Francisca, uma mulher de verdade
Diário da Manhã
Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 21:45 | Atualizado há 7 anos
No anonimato do cotidiano, Francisca é um dom de Deus. Bonitona, de pele clara sem uma mancha, uma ruga, – uniforme e firme, esconde os anos que já passaram. Francisquinha usa cabelo loiríssimo e de corte que em tudo faz lembrar a nostalgia e sofredora atriz Marilyn Monroe. A cabeleira de ambas são idênticas, corpo bonito, olhos esverdeados, mediana estatura. Chica para os próximos é minha irmã de criação. Crescemos juntas e ela é muito mais próxima de mim que todos irmãos que tenho.
É mãe de meus filhos, que a adoram e mãe de todos meus sobrinhos também. Apresentei a aparência física, mas Chica é um poço de virtudes e pureza. Consagrou-se a Deus desde adolescente, fez opção pelo celibato embora teve muitos namorados e ainda tem vários admiradores e amigos, que ainda visitam Chica para um cafezinho da hora, sempre acompanhado de biscoitos e petiscos da Velha Goiás. Essa mulher é humana é amiga e teve3 pedidos de casamento. Ela explicava, que desde jovem prometeu a Jesus, consagrar-se a ele, mesmo sem ser freira.
Um rapaz pediu ao meu pai (que era pai dela de criação) a mão em casamento. Era um bonito rapaz e exercia a profissão de dentista. O outro um conhecido ginecologista também quis casar-se com Chica. Mas ela respondia sempre que os amava de coração, mas preferia continuar solteira, queria que continuassem amigos, mas Chica dizia sempre não ter vocação para casar.
Alma boa e humilde, dedica a todos que a procuram uma palavra de animo, uma ajuda financeira, um agrado, um conforto sempre e um apoio, um gesto de carinhoso acolhimento. Quituteira de mão cheia, é malabarista e faz comidinhas goianas super deliciosas! O professor José Mendonça Telles, quando possuía um espaço para suas crônicas, escreveu “O empadão da Francisquinha” num jornal da cidade. Não só os manjares típicos de Vila Boa Chiquinha faz com garbo e propriedade. Essa boa figura faz pratos sofisticados e especiais.
Uma certa vez começamos um livro de receitas, mas se sentiu modesta para continuar nas receitas. Foi uma pena, senti muito! Mais um dom da Francisquinha: conta estórias para a meninada que ela cria, recria, reinventa! Também iniciamos um livro, que não foi adiante. Dizia que não era feita para publicar por escrito que gostava de inventar na hora quando os meninos a escutavam como se não bastasse, costura muito bem. Cria os modelos, sempre com toques de originalidade, algo que personaliza, fugindo aos modelitos comuns.
Chica curte decorar sua casa no Setor Sul, ao lado da casa de seus irmãos de criação. Adora plantas que enfeitam o recanto. Naquele cantinho ela cria, recebe inúmeros amigos, faz orações é super religiosa, tendo devoção firme com nossa Senhora de Guadalupe e receber graças para si e para outros que lhe pedem – e interessante: graças incontáveis acontecem. Alma pura como uma criança, é inteligente, criativa, sábia, madura nas atitudes, equilibrada caridosa, paciente com as pessoas e com as mazelas do mundo.
Francisquinha mora com uma afilhada; Gilvan que ajuda em seus afazeres de costuras, e o marido dela o David, dedicado enfermeiro que cuida de idosos e doentes crônicos. São ótimas pessoas que curtem a Chica com zelo e carinho. Chica veio pra servir as pessoas dando apoio, fazendo companhia, fabricando quitutes e estórias, consolando pessoas que lhe procuram-enfim é um privilégio ter Chica como irmã e amiga. Seu ibope com Deus é enorme dá para ver por seus pedidos para pessoas que são sempre atendidos. E as pessoas confiam muitíssimo em suas preces. Chica é mulher de fé. É mesmo uma sabia em todos instantes e ações. Chica é privilegiada por sua generosidade para com todos. Não admite ver alguém sofrer faz de tudo para que isso seja resolvido. Nunca conheci uma alma tão boa como Chica (abro exceção para citar meu pai, que deixou testemunho de uma bondade ímpar).
Chica ainda é super humilde não gosta de elogios. Aliás desconheço, alguém que reúna tantas qualidades como essa moça. Não gosta de aparecer em absoluto! No seu mundo mágico, cuida do gato do papagaio, e produz, cria, faz suas orações, recebe inúmeros amigos, vê suas novelinhas, papeia no telefone com “N” pessoas. Chica é mestra, é sábia, veio equipada para ser uma mulher de verdade. Nesses tempos cruéis que vivemos, Chica é um exemplo de pessoa que ampara, consola, vive risonha, feliz, sempre em “ligação direta” com o criador.
Falo que ela tem o celular de Jesus. É necessário que se comente pessoas assim, desse naipe, para que despertem nós esperanças, ânimo, alegria para que possamos crer que a vida tem compensações e que devemos confiar em ter muito mais esperanças no ser humano, do que descrença na humanidade – gente assim, nos dá ânimo, passamos a ver o mundo com alegria. Nem tudo está perdido na face desse planetinha bagunçado e problemático!
(Augusta Faro Fleury de Melo, poeta, escritora, membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Academia Goiana de Letras e pioneira da poesia infantil em Goiás.Tem os livros “A Friagem” e “Boca Benta de Paixão” (contos e adultos) traduzidos em inglês, espanhol e alemão)