam­pa na ca­mi­se­ta pa­la­vras de vi­o­lên­cia. As dro­gas são dis­se­mi­na­das à luz do dia. O ban­di­do es­tá me­lhor pre­pa­ra­do pa­ra o mun­do do cri­me. A po­lí­cia sai per­den­do seus ho­mens. O des­pre­pa­ro mo­ral é por in­tei­ro. Deus é pa­la­vra ri­di­cu­la­ri­za­da. O ho­mem e a mu­lher es­tão dei­xan­do de ler um bom li­vro, so­frem in­flu­ên­cia de ne­fas­tas no­ve­las, da mí­dia so­ci­al que não ana­li­sa e sim age sem­pre pe­la emo­ção.

O Bra­sil pre­ci­sa in­ves­tir em edu­ca­ção, se qui­ser al­gum dia so­nhar com paí­ses co­mo a Fin­lân­dia, Su­í­ça, Su­é­cia e até Por­tu­gal, nos­sa pá­tria mãe. Se­gun­do a Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e De­sen­vol­vi­men­to (OC­DE), o Bra­sil é um dos paí­ses que me­nos gas­tam com alu­nos do en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio, mas as des­pe­sas com es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­rios se as­se­me­lham às de paí­ses eu­ro­peus. No es­tu­do Um Olhar so­bre a Edu­ca­ção, re­cém di­vul­ga­do, a en­ti­da­de ana­li­sa os sis­te­mas edu­ca­ti­vos dos 35 paí­ses mem­bros da or­ga­ni­za­ção, a gran­de mai­o­ria de­sen­vol­vi­dos, e de dez ou­tras eco­no­mi­as, co­mo Bra­sil, Ar­gen­ti­na, Chi­na e Áfri­ca do Sul.

O Bra­sil gas­ta anual­men­te US$ 3,8 mil (R$ 11,7 mil) por alu­no do pri­mei­ro ci­clo do en­si­no fun­da­men­tal (até a 5ª sé­rie), in­for­ma o do­cu­men­to. O va­lor em dó­lar é cal­cu­la­do com ba­se na Pa­ri­da­de do Po­der de Com­pra (PPC) pa­ra com­pa­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal. A ci­fra re­pre­sen­ta me­nos da me­ta­de da quan­tia mé­dia de­sem­bol­sa­da por ano com ca­da es­tu­dan­te nes­sa fa­se es­co­lar pe­los paí­ses da OC­DE, que é de US$ 8,7 mil. Lu­xem­bur­go, pri­mei­ro da lis­ta, gas­ta US$ 21,2 mil.

En­tre os paí­ses ana­li­sa­dos no es­tu­do, ape­nas seis gas­tam me­nos com alu­nos na fai­xa de dez anos de ida­de do que o Bra­sil, en­tre eles a Ar­gen­ti­na (U$ 3,4 mil), o Mé­xi­co (US$ 2,9 mil) e a Co­lôm­bia (U$ 2,5 mil). A In­do­né­sia é o pa­ís lan­ter­na, com gas­tos de ape­nas US$ 1,5 mil.

Nos anos fi­nais do en­si­no fun­da­men­tal e no mé­dio a si­tu­a­ção não é di­fe­ren­te. O Bra­sil gas­ta anual­men­te a mes­ma so­ma de US$ 3,8 mil por alu­no des­ses ci­clos e tam­bém es­tá en­tre os úl­ti­mos na lis­ta dos 39 paí­ses que for­ne­ce­ram da­dos a res­pei­to.

A mé­dia nos paí­ses da OC­DE nos úl­ti­mos anos do en­si­no fun­da­men­tal e no mé­dio é de US$ 10,5 mil por alu­no, o que re­pre­sen­ta 176% a mais do que o Bra­sil.

A si­tu­a­ção no Bra­sil mu­da em re­la­ção aos gas­tos com es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­rios: a quan­tia pas­sa pa­ra qua­se US$ 11,7 mil (R$ 36 mil), mais do que o tri­plo das des­pe­sas no en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio.

Com es­se mon­tan­te, o Bra­sil se apro­xi­ma de al­guns paí­ses eu­ro­peus, co­mo Por­tu­gal, Es­tô­nia e Es­pa­nha, com des­pe­sas, res­pec­ti­va­men­te, por alu­no uni­ver­si­tá­rio, de US$ 11,8 mil, US$ 12,3 mil e US$ 12,5 mil, e até ul­tra­pas­sa paí­ses co­mo a Itá­lia (US$ 11,5 mil), Re­pú­bli­ca Che­ca (US$ 10,5 mil) ou Po­lô­nia (U$ 9,7 mil).

A mé­dia nos paí­ses da OC­DE é de US$ 16,1 mil, pu­xa­da por des­pe­sas mais ele­va­das de paí­ses co­mo os Es­ta­dos Uni­dos, No­ru­e­ga, Lu­xem­bur­go e Rei­no Uni­do. Os gas­tos com edu­ca­ção to­ta­li­za­ram 4,9% do PIB bra­si­lei­ro (úl­ti­mo da­do dis­po­ní­vel no es­tu­do). A mé­dia dos paí­ses da OC­DE é de 5,2% do PIB.

Ao mes­mo tem­po, a OC­DE vem afir­man­do que é pre­ci­so au­men­tar os gas­tos por alu­no do en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio, con­si­de­ra­dos bem abai­xo do mon­tan­te con­si­de­ra­do ade­qua­do pe­la or­ga­ni­za­ção. Ape­sar da me­lho­ra no ní­vel de in­ves­ti­men­tos em edu­ca­ção no Bra­sil, o Bra­sil con­ti­nua en­tre os úl­ti­mos do ranking dos tes­tes de ava­li­a­ção do Pisa.

Na ava­li­a­ção da or­ga­ni­za­ção, is­so ocor­re por­que hou­ve mai­or aces­so à edu­ca­ção no pa­ís, com a in­clu­são no sis­te­ma de en­si­no de alu­nos des­fa­vo­re­ci­dos e com atra­sos de apren­di­za­gem, o que aca­ba pu­xan­do o de­sem­pe­nho ge­ral dos es­tu­dan­tes bra­si­lei­ros pa­ra bai­xo.

Em Lis­boa pa­ra par­ti­ci­par nu­ma con­fe­rên­cia so­bre edu­ca­ção, a mi­nis­tra San­ni Grahn-La­a­so­nen (fo­to)con­ce­deu en­tre­vis­ta ao Di­á­rio de No­tí­cias, edi­ta­do em Lis­boa, on­de diz que “o se­gre­do da Fin­lân­dia é to­das as es­co­las se­rem igual­men­te bo­as”. Se­gun­do ela, a edu­ca­ção foi es­sen­cial pa­ra a fe­li­ci­da­de do fin­lan­dês.

San­ni nar­ra que “pas­sa­mos de um pa­ís mui­to po­bre e dis­tan­te pa­ra o mais fe­liz do mun­do. Es­ta­mos no to­po de mui­tos rankings. A edu­ca­ção te­ve um pa­pel cru­ci­al. Es­tou mui­to or­gu­lho­sa por os mi­nis­tros que vi­e­ram an­tes de mim te­rem de­sen­vol­vi­do o sis­te­ma de edu­ca­ção fin­lan­dês cons­tan­te­men­te. Por is­so nos tor­na­mos um dos paí­ses com um dos me­lho­res de­sem­pe­nhos. O en­si­no é uma pro­fis­são mui­to po­pu­lar na Fin­lân­dia. Mui­tos dos nos­sos jo­vens ta­len­to­sos que­rem ser pro­fes­so­res. É uma pro­fis­são res­pei­ta­da. E is­so tem uma ex­pli­ca­ção his­tó­ri­ca. An­ti­ga­men­te, ha­via pe­que­nas co­mu­ni­da­des mui­tas ve­zes com um só pro­fes­sor pa­ra en­si­nar as cri­an­ças. Qui­se­mos dar a ca­da cri­an­ça igual­da­de de opor­tu­ni­da­des. In­de­pen­den­te­men­te do pas­sa­do fa­mi­liar. Co­mo mãe, agra­de­ço que a mi­nha fi­lha pos­sa ir à es­co­la mais pró­xi­ma e que se­ja tão boa co­mo qual­quer ou­tra na Fin­lân­dia. Es­se é um dos se­gre­dos da nos­sa edu­ca­ção: que to­das as es­co­las se­jam igual­men­te bo­as e que to­das ofe­re­çam a me­lhor edu­ca­ção”.

Acres­cen­ta, ain­da, que os pro­fes­so­res go­zam de mes­tra­do. Diz com or­gu­lho que “os pro­fes­so­res são pro­fis­si­o­nais com mui­ta for­ma­ção. To­dos têm mes­tra­do. Da­mos-lhes mui­ta au­to­no­mia, de for­ma a que pos­sam es­co­lher os ma­te­ri­ais que usam, os mé­to­dos que usam. São eles que de­ci­dem co­mo en­si­nam, on­de en­si­nam. Cla­ro que te­mos um pla­no na­ci­o­nal de edu­ca­ção, que foi re­cen­te­men­te re­no­va­do, mas os pro­fes­so­res têm au­to­no­mia e acho que is­so nos deu ex­ce­len­tes re­sul­ta­dos”.

Em sua opi­ni­ão, “te­mos de com­ba­ter jun­tos o po­pu­lis­mo, mas tam­bém as re­des so­ci­ais, que dão ca­da vez mais es­pa­ço aos dis­cur­sos de ódio. Te­mos de edu­car os jo­vens pa­ra pen­sa­rem de for­ma crí­ti­ca”.

 

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás, ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­tra­dut, em Tel Aviv, Is­ra­el, e au­tor do li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias