Opinião

Educação sem propósito

Diário da Manhã

Publicado em 25 de março de 2018 às 00:19 | Atualizado há 7 anos

Já di­ria o di­ta­do po­pu­lar: “o pi­or ce­go é aque­le que não quer en­xer­gar”. É jus­ta­men­te is­to que acon­te­ce com a edu­ca­ção do nos­so pa­ís. Pa­re­ce que há uma ce­guei­ra co­le­ti­va que nos im­pe­de de en­xer­gar que a nos­sa edu­ca­ção es­tá sem ru­mo, que ela per­deu o seu ver­da­dei­ro pro­pó­si­to. Vi­ve­mos, ge­ne­ra­li­zan­do, um es­ta­do de apa­tia, de mo­dis­mos, de um apa­ren­te de­sin­te­res­se pe­lo ato de que­rer apren­der.

Jun­tan­do a es­te ce­ná­rio e se já não bas­tas­sem os cons­tan­tes re­sul­ta­dos das ava­li­a­ções in­ter­na­cio­nais que co­lo­cam a edu­ca­ção bra­si­lei­ra sem­pre en­tre as pi­o­res do mun­do. Re­cen­te­men­te o Ban­co Mun­di­al di­vul­gou um re­la­tó­rio en­tris­te­ce­dor, pa­ra não di­zer ve­xa­tó­rio. Se­gun­do o Ban­co o Bra­sil de­mo­ra­rá cer­ca de qua­se três sé­cu­los pa­ra che­gar ao ní­vel edu­ca­cio­nal dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos. Is­to por­que le­mos pou­co ou qua­se na­da e in­ter­pre­ta­mos mal ou na mai­o­ria dos ca­sos nem con­se­gui­mos in­ter­pre­tar. As­sim con­clui-se que, de anal­fa­be­tos his­tó­ri­cos es­ta­mos nos trans­for­man­do em uma mas­sa de anal­fa­be­tos fun­cio­nais.

E co­mo anal­fa­be­tos fun­cio­nais con­ti­nu­a­re­mos mer­gu­lha­dos em nos­sa se­cu­lar mi­sé­ria. Não só a mi­sé­ria fi­nan­cei­ra, mas prin­ci­pal­men­te a mi­sé­ria de va­lo­res que trans­for­ma o ser ra­ci­o­nal a um ser que bei­ra a ir­ra­ci­o­na­li­da­de, com um agra­van­te, um ig­no­ran­te di­plo­ma­do, que pas­sa a se achar e acre­di­tar ser o que não é, agra­van­do ain­da mais a si­tu­a­ção.

Mas sa­be­mos que es­te qua­dro não vem de ho­je, su­as ba­ses são his­tó­ri­cas, to­da­via o an­gus­ti­an­te é pre­sen­ci­ar uma ge­ra­ção que pre­fe­re ta­par o sol da com a pe­nei­ra e não lu­tar por uma mu­dan­ça drás­ti­ca e pa­ra­dig­má­ti­ca des­te qua­dro. Co­mo di­ria um im­por­tan­te pen­sa­dor da edu­ca­ção bra­si­lei­ra, ain­da pre­fe­ri­mos fin­gir que es­ta­mos en­si­nan­do e os alu­nos fin­gi­rem que es­tão apren­den­do.

Pou­co a pou­co es­ta­mos nos acos­tu­man­do com a ig­no­rân­cia e to­das as su­as di­men­sões e ver­sões. Bas­ta es­cu­tar uma mú­si­ca, ob­ser­var os ído­los do mo­men­to, as re­la­ções in­ter­pes­so­ais que bei­ram o es­ta­do de vi­o­lên­cia, os pro­gra­mas que fa­zem su­ces­so nas te­le­vi­sões, que che­ga­re­mos sem­pre nas mes­mas con­clu­sões.

O Es­ta­do, que de­ve­ria ser um ges­tor mi­ni­man­te efi­caz, con­ti­nua iner­te às su­as res­pon­sa­bi­li­da­des, per­pe­tu­an­do a pe­nú­ria in­te­lec­tu­al alheia e por con­se­quên­cia a ma­nu­ten­ção dos seus pra­ze­res e di­ta­mes es­pú­ri­os. Uma edu­ca­ção de fa­to ine­fi­ci­en­te, é tu­do que nos­sos go­ver­nan­tes cul­ti­vam, pois as­sim eter­ni­zam o ca­bres­to so­bre ca­da um de nós.

Uma pe­na uma na­ção tão ri­ca, tão prós­pe­ra, cheia de pos­si­bi­li­da­des, ser des­tru­í­da pe­los seus pró­prios ci­da­dã­os, que pre­fe­rem acre­di­tar no con­to da ca­ro­chi­nha, man­ter-se na pró­pria ig­no­rân­cia e não acre­di­tar que na edu­ca­ção en­con­tra-se o úni­co ca­mi­nho que o le­va­rá pa­ra a re­vi­ra­vol­ta so­ci­al que tan­to que­re­mos.

300 anos pas­sa­rão, e tan­to ou­tros mais, e con­ti­nu­a­re­mos igua­is. So­men­te quan­do a edu­ca­ção en­con­trar o seu pro­pó­si­to e o po­vo bra­si­lei­ro acre­di­tar ne­la co­me­ça­re­mos a mu­dar de ver­da­de. Até lá va­mos nos la­men­tan­do e so­fren­do!

 

(Wal­ber Gon­çal­ves de Sou­za, pro­fes­sor e mem­bro das Aca­de­mi­as de Le­tras de Ca­ra­tin­ga (ACL), Te­ó­fi­lo Oto­ni (AL­TO) e Ma­çô­ni­ca do Les­te de Mi­nas (AMLM))


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