Opinião

Francisca, uma mulher de verdade

Diário da Manhã

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 21:45 | Atualizado há 7 anos

No ano­ni­ma­to do co­ti­dia­no, Fran­cis­ca é um dom de Deus. Bo­ni­to­na, de pe­le cla­ra sem uma man­cha, uma ru­ga, – uni­for­me e fir­me, es­con­de os anos que já pas­sa­ram. Fran­cis­qui­nha usa ca­be­lo loi­rís­si­mo e de cor­te que em tu­do faz lem­brar a nos­tal­gia e so­fre­do­ra atriz Ma­rilyn Mon­roe. A ca­be­lei­ra de am­bas são idên­ti­cas, cor­po bo­ni­to, olhos es­ver­de­a­dos, me­di­a­na es­ta­tu­ra. Chi­ca pa­ra os pró­xi­mos é mi­nha ir­mã de cri­a­ção. Cres­ce­mos jun­tas e ela é mui­to mais pró­xi­ma de mim que to­dos ir­mãos que te­nho.

É mãe de meus fi­lhos, que a ado­ram e mãe de to­dos meus so­bri­nhos tam­bém. Apre­sen­tei a apa­rên­cia fí­si­ca, mas Chi­ca é um po­ço de vir­tu­des e pu­re­za. Con­sa­grou-se a Deus des­de ado­les­cen­te, fez op­ção pe­lo ce­li­ba­to em­bo­ra te­ve mui­tos na­mo­ra­dos e ain­da tem vá­rios ad­mi­ra­do­res e ami­gos, que ain­da vi­si­tam Chi­ca pa­ra um ca­fe­zi­nho da ho­ra, sem­pre acom­pa­nha­do de bis­coi­tos e pe­tis­cos da Ve­lha Go­i­ás. Es­sa mu­lher é hu­ma­na é ami­ga e te­ve3 pe­di­dos de ca­sa­men­to. Ela ex­pli­ca­va, que des­de jo­vem pro­me­teu a Je­sus, con­sa­grar-se a ele, mes­mo sem ser frei­ra.

Um ra­paz pe­diu ao meu pai (que era pai de­la de cri­a­ção) a mão em ca­sa­men­to. Era um bo­ni­to ra­paz e exer­cia a pro­fis­são de den­tis­ta. O ou­tro um co­nhe­ci­do gi­ne­co­lo­gis­ta tam­bém quis ca­sar-se com Chi­ca. Mas ela res­pon­dia sem­pre que os ama­va de co­ra­ção, mas pre­fe­ria con­ti­nu­ar sol­tei­ra, que­ria que con­ti­nu­as­sem ami­gos, mas Chi­ca di­zia sem­pre não ter vo­ca­ção pa­ra ca­sar.

Al­ma boa e hu­mil­de, de­di­ca a to­dos que a pro­cu­ram uma pa­la­vra de ani­mo, uma aju­da fi­nan­cei­ra, um agra­do, um con­for­to sem­pre e um apoio, um ges­to de ca­ri­nho­so aco­lhi­men­to. Qui­tu­tei­ra de mão cheia, é ma­la­ba­ris­ta e faz co­mi­di­nhas go­i­a­nas su­per de­li­cio­sas! O pro­fes­sor Jo­sé Men­don­ça Tel­les, quan­do pos­su­ía um es­pa­ço pa­ra su­as crô­ni­cas, es­cre­veu “O em­pa­dão da Fran­cis­qui­nha” num jor­nal da ci­da­de. Não só os man­ja­res tí­pi­cos de Vi­la Boa Chi­qui­nha faz com gar­bo e pro­pri­e­da­de. Es­sa boa fi­gu­ra faz pra­tos so­fis­ti­ca­dos e es­pe­ci­ais.

Uma cer­ta vez co­me­ça­mos um li­vro de re­cei­tas, mas se sen­tiu mo­des­ta pa­ra con­ti­nu­ar nas re­cei­tas. Foi uma pe­na, sen­ti mui­to! Mais um dom da Fran­cis­qui­nha: con­ta es­tó­ri­as pa­ra a me­ni­na­da que ela cria, re­cria, rein­ven­ta! Tam­bém ini­cia­mos um li­vro, que não foi adi­an­te. Di­zia que não era fei­ta pa­ra pu­bli­car por es­cri­to que gos­ta­va de in­ven­tar na ho­ra quan­do os me­ni­nos a es­cu­ta­vam co­mo se não bas­tas­se, cos­tu­ra mui­to bem. Cria os mo­de­los, sem­pre com to­ques de ori­gi­na­li­da­de, al­go que per­so­na­li­za, fu­gin­do aos mo­de­li­tos co­muns.

Chi­ca cur­te de­co­rar sua ca­sa no Se­tor Sul, ao la­do da ca­sa de seus ir­mãos de cri­a­ção. Ado­ra plan­tas que en­fei­tam o re­can­to. Na­que­le can­ti­nho ela cria, re­ce­be inú­me­ros ami­gos, faz ora­ções é su­per re­li­gi­o­sa, ten­do de­vo­ção fir­me com nos­sa Se­nho­ra de Gua­da­lu­pe e re­ce­ber gra­ças pa­ra si e pa­ra ou­tros que lhe pe­dem – e in­te­res­san­te: gra­ças in­con­tá­veis acon­te­cem. Al­ma pu­ra co­mo uma cri­an­ça, é in­te­li­gen­te, cri­a­ti­va, sá­bia, ma­du­ra nas ati­tu­des, equi­li­bra­da ca­ri­do­sa, pa­ci­en­te com as pes­so­as e com as ma­ze­las do mun­do.

Fran­cis­qui­nha mo­ra com uma afi­lha­da; Gil­van que aju­da em seus afa­ze­res de cos­tu­ras, e o ma­ri­do de­la o Da­vid, de­di­ca­do en­fer­mei­ro que cu­i­da de ido­sos e do­en­tes crô­ni­cos. São óti­mas pes­so­as que cur­tem a Chi­ca com ze­lo e ca­ri­nho. Chi­ca veio pra ser­vir as pes­so­as dan­do apoio, fa­zen­do com­pa­nhia, fa­bri­can­do qui­tu­tes e es­tó­ri­as, con­so­lan­do pes­so­as que lhe pro­cu­ram-en­fim é um pri­vi­lé­gio ter Chi­ca co­mo ir­mã e ami­ga.  Seu ibo­pe com Deus é enor­me dá pa­ra ver por seus pe­di­dos pa­ra pes­so­as que são sem­pre aten­di­dos. E as pes­so­as con­fi­am mui­tís­si­mo em su­as pre­ces. Chi­ca é mu­lher de fé. É mes­mo uma sa­bia em to­dos ins­tan­tes e ações. Chi­ca é pri­vi­le­gi­a­da por sua ge­ne­ro­si­da­de pa­ra com to­dos. Não ad­mi­te ver al­guém so­frer faz de tu­do pa­ra que is­so se­ja re­sol­vi­do. Nun­ca co­nhe­ci uma al­ma tão boa co­mo Chi­ca (abro ex­ce­ção pa­ra ci­tar meu pai, que dei­xou tes­te­mu­nho de uma bon­da­de ím­par).

Chi­ca ain­da é su­per hu­mil­de não gos­ta de elo­gi­os. Ali­ás des­co­nhe­ço, al­guém que reú­na tan­tas qua­li­da­des co­mo es­sa mo­ça. Não gos­ta de apa­re­cer em ab­so­lu­to! No seu mun­do má­gi­co, cu­i­da do ga­to do pa­pa­gaio, e pro­duz, cria, faz su­as ora­ções, re­ce­be inú­me­ros ami­gos, vê su­as no­ve­li­nhas, pa­peia no te­le­fo­ne com “N” pes­so­as. Chi­ca é mes­tra, é sá­bia, veio equi­pa­da pa­ra ser uma mu­lher de ver­da­de.  Nes­ses tem­pos cru­éis que vi­ve­mos, Chi­ca é um exem­plo de pes­soa que am­pa­ra, con­so­la, vi­ve ri­so­nha, fe­liz, sem­pre em “li­ga­ção di­re­ta” com o cri­a­dor.

Fa­lo que ela tem o ce­lu­lar de Je­sus. É ne­ces­sá­rio que se co­men­te pes­so­as as­sim, des­se nai­pe, pa­ra que des­per­tem nós es­pe­ran­ças, âni­mo, ale­gria pa­ra que pos­sa­mos crer que a vi­da tem com­pen­sa­ções e que de­ve­mos con­fi­ar em ter mui­to mais es­pe­ran­ças no ser hu­ma­no, do que des­cren­ça na hu­ma­ni­da­de – gen­te as­sim, nos dá âni­mo, pas­sa­mos a ver o mun­do com ale­gria. Nem tu­do es­tá per­di­do na fa­ce des­se pla­ne­ti­nha ba­gun­ça­do e pro­ble­má­ti­co!

 

(Au­gus­ta Fa­ro Fleury de Me­lo, po­e­ta, es­cri­to­ra, mem­bro da Aca­de­mia Fe­mi­ni­na de Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás, Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e pi­o­nei­ra da po­e­sia in­fan­til em Go­i­ás.Tem os li­vros “A Fri­a­gem” e “Bo­ca Ben­ta de Pai­xão” (con­tos e adul­tos) tra­du­zi­dos em in­glês, es­pa­nhol e ale­mão)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias