Opinião

Escola para quem? Principal indagação da retrospectiva 2017

Diário da Manhã

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 22:36 | Atualizado há 7 anos

Te­mos ob­ser­va­do que de um tem­po pra cá o te­ma ‘Edu­ca­ção’ tem si­do des­ta­que em di­fe­ren­tes mí­di­as, o que mos­tra a im­por­tân­cia do te­ma. Po­rém, tam­bém de­ve­mos to­mar cui­da­do pa­ra dar mais mu­ni­ções – con­tex­tos e con­cei­tos crí­ti­cos e in­te­res­san­tes -, que vão além de me­ros da­dos. As­sim, o pre­sen­te ar­ti­go pre­ten­de ma­pe­ar al­guns dos prin­ci­pa­is acon­te­ci­men­tos em 2017.

Qua­is ce­nas es­ti­ve­ram pre­sen­tes co­mo mar­cas da edu­ca­ção? Qua­is fa­tos fo­ram co­men­ta­dos? O que eles nos di­zem a res­pei­to das re­pre­sen­ta­ções da edu­ca­ção de ho­je?

Uma ce­na co­mo­veu o pa­ís, um pro­fes­sor de mú­si­ca da Re­de Mu­ni­ci­pal de uma es­co­la do Rio de Ja­nei­ro can­tou pa­ra dis­tra­ir as cri­an­ças – que es­ta­vam abai­xa­das nos cor­re­do­res da ins­ti­tu­i­ção de en­si­no – de um ti­ro­teio que acon­te­cia na rua. A men­sa­gem da can­ção gi­ra­va em tor­no de que é pos­sí­vel so­nhar com um mun­do me­lhor. Pe­lo me­nos na­que­le cor­re­dor, um mun­do se fez me­lhor, por uns ins­tan­tes.

Em 2017, hou­ve mui­tas dis­cus­sões em tor­no da Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar (BNCC) e su­as ver­sões. A Ba­se foi apro­va­da em de­zem­bro, mas o pro­ces­so de apro­va­ção aca­bou ge­ran­do po­lê­mi­ca, pois de acor­do com al­guns edu­ca­do­res, ape­sar de o tex­to es­tar mais en­xu­to, o do­cu­men­to pa­re­ce es­tar mais con­te­u­dis­ta. Pa­ra quê? Pa­ra quem?

Tam­bém es­te­ve na pau­ta do go­ver­no a Re­for­ma do En­si­no Mé­dio. Mui­to se fa­lou e se dis­cu­tiu, mas mui­tas dú­vi­das e in­cer­te­zas es­tão pre­sen­tes. Co­mo to­das as im­ple­men­ta­ções acon­te­ce­rão nos di­fe­ren­tes es­pa­ços de en­si­no e apren­di­za­gem? Com tan­tas re­a­li­da­des dis­tin­tas no pa­ís, co­mo as ações fa­rão a di­fe­ren­ça na vi­da es­co­lar e no mun­do do tra­ba­lho dos jo­vens bra­si­lei­ros? Se­rá que as Uni­ver­si­da­des es­tão dis­pos­tas a re­ve­rem su­as po­lí­ti­cas de in­gres­so?

Os da­dos con­tex­tu­ais não avan­ça­ram: de acor­do com le­van­ta­men­to fei­to pe­lo To­dos Pe­la Edu­ca­ção, ba­se­a­do nos re­sul­ta­dos da Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­lio (Pnad), cer­ca de 2,5 mi­lhões de bra­si­lei­ros de 4 a 17 anos es­tão fo­ra da es­co­la. E os da­dos do PI­SA (Pro­gra­ma In­ter­na­ci­o­nal de Ava­li­a­ção de Es­tu­dan­tes) mos­tram que o Bra­sil ain­da é um dos seis paí­ses com mai­or ta­xa de jo­vens es­tu­dan­tes no mer­ca­do de tra­ba­lho.

Ini­ci­a­ti­vas de su­ces­so fo­ram iso­la­das, mas nem por is­so me­nos ins­pi­ra­do­ras. Co­lé­gios da ca­pi­tal tra­ba­lha­ram com ações de con­sci­en­ti­za­ção pa­ra mu­dan­ça de ati­tu­de nas pes­so­as de to­da co­mu­ni­da­de, não ape­nas das cri­an­ças e jo­vens, mas tam­bém dos adul­tos. Tra­ta­ram o li­xo de uma for­ma pro­fis­si­o­nal, in­clu­in­do des­de o pro­ces­so da se­pa­ra­ção até a trans­for­ma­ção do ma­te­ri­al or­gâ­ni­co em adu­bo a par­tir de com­pos­tei­ra e cul­ti­vo de hor­ta na pró­pria es­co­la.

Na Olim­pía­da In­ter­na­ci­o­nal de Fí­si­ca na In­do­né­sia, 5 bra­si­lei­ros con­quis­ta­ram me­da­lhas de ou­ro e bron­ze. Su­ces­so ab­so­lu­to dos nos­sos es­tu­dan­tes.

A Fin­lân­dia ocu­pou es­pa­ço nos ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção por ‘pla­ne­jar a edu­ca­ção do fu­tu­ro’. Ino­va­ção, de­sen­vol­vi­men­to de ha­bi­li­da­des emo­cio­nais, par­ce­ria com os pa­is, fim de pa­re­des fí­si­cas fi­gu­ram en­tre as me­di­das pa­ra al­can­çar a edu­ca­ção que é e se­rá ain­da mais re­fe­rên­cia no mun­do.

Con­tu­do, com­pre­en­de­mos ho­je que, di­an­te de ou­tros seg­men­tos, a es­co­la pou­co mu­dou. Mas nem sem­pre mu­dar é si­nô­ni­mo de qua­li­fi­car. Mu­dar sim e sem­pre, mas com aten­ção ao en­tor­no, sa­in­do pa­ra fo­ra dos pró­prios mu­ros e sa­ben­do pa­ra on­de ir. Di­an­te dos des­ta­ques ex­pos­tos fi­cam in­ter­ro­ga­ções: de que es­co­la es­ta­mos fa­lan­do? Pa­ra quem e pa­ra que que­re­mos nos­sas es­co­las?  As cri­an­ças e jo­vens se sen­tem in­cluí­dos nos Pro­je­tos Po­lí­ti­cos Pe­da­gó­gi­cos de su­as es­co­las?

E as­sim, va­mos ini­ci­ar 2018 ma­tu­tan­do acer­ca da fra­se de Mia Cou­to: “O bom do ca­mi­nho é ha­ver vol­ta. Pa­ra ida sem vin­da. Bas­ta o tem­po”.

 

(Ma­ri­sa Es­ter Ros­se­to, Di­re­to­ra Edu­ca­cio­nal do Co­lé­gio Ma­ris­ta Ar­qui­di­o­ce­sa­no, do Gru­po Ma­ris­ta)

 


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