Esperança de justiça no Estado de Goiás
Redação DM
Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 02:00 | Atualizado há 8 anos
Utilizo mais uma vez dessa tribuna do Diário da Manhã, para cumprimentar o desembargador Gilberto Marques Filho, pela eleição dele à presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). À oportunidade, estendo os cumprimentos a toda a Diretoria eleita para o biênio 2017-2019.
Pelo que conhecemos do cidadão Gilberto Marques Filho, manifesto aqui a certeza de que o TJ/GO vai viver um dos melhores momentos da sua já bonita história no Brasil. Inclusive, ele já tomou a iniciativa de conversar com o governador Marconi Perillo (PSDB) com vistas à sanção da data-base dos servidores do Judiciário estadual.
E o mais importante é que esta interlocução feita por Gilberto Marques Filho atendeu a pleito do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA). Com essa iniciativa, o novo presidente do TJ/GO deixa evidente a disposição e determinação dele em realmente trabalhar pela valorização dos servidores e serventuários do Judiciário estadual, sob todos os aspectos.
Ao governador Marconi Perillo, o desembargador Gilberto Marques Filho garantiu que a aplicação do índice aprovado pela Assembléia Legislativa de Goiás, de 10% de reposição para efetivos, não extrapola os limites de gasto do Poder Judiciário com pessoal. E, em entrevista à imprensa, deixou claro que adotará as providências administrativas necessárias para adequar o quadro de servidores do TJ/GO aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.
Há 41 anos na magistratura, Gilberto Marques Filho é natural de Buriti Alegre e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura, em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade; e, em 87, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a Diretoria do foro da comarca da Capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. Em 2011, foi eleito para integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012.
A gratidão dele a Deus é evidente em todas as entrevistas à imprensa, ao afirmar que se sente realizado profissionalmente. “Para quem está há 41 anos na magistratura, é o ápice de minha carreira. Já ocupei diversos cargos em todos os âmbitos e restava a presidência. Graça a Deus, findarei minha carreira tendo galgado todas as posições dentro do Tribunal de Justiça”, comemora.
Durante a sessão, realizada no Plenário do TJGO, também foram escolhidos os novos vice-presidente e corregedor-geral: a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco e o desembargador Walter Carlos Lemes, respectivamente. Para a vice-presidência, chegou a haver uma disputa entre a eleita e o desembargador Zacarias Neves Coelho, mas este acabou retirando sua candidatura. A todos eles os mais sinceros cumprimentos, colocando-nos à disposição dessa nova Diretoria, com a certeza de que vai marcar uma época bastante positiva na história da Justiça, não apenas em Goiás.
(Patrick Barcellos, Facebook: Patrick Barcellos; FAN PAGE: /patrickbarcellosgo; Instagram: @patrickbarcellos; Twitter: @patricbarcellos; e-mail: [email protected]; Site: http://www.patrickbarcellos.com.br)