Feliz ano letivo
Diário da Manhã
Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 21:44 | Atualizado há 7 anosNos próximos dias as aulas retornarão e gostaria de relembrar aqui nosso texto da Carta Magna, que preconiza a educação como “direito de todos e dever do Estado e da família…, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Diante de objetivos tão amplos quanto desafiadores, convocamos os atores desse processo para, juntos, alcançarmos nossas metas: uma educação focada no exercício da cidadania, que promova o desenvolvimento dos educandos no âmbito da ética, da cultura, do conhecimento científico.
Grandes desafios começam a se concretizar com pequenas ações. É preciso dar um primeiro passo, seguido de outros, para construirmos uma caminhada. E, um dos passos para garantir esse direito é cumprir os duzentos dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assegurando às famílias o direito fundamental, resguardado na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A educação, concebida como um campo estratégico de desenvolvimento humano e social, requer bem mais do que o cumprimento de uma carga horária. É imprescindível disponibilizar um espaço que favoreça as aprendizagens. Nesse sentido, as unidades escolares devem estar em constante busca de uma educação de qualidade, desenvolvendo ações que visam à universalização do ensino. Entretanto, compreendemos que apenas a garantia de tempo e espaço adequados por si não bastam para conferir qualidade à educação.
Em um mundo repleto de tecnologias, permanece nossa necessidade pelo que é humano. E, no chão da escola, o que vale é a relação professor-educando, é a reflexão do mestre acerca das razões da aprendizagem ou da não aprendizagem. Daí a necessidade de se investir em formação continuada com o objetivo de proporcionar a melhoria do trabalho pedagógico na sala de aula. Repensar a prática cotidiana da escola engloba a ação específica de capacitação dos profissionais da educação, proporcionando ao educando uma aprendizagem significativa e, consequentemente, a permanência deste para que ele obtenha sucesso escolar.
Delineiam-se assim, três eixos importantes da educação: legalidade, estrutura e formação. Importantes, mas, não os únicos que garantirão o tipo de educação que almejamos. É fundamental o desejo e o comprometimento de toda a comunidade escolar para que se alcance as metas estabelecidas.
A educação deve ser revisitada cotidianamente em seus saberes e fazeres. Desejar o melhor não é sinônimo de fazer e ter o melhor. Devemos enquanto educadores e pais, iniciar mais um ano letivo com a certeza que fizemos boas opções de escolha das unidades escolares onde nossos filhos e filhas estudarão. É necessário o comprometimento de pais e educadores para que possamos pensar em um mundo mais justo e mais ético, um mundo de fato humanizado. Desejo à todos um ano letivo de muitas vitórias, conquistas e ricas bênçãos de Deus.
(Márcia Carvalho, pedagoga, psicopedagoga, mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente Fundadora e diretora do Colégio Mais Padrão)