Escritor goiano premiado pela International Latino Book Awards
Diário da Manhã
Publicado em 9 de setembro de 2016 às 01:51 | Atualizado há 9 anosO escritor goiano Pedro Ivo Peres Santana, natural de Pedro Afonso (TO), mas residente em Goiânia, foi agraciado com duas premiações do International Latino Book Awards. Conquistou o prêmio de Melhor Livro Ilustrado Infantil com as edições de dois livros que fazem parte da coleção “O Cerrado na Escola”: A Arara e O Lobo Guará. A solenidade de premiação será realizada nesta quinta-feira, 8, em Los Angeles (EUA).
Também vai receber premiação o livro: “Faço, Separo, Transformo”, dos escritores brasilienses Marcelo Capucci e Marcos Linhares. Trata-se de uma obra que conta como um professor e um aluno conseguem mudar a eles mesmos e contagiar a todos sobre como viver melhor com o lixo, a natureza e as pessoas ao redor, todas elas, incluindo os chamados seres invisíveis do dia a dia, como catadores e garis.
Pedro Ivo é filiado ao Sindicato dos Escritores de Brasília e está bastante feliz com a premiação. “Trata-se de um reconhecimento internacional ao nosso trabalho, que tem a humilde pretensão de contribuir para que crianças conheçam os animais do nosso Cerrado e, assim, possam ajudar efetivamente na sua urgente e necessária preservação”, ressalta o escritor que, nas horas de lazer, desenvolve a arte da sinuca, figurando entre os melhores taquistas do Jaó.
Com os livros “O Tucano” e “A Raposa”, Pedro Ivo completou a oitava e nona edições da série “O Cerrado na Escola”, que se constitui em uma coleção riquíssima para a educação infantil, inclusive propõe uma reflexão interdisciplinar, com perspectivas inovadoras, que facilita a compreensão do educando. Propõe ainda momentos de reflexão, descobertas, de leitura dinâmica, bem como um olhar para o cuidado com os animais, bem como um olhar para o cuidado com os animais e, principalmente, a importância da conservação e preservação do bioma Cerrado como um todo.
A coleção completa consta de cartilhas sobre 14 animais ameaçados de extinção, seis frutas e mais cinco histórias do cerrado. Empresário em Goiânia, Pedro Ivo está apresentando o projeto nas escolas, sendo que algumas particulares já adotaram livros da coleção. Ele está na expectativa de colocar a série “O Cerrado na Escola” nas redes Municipal e Estadual de Ensino. Para tanto, já tem parecer favorável e aguarda apenas os trâmites burocráticos para a adoção dos livros. Está, inclusive, agendando o lançamento da coleção na Assembleia Legislativa de Goiás.
(João Nascimento, jornalista)