Opinião

Flávia Morais é exemplo para o país

Diário da Manhã

Publicado em 11 de agosto de 2018 às 22:00 | Atualizado há 7 anos

São tem­pos di­fí­ceis pa­ra o Bra­sil. Nos úl­ti­mos anos, o pa­ís cons­ta­tou a ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção do in­di­vi­dua­lis­mo, com o in­te­res­se in­di­vi­dual se so­bre­pon­do ao in­te­res­se co­le­ti­vo. Da­dos da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) apon­ta­ram que, en­tre 2014 e 2017, ope­ra­ções de com­ba­te à cor­rup­ção apu­ra­ram o des­vio de mais de R$ 48 bi­lhões. Se­gun­do a Di­re­to­ria de In­ves­ti­ga­ção de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do da PF, os des­vi­os fo­ram lo­ca­li­za­dos em vá­ri­as áre­as, co­mo sa­ú­de, edu­ca­ção, tran­spor­te, sa­ne­a­men­to bá­si­co e em fun­dos de apo­sen­ta­do­ria.

Di­an­te des­se ce­ná­rio, é pos­sí­vel acre­di­tar em mu­dan­ças? Co­mo fi­cam nos­sas fa­mí­lias ex­pos­tas aos es­cân­da­los, au­men­to do de­sem­pre­go, so­bres­sal­to da dis­pa­ri­da­de so­ci­o­e­co­nô­mi­ca e de ca­sos de vi­o­lên­cia e cri­ses em di­ver­sos se­to­res da so­ci­e­da­de? Pa­ra res­pon­der es­se ques­ti­o­na­men­to, é pre­ci­so com­pre­en­der que o ce­ná­rio po­lí­ti­cio atu­al é im­pre­vi­sí­vel e cheio de va­ri­an­tes, on­de pai­ra no ar in­cer­te­zas e in­cons­tân­cias.

Por­tan­to, nes­sa con­jun­tu­ra, é pre­ci­so es­ta­be­le­cer cri­té­rios ob­je­ti­vos pa­ra es­co­lher os can­di­da­tos, ava­li­ar o pas­sa­do de ca­da um e ana­li­sar as pro­pos­tas de cam­pa­nha. Pa­ra vol­tar a cres­cer, nós pre­ci­sa­mos de re­pre­sen­ta­ção efi­ci­en­te nos go­ver­nos es­ta­du­ais, as­sem­blei­as e no Con­gres­so Na­ci­o­nal. Em Go­i­ás, por exem­plo, um dos no­mes mais pre­pa­ra­dos é o da de­pu­ta­da fe­de­ral Flá­via Mo­ra­is.

Con­sa­gra­da com qua­se 160 mil vo­tos em 2014, nos úl­ti­mos qua­tro anos a par­la­men­tar hon­rou, em Bra­sí­lia, ca­da vo­to de con­fi­an­ça que re­ce­beu do po­vo go­i­a­no. Na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Flá­via Mo­ra­is apro­vou a Lei dos 60 di­as, que de­ter­mi­na que to­do pa­ci­en­te com cân­cer de­ve obri­ga­to­ri­a­men­te ini­ci­ar o seu tra­ta­men­to em no má­xi­mo 60 di­as após o di­ag­nos­ti­co da do­en­ça. Além de pen­sar nas ques­tões de sa­ú­de, a par­la­men­tar vo­tou con­tra a Re­for­ma Tra­ba­lhis­ta e lu­tou bra­va­men­te con­tra o avan­ço da Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia.

Mais do que is­so, com es­pe­ran­ça e de­ter­mi­na­ção, Flá­via Mo­ra­is, que é pro­fes­so­ra de edu­ca­ção fí­si­ca e que acre­di­ta que o es­por­te é um im­por­tan­te ins­tru­men­to de trans­for­ma­ção so­ci­al e me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da, pri­o­ri­ta­ria­men­te em áre­as de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al, foi con­tra a me­di­da Pro­vi­só­ria 841/18, que ten­tou di­la­pi­dar o Mi­nis­té­rio do Es­por­te. Tam­bém, ao pre­si­dir a Co­mis­são de Le­gis­la­ção Par­ti­ci­pa­ti­va (CLP), co­lo­cou em dis­cus­são o pro­je­to que su­ge­ria que os re­cur­sos des­vi­a­dos pe­la cor­rup­ção e re­cu­pe­ra­dos ju­di­cial­men­te fos­sem des­ti­na­dos pa­ra a ci­ên­cia e tec­no­lo­gia.

À vis­ta dis­so, Flá­via Mo­ra­is nos mos­tra que é pre­ci­so ter es­pe­ran­ça to­dos os di­as! Sua for­ça e de­ter­mi­na­ção re­for­ça que nos­sa lu­ta ja­mais po­de ser em vão. Sua atu­a­ção em di­ver­sas áre­as, co­mo edu­ca­ção, ha­bi­ta­ção, cul­tu­ra, as­sis­tên­cia so­ci­al e es­por­te, e a sua le­gí­ti­ma atu­a­ção em de­fe­sa da Sa­ú­de nos faz en­ten­der que a es­ta­bi­li­da­de de uma na­ção é re­sul­ta­do do aper­fei­ço­a­men­to de ini­ci­a­ti­vas que pro­mo­vem avan­ços so­ci­ais e qua­li­da­de de vi­da pa­ra to­das. Flá­via Mo­ra­is é, por­tan­to, o exem­plo da es­pe­ran­ça que de­ve con­ti­nu­ar!

 

(Pe­dro Fe­li­pe Xa­vi­er. Pre­si­den­te Es­ta­du­al da JSPDT/Go­i­ás)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias