Opinião

Educação política obrigatória nas escolas

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 23:45 | Atualizado há 8 anos

Creio que, o sis­te­ma de­mo­crá­ti­co cons­ti­tui a me­lhor for­ma de go­ver­no que o mun­do co­nhe­ce, atu­al­men­te. A co­me­çar por es­sa re­ga­lia, pri­vi­lé­gio im­par que per­mi­te a con­tra­ta­ção e dis­pen­sa dos go­ver­nan­tes, de for­ma pa­cí­fi­ca, or­dei­ra por meio do vo­to se­cre­to, so­be­ra­no, uni­ver­sal, con­ti­nu­ar por es­ta ou­tra, na qual, o vo­to con­sci­en­te sa­pi­en­te pre­mia os bons e pu­ne, ao mes­mo tem­po, os maus, ru­ins, ges­to­res per­du­lá­rios. En­tre­tan­to, pa­ra que fun­ci­o­ne a con­ten­to, por­tan­to, bem pre­en­cha os an­sei­os da co­mu­ni­da­de, exi­ge, cla­ma, pe­la par­ti­ci­pa­ção de to­dos, prin­ci­pal­men­te, a so­ci­e­da­de vo­tan­te, na vi­da po­lí­ti­ca do mu­ni­cí­pio, es­ta­do e pa­ís.

To­da­via, nin­guém nas­ce sa­ben­do, pa­ra apren­der há, nes­te pa­ís, es­co­la pú­bli­ca obri­ga­tó­ria pa­ra to­dos. Des­sa for­ma, se­ja ela pú­bli­ca ou par­ti­cu­lar, a edu­ca­ção po­lí­ti­ca tem que ser en­si­na­da, de for­ma obri­ga­tó­ria, nas sa­las de au­las: te­o­ria e prá­ti­ca. Além do mais, ela, a edu­ca­ção po­lí­ti­ca, de­ve re­ce­ber o mes­mo tra­ta­men­to das ma­té­rias mais im­por­tan­tes, co­mo por­tu­guês, ma­te­má­ti­ca, bi­o­lo­gia etc., pois, guar­da re­la­ção ín­ti­ma, di­re­ta, com o bem-es­tar de­se­ja­do por to­dos que pro­cu­ram, com von­ta­de, gal­gar os pín­ca­ros do sa­ber, for­mar-se, nu­ma uni­ver­si­da­de ou mes­mo, cur­so téc­ni­co es­pe­cia­li­za­do. De sor­te que, su­bli­man­do, se­rá ela, edu­ca­ção po­lí­ti­ca, que irá lhe pos­si­bi­li­tar de­gus­tar, de for­ma sa­lu­tar, quem sa­be, ex­ce­lên­cia, co­mo era, na Ci­da­de Es­ta­do de Ate­nas a pro­fis­são, car­rei­ra que abra­çou. En­fim, al­can­çar vi­da ad­mi­rá­vel, bem-su­ce­di­da, co­ro­a­da pe­la pros­pe­ri­da­de.

Igual­men­te, se o pro­pó­si­to é con­se­guir vi­da me­lhor, co­mo che­gar a ela? Por cer­to, cu­i­dan­do bem de seus per­ten­ces, mes­mo que pou­cos, pa­ra que au­men­tem, mas, não bas­ta cu­i­dar ape­nas de­les, tem, ao mes­mo tem­po, que fi­car de olho (con­tro­le) nos bens do to­do, or­ça­men­to pú­bli­co ar­re­ca­da­do, a du­ras pe­nas, dos con­tri­buin­tes, pe­la má­qui­na do es­ta­do. O des­te ano de­ve ul­tra­pas­sar 3,7 tri­lhões de re­ais, as­sim mes­mo, as des­pe­sas, con­so­an­te o que foi no­ti­ci­a­do, se­rão mai­o­res, do que a re­cei­ta, por­tan­to, ha­ve­rá dé­fi­cit or­ça­men­tá­rio, exi­gin­do ajus­te fis­cal. Tu­do is­to, por fal­ta de vi­gi­lân­cia de quem pa­ga a con­ta as­tro­nô­mi­ca.

Po­lí­ti­ca, no seu la­do ver­da­dei­ro, po­si­ti­vo, bom, cor­re­to, tem co­mo ob­je­ti­vo pro­mo­ver a fe­li­ci­da­de (eu­dai­mo­nia no gre­go e hap­pi­ness em in­glês) do po­vo, ou se­ja, o pro­gres­so as­so­cia­do ao bem-es­tar da so­ci­e­da­de. Nes­te sen­ti­do, ela cons­ti­tui a fer­ra­men­ta, ins­tru­men­to, dis­po­si­ti­vo que faz a de­mo­cra­cia fun­cio­nar, re­pe­tin­do, fun­cio­nar bem! Con­tu­do, to­da coi­sa nes­te mun­do tem o la­do bom, e, la­do ru­im. Co­mo a so­ci­e­da­de elei­to­ra, por fal­ta de ins­tru­ção po­lí­ti­ca, não con­tro­la, fi­ca de olho nos ges­to­res pú­bli­cos, cha­ma­dos po­lí­ti­cos – em­bo­ra, se­gun­do um dos mai­o­res sá­bi­os, da an­ti­gui­da­de, cha­ma­do Aris­tó­te­les, o ho­mo sa­pi­ens é um ani­mal po­lí­ti­co. As­sim, di­zia ele, o ho­mem era, e é, no ago­ra, um ani­mal que gos­ta de vi­ver bem na Po­lis (ci­da­de es­ta­do Gre­ga), ora a Po­lis foi cons­tru­í­da pa­ra dar fa­ma uni­ver­sal ao ci­da­dão da­que­le tem­po, per­di­do no er­mo sem ter­mo, mun­do in­dô­mi­to.

De fa­to, co­mo se po­de cons­ta­tar pe­la his­tó­ria, his­tó­ria in­ven­ta­da por He­ró­do­to, a Po­lis as­se­gu­rou es­te sta­tus quo, bem-es­tar, a ele, ci­da­dão. En­tão, o ho­mem é, por na­tu­re­za po­lí­ti­co, e, não ape­nas, o que ocu­pa car­go ele­ti­vo. O la­do ne­ga­ti­vo, ru­im, ve­lha­co, aca­bou to­man­do con­ta do po­der, o po­der pe­lo po­der, no lu­gar do po­der pa­ra ser­vir a so­ci­e­da­de. De sor­te que, em vez de pro­mo­ver, co­mo ins­tru­men­to, o bem-es­tar, pas­sou a fa­zer seu opos­to, o mal-es­tar. Es­ta cor­ren­te da ve­lha­ca­ria, mal-es­tar, de pas­sar a ras­tei­ra no po­vo, co­lo­car fel fa­lan­do que é mel, por meio da de­ma­go­gia, de­ma­go­gia que le­vou Aris­tó­te­les a pre­fe­rir, na­que­le tem­po, a mo­nar­quia, aris­to­cra­cia à de­mo­cra­cia, dis­cur­so tão ado­ci­ca­do que o elei­tor anal­fa­be­to em po­lí­ti­ca, do vo­to sub­ser­vi­en­te le­nien­te, com­pa­drio, ain­da ex­cla­ma, en­can­ta­do, co­mo can­to de se­reia, que mel de­li­cio­so!

O can­di­da­to ele­ge-se a pri­mei­ra vez e acha o ne­gó­cio tão bom, de­li­cio­so, que, nun­ca mais dei­xa o car­go, pro­cu­ra, de unhas e den­tes, se re­e­le­ger, vi­ta­li­ci­a­men­te, con­tra­ri­an­do o prin­cí­pio, ou pos­tu­la­do sa­gra­do, de al­ter­nân­cia, tro­ca pe­ri­ó­di­ca, em nos­so ca­so, de 4 em qua­tro anos, mar­ca re­gis­tra­da da de­mo­cra­cia. Quan­to mais se al­ter­na, pe­lo vo­to, o ges­tor pú­bli­co, mais be­ne­fí­ci­os são car­re­a­dos à so­ci­e­da­de, quan­to me­nos fre­quen­te a al­ter­nân­cia, mais pri­vi­lé­gios, mor­do­mi­as, são car­re­a­dos aos ocu­pan­tes do po­der (Rous­se­au).

A na­ção pas­sa, atu­al­men­te, por três gran­des cri­ses: a eco­nô­mi­ca, co­nhe­ci­da co­mo ato­lei­ro eco­nô­mi­co, cons­ti­tu­í­da pe­la atu­al re­ces­são, in­sol­vên­cia, ou se­ja, des­pe­sa mui­to mai­or do que a ar­re­ca­da­ção, com PIB abai­xo de ze­ro – o mais na­ni­co de to­da a Amé­ri­ca. Ge­mi­na­da a ela, a cri­se po­lí­ti­ca, cria di­le­ta des­ta ou­tra, a cri­se mo­ral, fal­ta de ver­go­nha na ca­ra da mai­o­ria dos ocu­pan­tes de car­gos pú­bli­cos ele­ti­vos. A fal­ta de éti­ca, con­sub­stan­ci­a­da a po­lí­ti­ca, foi a cau­sa de tu­do. O re­bu eclo­diu, com o Men­sa­lão, pros­se­guiu com a ope­ra­ção La­va Ja­to, con­du­zi­da, com ma­es­tria, pe­lo ju­iz Sér­gio Mo­ro, e, ba­ti­za­da de Pe­tro­lão, abar­can­do, nes­te mo­men­to, a di­la­pi­da­ção da Pe­tro­bras, mai­or es­ta­tal bra­si­lei­ra. Pa­ra en­gros­sar, ain­da mais, o cal­do da cul­tu­ra po­lí­ti­ca as­que­ro­sa, en­tra, de sú­bi­to, o es­cân­da­lo da JBS, mai­or con­glo­me­ra­do fri­go­rí­fi­co do mun­do, ta­ma­nho es­te, atin­gi­do com fi­nan­cia­men­to bi­lio­ná­rio do BNDES.

Pen­se al­to, lei­tor con­tri­buin­te, o di­nhei­ro do BNDES, ema­na do bol­so da so­ci­e­da­de. Ele, bem pla­ne­ja­do, as­sis­ti­do, con­tro­la­do e mais ain­da, fun­da­do na re­a­li­da­de: eco­no­mi­ca­men­te pos­sí­vel, tec­ni­ca­men­te vi­á­vel, so­ci­al­men­te de­se­já­vel, apli­ca­do de for­ma tran­spa­ren­te, pa­ra au­men­tar pro­du­ção, me­lho­rar ren­da de mi­lha­res de pe­que­nos po­ten­ci­ais can­di­da­tos a em­pre­sá­rios bra­si­lei­ros. Nos­so pa­ís é o quin­to mai­or con­cen­tra­dor de ren­da do pla­ne­ta, nes­ta pro­po­si­ção, em idéia, ha­ve­ria, no lu­gar de con­cen­tra­ção, dis­tri­bui­ção de ren­da. Quan­to se­rá que ro­lou de pro­pi­na, na épo­ca, no go­ver­no do se­nhor pre­si­den­te Lu­la?

Pas­sar os ne­gó­ci­os, ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, a lim­po é im­pe­ra­ti­vo, sal­vo ju­í­zo mais dou­to, atre­la­do ao uni­ver­sal, ou se­ja, aque­le aces­sí­vel e acei­tá­vel por ca­da um e vá­li­do pa­ra to­dos, os no­mes – uma vez sen­si­bi­li­za­dos pe­la so­ci­e­da­de elei­to­ra, me­di­an­te mo­bi­li­za­ção na­ci­o­nal, re­cor­ren­do, co­mo na lei da fi­cha lim­pa, ao ar­ti­go XIV, da mag­na car­ta, alí­nea, creio, III, me­di­da de ini­ci­a­ti­va po­pu­lar, mo­bi­li­za­ção pa­cí­fi­ca or­dei­ra, pa­ra re­es­cre­ver a his­tó­ria na­ci­o­nal, pois, tem mo­ral, dis­po­si­ção, sa­be­do­ria, pa­ra ta­ma­nho pro­je­to de ser­vi­ço re­le­van­te à pá­tria – do ju­iz Sér­gio Mo­ro, no ca­so, can­di­da­to à pre­si­dên­cia, e o do mi­nis­tro Jo­a­quim Bar­bo­sa, na vi­ce-pre­si­dên­cia. Pa­ra abra­çar ta­ma­nha mis­são – mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma – te­rão que ser con­vo­ca­dos pe­la so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra.

De vol­ta a Par­ti­ci­pa­ção: pa­ra que a re­pú­bli­ca saia da re­pú­bli­ca do faz de con­ta, ape­nas de­les, sa­bi­chões do pro­pi­no­du­to, ali­men­ta­dor do es­fai­ma­do pa­tri­mo­ni­a­lis­mo, a so­ci­e­da­de, com de­ter­mi­na­ção, te­rá que, na mes­ma li­nha de pen­sa­men­to, tor­nar obri­ga­tó­ria a edu­ca­ção po­lí­ti­ca nas sa­las de au­las, do bê-á-bá, ao dia de for­mar, de sor­te que, o for­man­do, ao re­ce­ber o di­plo­ma da pro­fis­são que abra­çou, re­ce­ba, ao mes­mo tem­po, ou­tro de ci­da­dão ci­da­dã pre­pa­ra­do, e, vi­va­men­te mo­ti­va­do, pa­ra a par­ti­ci­pa­ção na vi­da po­lí­ti­ca de sua co­mu­ni­da­de. No cur­to pra­zo, por meio de lei, co­mo a que obri­ga a vo­tar, ou­tra que le­ve a so­ci­e­da­de adul­ta a par­ti­ci­par, ati­va­men­te da vi­da po­lí­ti­ca de sua ter­ra.

O olho do do­no é que en­gor­da o boi, atu­al­men­te, ma­gre­lo. As­sim co­mo olha com ape­go seu ne­gó­cio, per­ten­ce, te­rá que mu­dar de ati­tu­de, fi­car de olho, tam­bém, nos ne­gó­ci­os do es­ta­do, cons­ti­tu­í­do pe­los im­pos­tos, ma­ra­vi­lho­sa­men­te, em­bu­ti­dos em tu­do que se pro­duz e con­so­me; pa­tri­mô­nio, por­tan­to, de to­dos pa­trí­cios, por is­to, te­rão que ser gas­tos de for­ma ra­ci­o­nal, par­ci­mo­ni­o­sa, pe­chin­cha, tran­spa­rên­cia.

 

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em Fi­lo­so­fia Po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)


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