Feira Hippie Fashion
Redação DM
Publicado em 7 de março de 2016 às 01:26 | Atualizado há 9 anosA globalização é um fenômeno inevitável tanto para quem fica à espera do futuro, quanto para quem constrói o futuro, rumo à transformação sócio-econômica de um grupo, de uma cidade, de um estado, de um país. Aplausos para a iniciativa empreendedora da nova feira especial, que nasceu no último dia 18: a Feira Hippie Fashion. O que chama a atenção é a organização presente desde a concepção da idéia até sua concretização. Geograficamente falando, foi uma idéia inteligente, a de se fazer a parceria com a entidade responsável pelo espaço físico, conhecido como Parque de Exposições de Goiânia, que detém um vazio demográfico de uma região nobre da cidade e que agora se dinamiza e adere a esta nova tendência: transformar, parcialmente, um espaço físico limitado a eventos do segmento pecuário, a um espaço polivalente, onde novas oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda surgem e que com o tempo, será mais uma feira referencial como as já existentes.
A Feira Hippie Fashion começou a funcionar todas as quintas e sextas feiras de 07 horas até as 22 horas com cerca de 600 feirantes, mas, tem capacidade para 4000 barracas. Não deve ter sido uma tarefa fácil, devido à burocracia necessária, para que o empreendimento se tornasse realidade e fizeram a coisa certa. A primeira providência foi a formalização de entidade representativa, ou seja, a fundação de uma Associação que juridicamente deu os primeiros passos e que administra a feira. O segredo do sucesso desta feira é a própria feira: organização, segurança, barracas padronizadas, detector de metais na entrada, dentre outras surpresas boas, que tem a intenção de fidelizar os freqüentadores e consumidores da feira.
Visitei o novo espaço e de acordo com o presidente da Associação da Feira Hippie Fashion Valdir Alves de Souza, a expectativa da novidade é boa. “Estamos oferecendo nesta feira a segurança, a limpeza, a infra-estrutura, diferenciada. Queremos atender bem o cliente e trabalhar de forma digna. O cliente não precisa ter aquela preocupação exagerada em perder os seus bens. Estamos amparados com um corpo de segurança relativamente grande, a parte da limpeza e da acessibilidade está garantida. É uma feira para ir sem preocupação.”
A Hippie Fashion abriga feirantes de outros espaços, outros que já estão na Feira Hippie e também os iniciantes no mundo dos negócios, que esperavam por essa oportunidade. O feirante Fabiano Nunes, do ramo de roupas femininas, atua na área desde 2003 e segundo ele, o consumidor ganha além da nova feira, estrutura digna, conforto e segurança. “A estrutura encontrada aqui, atrai também o cliente que merece um ambiente melhor, nos moldes do que se encontra, por exemplo, nas galerias da 44.” Fabiano lamenta a omissão do poder público em não melhorar o espaço de determinadas feiras como a Feira Hippie. “Infelizmente lá nós não podemos modificar o espaço e o que nós estamos fazendo aqui na Feira Hippie Fashion é o que o poder público nunca fez em termos de melhoria na Feira Hippie. E o que nós estamos fazendo aqui neste novo espaço é oferecer um serviço melhor para o cliente para ele comprar, freqüentar, com uma estrutura melhor, uma estrutura com segurança, o que nós não tínhamos infelizmente.”
O fato é que em plena crise, ainda surgem idealistas e pessoas com vontade de reverter a situação mesmo que os ventos não são favoráveis. Alguns freqüentadores arriscaram a enfatizar que, como a feira está, a tendência é crescer e desenvolver.
Para os estudiosos de plantão, eis uma oportunidade de observar e acompanhar como é o início de um projeto que tem tudo para dar certo e à luz da Geografia Econômica, se firmar como o mais novo pólo mercantilista da Grande Goiânia que, como outros pólos, passará a ser referência para a região metropolitana, cidades vizinhas e até outros estados. A Feira Hippie Fashion nasceu e o tempo agora será o senhor da razão. Parabéns a todos que estão construindo esse futuro e bons negócios.
(Wesley Costa Júnior é radialista, geógrafo e especialista em Geografia, Meio Ambiente e Turismo)