Opinião

Empodere-se como pessoa e marca!

Redação DM

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 22:57 | Atualizado há 7 anos

A co­mu­ni­ca­ção mu­dou e pre­ci­sa­mos nos adap­tar. Di­fe­ren­te da ge­ra­ção mil­le­ni­um que são na­ti­vos di­gi­tais, to­tal­men­te fa­mi­lia­ri­za­dos com a era tec­no­ló­gi­ca nós an­te­ce­den­tes des­sa ge­ra­ção, so­mos con­si­de­ra­dos imi­gran­tes da era di­gi­tal. Não nas­ce­mos e nem fo­mos cri­a­dos ne­la, mas pre­ci­sa­mos nos mol­dar a es­sa no­va re­a­li­da­de.

Ho­je to­do pro­fis­si­o­nal que quei­ra so­bre­vi­ver no mer­ca­do pre­ci­sa se adap­tar: ou vo­cê en­ten­de es­sa ne­ces­si­da­de, ou mui­to pro­va­vel­men­te em pou­co tem­po vo­cê se­rá es­que­ci­do. Quem pos­sui um mí­ni­mo de vi­são en­ten­de a im­por­tân­cia de de­sen­vol­ver seu la­do de em­pre­en­de­dor di­gi­tail, aque­le que es­tá sem­pre bus­can­do a me­lhor for­ma de co­mu­ni­car o seu pro­du­to ou ser­vi­ço.

E nes­se con­tex­to, o de­sa­fio que se im­põe é Darwi­nia­no, o que sig­ni­fi­ca que quem vai so­bre­vi­ver não é o mais for­te, nem o mais in­te­li­gen­te, mas quem ti­ver mais ca­pa­ci­da­de de se adap­tar às mu­dan­ças. A pa­la­vra de or­dem é por­tan­to: Adaptabilidade!

É ne­ces­sá­rio ada­pa­tar a es­sa no­va re­a­li­da­de de um mun­do co­nec­ta­do 24 ho­ras por dia. Um mun­do pul­san­te, vi­bran­te e cheio de opor­tu­ni­da­des pa­ra quem sa­be apro­vei­tar.

En­tão, pa­ra nos adap­tar a es­sa no­va re­a­li­da­de de mer­ca­do, pre­ci­sa­mos re­co­nhe­cer a ne­ces­si­da­de de ter uma pre­sen­ça on­li­ne. Mas não se tra­ta de qual­quer pre­sen­ça, e sim uma pre­se­ça que ve­nha so­mar e nos po­je­tar. Uma pre­sen­ça que nos tor­ne re­al­men­ten vi­sí­veis, mes­mo em um uni­ver­so de in­fi­ni­tos es­tí­mu­los a que so­mos ex­pos­tos to­dos os di­as.

E nes­sa pers­pec­ti­va, a in­da­ga­ção a ser fei­ta é: co­mo vo­cê quer ser lem­bra­do pe­las pes­so­as? Qua­is atri­bu­tos que vo­cê quer que se­jam re­co­nhe­ci­dos pe­los ou­tros? A res­pos­ta pa­ra to­dos é úni­ca. In­de­pen­den­te de qual se­ja o seu ob­je­ti­vo pes­so­al ou pro­fis­si­o­nal, to­dos de­vem in­ves­tir a sua ener­gia, o seu tem­po e o seu di­nhei­ro no prin­ci­pal ati­vo das su­as vi­das: a sua mar­ca pes­so­al, al­go tão seu, mais que qual­quer ou­tra coi­sa no mun­do. Em­po­de­rar-se co­mo pes­soa e mar­ca é a me­lhor es­tra­té­gia de ges­tão pro­fis­si­o­nal que vo­cê fa­rá na sua vi­da.

 

(Lu­di­mi­la Es­tu­la­no, ad­vo­ga­da, de­sig­ner de Mo­da, pós-gra­du­an­da em Psi­co­lo­gia Po­si­ti­va e De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no. Cur­san­do Marke­ting Di­gi­tal. CEO da Star­tup Amy Aca­demy de Edu­ca­ção e De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no. Atu­a­ção em cur­sos de po­si­cio­na­men­to di­gi­tal com ên­fa­se no for­ta­le­ci­men­to da mar­ca pes­so­al. Or­ga­ni­za­do­ra de cur­sos, pa­les­tras e workshops nas áre­as do de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. Cur­sos de Ora­tó­ria, Per­fil Com­por­ta­men­tal, Storytel­ling e Ga­mi­fi­ca­ti­on. Prá­ti­ca em cu­ra­do­ria e de­sen­vol­vi­men­to de con­te­ú­do pa­ra mí­di­as so­ci­ais)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias