Opinião

“Fraternidade e superação da violência”

Diário da Manhã

Publicado em 17 de fevereiro de 2018 às 21:27 | Atualizado há 7 anos

O te­ma da Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de des­te ano de 2018 se­rá “Fra­ter­ni­da­de e su­pe­ra­ção da vi­o­lên­cia”, ten­do co­mo le­ma Em Cris­to so­mos to­dos ir­mãos (Mt 23,8), é um te­ma opor­tu­no pa­ra que pos­sa­mos re­fle­tir,  ten­do em vis­ta  o  al­to grau de com­ple­xi­da­de  que o te­ma su­ge­re.  A vi­o­lên­cia per­pas­sa por vá­rios ca­mi­nhos, cu­jos le­ques de­sas­tro­sos re­me­tem-se às es­pe­ci­fi­ci­da­des no con­tex­to hu­ma­no, com pre­ju­í­zos pa­ra fau­na, flo­ra, en­fim pa­ra a vi­da.  São as­pec­tos que con­ver­gem pa­ra um mun­do vi­o­len­to, on­de as pes­so­as não têm mais li­ber­da­de, es­tão en­clau­su­ra­das den­tro de seus la­res.  As­sim, po­de-se re­fle­tir o te­ma da Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de nos três 3 ei­xos: his­tó­ri­co-an­tro­po­ló­gi­cos, só­ci­o­es­tru­tu­ra­is e as ma­ni­fes­ta­ções da Vi­o­lên­cia na so­ci­e­da­de.

A vi­o­lên­cia na con­vi­vên­cia hu­ma­na – é cons­ta­ta­da pe­la cul­tu­ra da ne­ga­ção do ou­tro, dos in­di­vi­dua­lis­mos, au­sên­cia de opor­tu­ni­da­des no tra­ba­lho, nas es­co­las, no meio so­ci­o­cul­tu­ral etc.; A vi­o­lên­cia nas es­tru­tu­ras so­ci­ais são ori­un­das da eco­no­mia/mer­ca­do, da  acu­mu­la­ção do ca­pi­tal, do con­su­mo, da de­si­gual­da­de e da vi­o­la­ção dos di­rei­tos fun­da­men­tais; A Vi­o­lên­cia ma­ni­fes­ta­da na so­ci­e­da­de – Aqui são enu­me­ra­dos os  mais va­ri­a­dos ti­pos de vi­o­lên­cias que as­sus­tam o mun­do. É re­ves­ti­do de dor, do des­con­tro­le so­ci­al, que pro­mo­ve a de­sor­dem con­ta­gi­an­te no mun­do das dro­gas; da cri­mi­na­li­za­ção; da dis­cri­mi­na­ção do po­bre, do ne­gro; dos po­vos in­dí­ge­nas, das mu­lhe­res ví­ti­mas de vi­o­lên­cia do­més­ti­ca; do fe­mi­ni­cí­dio;  da ex­plo­ra­ção se­xu­al e trá­fi­co hu­ma­no, pa­ra o  tra­ba­lho;  Vi­o­lên­cia no con­tex­to ur­ba­no (con­fli­to pe­la ter­ra);  In­to­le­rân­cia de ra­ça, gê­ne­ro e re­li­gi­ão;  vi­o­lên­cia ver­bal; vi­o­lên­cia no trân­si­to.

Nes­te con­tex­to, co­lo­co a mu­lher no uni­ver­so dos mais va­ri­a­dos ti­pos de vi­o­lên­cia.  Quan­do se fa­la em vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher é im­por­tan­te sa­li­en­tar que es­sa vi­o­lên­cia exis­te em vá­rios ní­veis, pre­sen­tes não só em tex­tos le­gais, mas tam­bém em tex­tos de mí­dia de um mo­do ge­ral. Pa­ra­le­la­men­te a his­to­ria da hu­ma­ni­da­de, es­cre­ve as his­to­ri­as de lu­tas das mu­lhe­res; his­tó­ria ob­scu­re­ci­da e tam­bém cons­tru­í­da por mu­lhe­res que es­tão si­tu­a­das no pó­lo su­bal­ter­no das re­la­ções de po­der. As­sim, na di­co­to­mia “mas­cu­li­no-fe­mi­ni­no” a pri­ma­zia é da­da ao ho­mem e a mu­lher pas­sa a ser jul­ga­da, vi­ti­mi­za­da, por ocu­par um es­pa­ço que ain­da nem tem e que é si­nô­ni­mo de  fra­gi­li­da­de.

Ve­jo que es­te te­ma da Cam­pa­nha da fra­ter­ni­da­de é o cha­ma­do que to­dos nós pre­ci­sa­mos ou­vir. O cha­ma­do que so­ma­do a tan­tos ou­tros, ten­de a ser ou­vi­do. O fe­nô­me­no da vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher ocor­re nas so­ci­e­da­des há mi­lha­res de anos, en­tre­tan­to, de­mo­rou-se a tor­nar co­nhe­ci­do pe­lo fa­to de que, em sua mai­o­ria, acon­te­ce prin­ci­pal­men­te no âm­bi­to pri­va­do. Abre-se en­tão um le­que de re­fle­xões so­bre es­ta ques­tão, den­tre elas: por­que se­rá que quan­do  con­se­gue de­nun­ci­ar a vi­o­lên­cia da qual foi ví­ti­ma, a mu­lher mui­tas ve­zes    de­sis­te, so­li­ci­ta a re­ti­ra­da da quei­xa? A Se­cre­ta­ria de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res es­tá so­li­dá­ria à Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de pa­ra so­mar voz, pa­ra di­zer que to­das as si­tu­a­ções me­di­a­das pe­las gra­ças de Deus, ten­dem a  en­con­trar o ca­mi­nho da paz. Co­mo  cris­tã­os pre­ci­sa­mos re­ver nos­sos con­cei­tos de for­ma cons­tan­te e abra­çar as cau­sas de mu­dan­ças que pro­mo­vam um mun­do me­lhor e mais fra­ter­no.

 

(Cé­lia Va­la­dão. Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, Can­to­ra, Ba­cha­rel em Di­rei­to)


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