Opinião

Educação rima com titularidade

Diário da Manhã

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 22:57 | Atualizado há 7 anos

Edu­ca­ção ri­ma, sim, com ti­tu­la­ri­da­de. Na Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção, Cul­tu­ra e Es­por­tes. A Se­du­ce. O be­ne­fí­cio, um es­tí­mu­lo ao aper­fei­ço­a­men­to pro­fis­si­o­nal, caiu. Uma me­di­da con­tra­pro­du­cen­te. O que cor­res­pon­de a 30% dos sa­lá­ri­os dos pro­fes­so­res. Da re­de de en­si­no pú­bli­ca. La­men­tá­vel. Não po­de­mos acei­tar. De bra­ços cru­za­dos. Em ple­no sé­cu­lo 21.

O Es­ta­do de­ve­ria pro­gra­mar a re­a­li­za­ção de con­cur­sos pú­bli­cos pa­ra a área. Mais: ado­tar po­lí­ti­cas pú­bli­cas, pa­ra o se­tor, com con­cep­ções que hu­ma­ni­zam. In­clu­si­vas. To­le­ran­tes. So­li­dá­ri­as. Ale­gres. Ins­ti­tu­i­ções de en­si­no e sa­las de au­las com con­te­ú­dos  que fa­çam sen­ti­do pa­ra a vi­da. Das cri­an­ças, pré-ado­les­cen­tes, ado­les­cen­tes, adul­tos e ido­sos em for­ma­ção.

Não há ou­tro ca­mi­nho. As es­ta­tís­ti­cas mos­tram. É es­tra­té­gi­co pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil e a evo­lu­ção em Go­i­ás o for­ta­le­ci­men­to e o não fe­cha­men­to das Es­co­las Ru­ra­is. Com a va­lo­ri­za­ção do pa­pel do ho­mem no cam­po. A ideia é con­ter a eva­são es­co­lar. As­sim co­mo er­ra­di­car o anal­fa­be­tis­mo no Pa­ís. De di­men­sões con­ti­nen­tais. Nú­me­ros: 13 mi­lhões, ho­je.

Aná­li­ses eco­nô­mi­cas, so­ci­o­ló­gi­cas e po­lí­ti­cas tra­du­zem a re­a­li­da­de. Quan­to mais mi­sé­ria so­ci­al, o anal­fa­be­tis­mo cres­ce. O Bra­sil pos­sui, ho­je, 14,5 mi­lhões de pes­so­as em um qua­dro trá­gi­co de po­bre­za ex­tre­ma. De vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al. Com con­su­mo de me­nos de um dó­lar por dia. Os de­sem­pre­ga­dos e de­sa­len­ta­dos to­ta­li­zam 27,7 mi­lhões. Mer­ca­do in­for­mal, 36 mi­lhões.

A de­si­gual­da­de eco­nô­mi­ca, so­ci­al e cul­tu­ral é abis­sal. Es­ca­to­ló­gi­ca. Seis bi­lio­ná­rios pos­su­em uma for­tu­na equi­va­len­te a de cem mi­lhões de bra­si­lei­ros. O que ex­pli­ca­ria a es­pi­ral da vi­o­lên-cia. Da­dos ofi­ci­ais de 2017: 63 mil ho­mi­cí­di­os, nas 27 uni­da­des da fe­de­ra­ção. Nor­te, Nor­des­te e Cen­tro-Oes­te apre­sen­tam in­di­ca­do­res eco­nô­mi­cos e so­ci­ais de atra­so. Tris­te. Trá­gi­co. Cru­el

É in­dis­pen­sá­vel a mu­dan­ça da es­co­la. De seu for­ma­to. Da me­to­do­lo­gia he­ge­mô­ni­ca. Edu­ca­ção não po­de – nun­ca – ser com­pe­ti­ção. Tra­ta-se de um pro­ces­so co­le­ti­vo de apren­di­za­do. O que tor­na ide­al res­pei­tar os di­ver­sos rit­mos dos alu­nos e alu­nas. A re­pro­va­ção é um con­cei­to ul­tra­pas­sa­do. Do sé­cu­lo 20. Re­for­mar con­te­ú­dos. Sim. Se não for com­pre­en­di­do, re­to­má-lo.

Mo­der­na, a ideia é for­mu­lar po­lí­ti­cas edu­ca­cio­nais. Pa­ra que o pro­fes­sor exe­cu­te pro­je­to de en­si­no. Uma Ope­ra­ção In­te­gra­da. Mul­ti­dis­ci­pli­nar. Pa­ra is­so, é fun­da­men­tal a vol­ta da ti­tu­la­ri­da­de, o pa­ga­men­to da Da­ta-Ba­se, a Re­po­si­ção das Per­das, a Apo­sen­ta­do­ria Es­pe­ci­al, a Ma­nu­ten­ção do Quin­quê­nio e con­tra o Bullying. O res­pei­to to­tal à in­te­gri­da­de do pro­fes­sor.

 

(Jac­que­li­ne Cu­nha, gra­du­a­da em Pe­da­go­gia, na PUC de Go­i­ás; mes­tre em Ci­ên­cias da Edu­ca­ção, em Por­tu­gal; dou­to­ra, em Edu­ca­ção, no Ve­lho Mun­do; con­sul­to­ra da ONU, a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, pa­ra o Ti­mor Les­te, na área de Edu­ca­ção Pú­bli­ca e For­ma­ção de Pro­fes­sor. Es­cri­to­ra, co­la­bo­radora do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã, de Go­i­â­nia, Go­i­ás)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias