Experiência é requisito essencial para um gestor
Redação
Publicado em 26 de novembro de 2015 às 21:35 | Atualizado há 9 anosEsta semana estamos vivendo um momento decisivo para a advocacia goiana. As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás, vão definir também a escolha da nova diretoria da Ordem para os próximos três anos em Goiás. Num universo de mais de 22 mil advogados aptos a votar, os anseios dos advogados vão ao encontro dos compromissos discutidos nos últimos dois meses, como independência, transparência, participação, defesa das prerrogativas, abertura de espaços para o advogado em início de carreira e o apoio ao advogado do interior. Mas o que é preciso para ser um bom gestor?
Convido você, advogada e advogado, a fazer a seguinte reflexão: você colocaria uma pessoa que nunca se propôs a conhecer de gestão para administrar sua empresa? Acredito que não. O advogado, bem como outros profissionais, inicia seu aprendizado na universidade e segue por toda uma vida adquirindo conhecimento e saber captar isso é experiência. Alguns optam pelo serviço público e passam meses se preparando em cursinhos para conquistar um cargo. Outros decidem se dedicar ao magistério, uma atitude nobre que assegura a formação de milhares de profissionais todos os anos em nosso país. Há ainda os que escolhem a advocacia o que é, antes de qualquer coisa, uma luta constante por uma sociedade mais justa.
Enil Henrique de Souza Filho fez a sua escolha pela advocacia. Os ensinamentos que aprendeu na universidade fizeram-no um advogado pronto para assumir suas responsabilidades como profissional. Atuou em escritórios, ganhou experiência e, anos mais tarde, fundou uma Sociedade de Advogados na Capital ao lado de três sócios. Foi diretor jurídico de um banco estatal e passou os últimos 15 anos trabalhando em prol da Ordem em Goiás. De forma voluntária, vale lembrar. Nesse tempo, Enil amadureceu e aprendeu, como poucos, todos os meandros da OAB. Adquiriu a experiência necessária para transformar uma entidade que representa a ordem em Goiás, que nos representa.
Enil costuma dizer que o grande exemplo veio de dentro de casa. Com o pai, Enil Henrique de Souza, aprendeu que, por mais que nos dediquemos à nossa profissão, sempre haverá algo a se aprender e também sempre algo a se ensinar. É com essa humildade que queremos juntos trabalhar por uma Nova Ordem em Goiás. E é também com humildade que o ser humano correto consegue adquirir cada vez mais experiência. Enil a tem!
Durante três anos fui membro da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Goiás, depois presidir a referida Comissão por outros três anos. Nesse tempo pude também aprender e ensinar e, o mais importante, fazer com que os conhecimentos pudessem se arraigar a mim e se transformar em experiência. O mesmo aconteceu com Enil durante os 15 anos de dedicação à Ordem. O que temos, então, é a bagagem intelectual necessária para levarmos adiante um projeto que dará à OAB a cara do advogado: independente, transparente e participativa. A experiência em gestão deve ser requisito essencial para a escolha do próximo presidente. Por isso, escolhemos Enil.
Otávio Alves Forte é advogado e secretário-geral adjunto da OAB Goiás