Opinião

Festa do Divino Espírito Santo do Estado de Goiás

Redação DM

Publicado em 5 de maio de 2016 às 01:24 | Atualizado há 9 anos

Fre­quen­te­men­te uti­li­za­mos a pa­la­vra “con­tem­po­râ­neo” em nos­so co­ti­dia­no co­mo si­nô­ni­mo de tu­do aqui­lo que exis­tiu ou acon­te­ceu em igual pe­rí­o­do ou tem­po. As­sim po­de­mos di­zer que (2016) so­mos con­tem­po­râ­ne­os da pre­si­den­te Dil­ma, do go­ver­na­dor Mar­co­ni, do ve­re­a­dor An­sel­mo Pe­rei­ra, do rei mou­ro Ha­mil­ton, do Lu­ís Fer­nan­do da con­tra­dan­ça; da co­me­mo­ra­ção dos 200 anos das ca­va­lha­das em Go­i­ás… Inú­me­ros fa­tos cor­ro­bo­ram pa­ra o en­ri­que­ci­men­to des­sa con­tem­po­ra­ne­i­da­de. Um des­ses fa­tos é o des­man­te­la­men­to de to­da uma es­tru­tu­ra or­ga­ni­za­da, ema­ra­nhan­do a so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta e a so­ci­e­da­de so­ci­a­lis­ta que se con­tra­põ­em co­mo uma ne­ga­ção e uma al­ter­na­ti­va.

Vol­ve-se ao pas­sa­do quan­do sur­giu o “Mo­do de pro­du­ção”, a “So­ci­e­da­de de clas­se”; os “Se­to­res agrí­co­la, in­dus­tri­al, mer­can­til”; os “cer­ca­men­tos, as ma­nu­fa­tu­ras, o co­mér­cio, a pi­ra­ta­ria”; a acu­mu­la­ção de ca­pi­tal; o as­sa­la­ri­a­do…

Cons­tru­í­mos e des­cons­tru­í­mos, di­a­ria­men­te, a nos­sa tra­je­tó­ria de vi­da. Es­ta­mos re­gis­tran­do um no­vo mar­co na his­tó­ria das ci­vi­li­za­ções, sen­do as­sim, “con­tem­po­râ­neo” as­su­me um sig­ni­fi­ca­do am­plo, abran­gen­te e com­ple­xo. O mo­men­to cha­ma a aten­ção a dois fa­tos: (1) Pro­ces­so de im­pe­achment, la­men­ta­vel­men­te, re­che­a­do de ho­me­na­gens aos fi­lhos, aos pa­is, avós, côn­ju­ges, tor­tu­ra­do­res… (2) Co­me­mo­ra­ção pe­los 200 anos das ca­va­lha­das em Go­i­ás: A cul­tu­ra da/na po­lí­ti­ca; a po­lí­ti­ca da/na cul­tu­ra!

As­sis­ti­mos ao lon­go de nos­sas vi­das a apro­pria­ção do po­der sim­bó­li­co pe­lo po­der po­lí­ti­co. Ca­da in­di­ví­duo, po­li­ti­ca­men­te cor­re­to, “se po­si­cio­na de acor­do com o ca­pi­tal acu­mu­la­do – que po­de ser so­ci­al, cul­tu­ral, eco­nô­mi­co e sim­bó­li­co”. Ma­ni­fes­ta-se de acor­do com a sua for­ma de pen­sar, agir; com as su­as am­bi­ções, so­nhos; ne­ces­si­da­des di­fe­ren­tes que o faz sen­tir bem con­si­go pró­prio e com os ou­tros.

Em 1816, mor­re aos 81 anos no Con­ven­to das Car­me­li­tas – Rio de Ja­nei­ro – Do­na Ma­ria I (a lou­ca).

Em 1816, che­ga ao Bra­sil a Mis­são Ar­tís­ti­ca Fran­ce­sa tra­zen­do en­tre ou­tros ar­tis­tas, Je­an-Bap­tis­te De­bret e Ni­co­las An­to­i­ne Tau­nay.

Em 1816, foi apre­sen­ta­do, pe­la pri­mei­ra vez em Go­i­ás, o im­por­tan­te te­a­tro eques­tre a céu aber­to (ca­va­lha­da), em San­ta Cruz de Go­i­ás.

Ano 2016 vés­pe­ra dos fes­te­jos do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to (Pen­te­cos­tes), gi­ra a fo­lia do Di­vi­no de San­ta Cruz – (F) or­na­da de po­li­ti­ca!

Lem­bran­do que a Pro­vín­cia de Go­i­ás ti­nha o seu ter­ri­tó­rio cons­ti­tu­í­do por to­do o atu­al Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro, co­me­çan­do por Ube­ra­ba e ter­mi­nan­do nas di­vi­sas com o Ma­ra­nhão en­glo­ban­do to­do o es­ta­do do To­can­tins. Era go­ver­na­da re­li­gi­o­sa e es­pi­ri­tual­men­te pe­lo Bá­cu­lo da Di­o­ce­se do Rio de Ja­nei­ro. Em­bo­ra Dom Jo­ão VI, já hou­ves­se no­me­a­do con­for­me car­ta Ré­gia de 11 de de­zem­bro de 1810, Dom An­tô­nio Ro­dri­gues de Aguiar, na­tu­ral do Rio de Ja­nei­ro, co­mo bis­po da Pre­la­zia de Go­i­ás; con­fir­ma­do pe­la San­ta Sé foi em­pos­sa­do pe­lo seu en­tão pro­cu­ra­dor, Pa­dre Vi­cen­te Fer­rei­ra Bran­dão, em 13 de ja­nei­ro de 1811… Após a sa­gra­ção Dom An­tô­nio par­te pa­ra a sua pre­la­zia. No ter­cei­ro dia de vi­a­gem é aco­me­ti­do de vi­o­len­ta fe­bre ma­lig­na, nas mar­gens do Rio Iguas­su, Fre­gue­sia de Pi­lar. Re­ce­be to­dos os sa­cra­men­tos e vol­ta pa­ra o Rio. “Mor­re – em ple­no mar – a dois de ou­tu­bro, nos bra­ços de dois re­li­gi­o­sos ca­pu­chi­nhos, sem ja­mais co­nhe­cer a sua pre­la­zia nas mi­nas dos Go­i­a­ses”, diz Pa­dre Lí­vio do Mon­te Car­me­lo, no seu iné­di­to “Ga­le­ria dos Bis­pos”, se­ção de Ma­nus­cri­tos n. 316, BN/Rio de Ja­nei­ro.

Com a mor­te do en­tão pro­cu­ra­dor, pa­dre Vi­cen­te Fer­rei­ra Bran­dão, em 10 de maio de 1812, é no­me­a­do o pa­dre Jo­sé Vi­cen­te de Aze­ve­do No­ro­nha e Câ­me­ra co­mo Vi­gá­rio Ca­pi­tu­lar, Pro­cu­ra­dor que res­pon­de pe­la pre­la­zia di­an­te da Co­roa e a San­ta Sé. A es­te o vi­gá­rio de San­ta Cruz, de acor­do com tex­to re­ti­ra­do do li­vro do Tom­bo – Crô­ni­cas da Fre­gue­sia de San­ta Cruz de Go­i­ás – 1808 – 1832. Ar­qui­vo Di­o­ce­sa­no, Gou­vêa de Sá Al­bu­quer­que faz o pe­di­do de per­mis­são pa­ra cor­rer ca­va­lha­das nas fes­ti­vi­da­des de Pen­te­cos­tes, ce­le­bran­do a des­ci­da do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to. Pa­dre Gou­veia ar­gu­men­tou o iso­la­men­to do po­vo nes­te ser­tão dos Goya­ses: “A fal­ta de la­zer e di­ver­ti­men­to es­tá des­vi­an­do as al­mas pa­ra as fes­tas pro­fa­nas nos pa­go­des e vi­da mun­da­na.”

Con­ce­di­da a au­to­ri­za­ção, pe­lo Vi­gá­rio Ca­pi­tu­lar, foi apre­sen­ta­da a pri­mei­ra Ca­va­lha­da do es­ta­do de Go­i­ás, em San­ta Cruz de Go­i­ás, no Lar­go da Ma­triz, on­de ho­je es­tá a Ca­sa de Câ­ma­ra e Ca­deia, ano de 1816, ten­do co­mo pri­mei­ro Im­pe­ra­dor Cris­tão  Pa­dre Gou­veia de Sá Al­bu­quer­que. Os ca­va­lei­ros fo­ram trei­na­dos por Has­pa­si­a­no Da­go­ma­no.

O fol­gue­do re­lem­bra a vi­tó­ria dos Cris­tã­os so­bre os “san­gui­ná­rios” Mou­ros (pre­tos) de ori­gem ára­be e re­li­gi­ão is­lâ­mi­ca que in­va­di­ram a Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca.

Ä épo­ca Pa­dre Gou­veia man­dou con­fec­cio­nar o Ce­tro e a Co­roa de pra­ta pu­ra e a Ban­dei­ra do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to e ain­da man­dou fa­zer “pã­e­zi­nhos do Di­vi­no”, uma es­pé­cie de ros­ca da ra­i­nha be­sun­ta­da com cal­da ca­ra­me­la­da de açú­car, que de­pois de ben­zi­da eram dis­tri­bu­í­das de ca­sa em ca­sa do vi­la­re­jo co­mo gen­ti­le­za e cor­te­sia do Im­pe­ra­dor.

Ca­va­lha­das, uma be­li­ge­rân­cia re­li­gi­o­sa, ét­ni­co/ra­ci­al, cul­tu­ral… Re­co­nhe­ci­da no Bra­sil co­mo uma das im­por­tan­tes ex­pres­sões cul­tu­ra­is e fol­cló­ri­cas que é pas­sa­da de ge­ra­ção a ge­ra­ção. Traz à to­na a Me­mó­ria do en­fren­ta­men­to e dis­po­si­ção em di­fun­dir o cris­tia­nis­mo di­zi­mar os “bár­ba­ros” dan­do a Car­los Mag­no o pa­pel de de­fen­der o ca­to­li­cis­mo…

O Go­ver­no de Go­i­ás lan­ça o Cir­cui­to Ca­va­lha­das de Go­i­ás que se­rá re­a­li­za­do nas ci­da­des de Pal­mei­ras, Co­rum­bá, Pi­re­nó­po­lis, Ja­ra­guá, San­ta Cruz de Go­i­ás e São Fran­cis­co.

Nes­tes fes­te­jos não de­ve­mos es­que­cer a con­tra­dan­ça, o ba­tu­que, a Li­ra Oi­to de De­zem­bro, além da par­te re­li­gi­o­sa que é a ba­se do Im­pé­rio.

 

(Apa­re­ci­da Tei­xei­ra de Fá­ti­ma Pa­ra­gu­as­sú, his­to­ri­a­do­ra, pes­qui­sa­do­ra, mu­si­cis­ta, po­e­ti­sa, es­cri­to­ra. Ti­tu­lar Co­le­gi­a­do Na­ci­o­nal de Cul­tu­ras Po­pu­la­res do CNPC/Con­se­lho Na­ci­o­nal de Po­li­ti­ca Cul­tu­ral; se­cre­tá­ria da As­so­cia­ção dos Ami­gos de San­ta Cruz. fa­ti­par@hot­mail.com)

 


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