Opinião

Frente Ampla Nacional

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 23:30 | Atualizado há 8 anos

Ho­je, na gra­ve cri­se po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca, so­ci­al e ins­ti­tu­ci­o­nal que o Bra­sil atra­ves­sa, as Fren­tes Po­lí­ti­cas Po­pu­la­res (Fren­te Bra­sil Po­pu­lar, Fren­te Po­vo Sem Me­do e ou­tras) – que in­te­gram Par­ti­dos Po­lí­ti­cos Po­pu­la­res (ou Cor­ren­tes Po­pu­la­res de Par­ti­dos Po­lí­ti­cos), Sin­di­ca­tos de Tra­ba­lha­do­res, Cen­tra­is Sin­di­cais de Tra­ba­lha­do­res, Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res e Cen­tra­is de Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res sen­tem, ca­da vez mais, a ne­ces­si­da­de de se unir nu­ma Fren­te Am­pla Na­ci­o­nal (uma Fren­te de Fren­tes) pa­ra que sua ação po­lí­ti­ca se­ja mais or­gâ­ni­ca, mais abran­gen­te e mais efi­caz.

Man­ten­do a iden­ti­da­de e va­lo­ri­zan­do as di­fe­ren­ças (e até as di­ver­gên­cias) das di­ver­sas Fren­tes Po­lí­ti­cas Po­pu­la­res na apre­sen­ta­ção de Pro­pos­tas e na es­co­lha de Es­tra­té­gias pa­ra os vá­rios mo­men­tos his­tó­ri­cos do pro­ces­so de cons­tru­ção do Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar, a Fren­te Am­pla Na­ci­o­nal de­ve – so­bre­tu­do nes­te tem­po de cri­se – exer­cer sua mi­li­tân­cia em dois ní­veis.

  1. Em ní­vel con­jun­tu­ral: con­cla­man­do to­da a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra a se mo­bi­li­zar, to­mar as ru­as e as pra­ças e gri­tar bem al­to e for­te: Fo­ra Te­mer! Di­re­tas já! Ne­nhum di­rei­to a me­nos! (e ou­tras pa­la­vras de or­dem).
  2. Em ní­vel es­tru­tu­ral: dan­do to­dos os pas­sos pos­sí­veis e ne­ces­sá­rios pa­ra der­ro­tar (su­pe­rar) o pro­je­to ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral e cons­tru­ir o Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar pa­ra o Bra­sil (e pa­ra o mun­do).

Atu­al­men­te, na prá­ti­ca po­lí­ti­ca, po­de­mos as­su­mir três po­si­cio­na­men­tos: o de quem quer man­ter o pro­je­to po­lí­ti­co do­mi­nan­te (con­ser­va­dor), o de quem quer re­for­má-lo (re­for­mis­ta) e o de quem quer trans­for­má-lo (trans­for­ma­dor, li­ber­ta­dor).

Por ser a his­tó­ria hu­ma­na di­nâ­mi­ca e con­tra­di­tó­ria (di­a­lé­ti­ca), es­ses po­si­cio­na­men­tos não são três com­par­ti­men­tos es­tan­ques, sem ne­nhu­ma co­mu­ni­ca­ção mú­tua. En­tre seus de­fen­so­res – mes­mo que se­ja por ra­zões di­fe­ren­tes – po­de ha­ver, por exem­plo, “acor­dos pon­tu­ais” so­bre al­gu­ma prá­ti­ca po­lí­ti­ca con­cre­ta, mas nun­ca “ali­an­ça”, que su­põe co­mu­nhão de ide­ais e de uto­pi­as.

O que ca­rac­te­ri­za o pro­je­to po­lí­ti­co do­mi­nan­te (pro­je­to ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral)? Ele é um “sis­te­ma eco­nô­mi­co iní­quo” (Do­cu­men­to de Apa­re­ci­da – DA 385) ou um “sis­te­ma ne­fas­to”, por­que con­si­de­ra “o lu­cro co­mo o mo­ti­vo es­sen­cial do pro­gres­so eco­nô­mi­co, a con­cor­rên­cia co­mo lei su­pre­ma da eco­no­mia, a pro­pri­e­da­de pri­va­da dos bens de pro­du­ção co­mo um di­rei­to ab­so­lu­to, sem li­mi­tes nem obri­ga­ções cor­res­pon­den­tes” (Pau­lo VI. Po­pu­lo­rum Pro­gres­sio – PP 26).

O sis­te­ma eco­nô­mi­co ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral cria pro­fun­das de­si­gual­da­des so­ci­ais, opri­me, mar­gi­na­li­za e des­car­ta os po­bres. Co­mo diz o Pa­pa Fran­cis­co aos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res (Bo­lí­via, ju­lho de 2015), “es­te sis­te­ma é in­su­por­tá­vel: ex­clui, de­gra­da, ma­ta!”.

Pa­ra o pro­je­to po­lí­ti­co ne­o­li­be­ral, o im­por­tan­te não é a vi­da do po­vo, mas o deus-mer­ca­do e os in­te­res­ses dos seus ser­vi­do­res e ado­ra­do­res. Do pon­to de vis­ta es­tru­tu­ral, ele é de­su­ma­no, an­ti­é­ti­co e, por­tan­to, an­ti­cris­tão.

Os de­fen­so­res des­se pro­je­to po­lí­ti­co po­dem até acei­tar al­gu­mas mu­dan­ças, mas só se for pa­ra mo­der­ni­zar o sis­te­ma e tor­ná-lo mais efi­ci­en­te. Nun­ca pen­sam em mu­dan­ças de es­tru­tu­ras. Com as mi­ga­lhas que so­bram da me­sa dos ri­cos, pro­mo­vem pro­gra­mas cha­ma­dos de dis­tri­bui­ção de ren­da, que – por sua am­bi­gui­da­de – de um la­do, ser­vem pa­ra ame­ni­zar si­tu­a­ções de ex­tre­ma po­bre­za (o que é sem­pre po­si­ti­vo) e, de ou­tro la­do, pa­ra co­op­tar os tra­ba­lha­do­res e evi­tar que se trans­for­mem nu­ma ame­a­ça pa­ra a se­gu­ran­ça e os in­te­res­ses do pró­prio sis­te­ma. Na re­a­li­da­de, po­rém, es­ses pro­gra­mas não dis­tri­bu­em a ren­da, mas sim­ples­men­te res­ti­tu­em ao po­vo uma pe­que­na e in­sig­ni­fi­can­te par­ce­la da­qui­lo que é sis­te­má­ti­ca e per­ma­nen­te­men­te rou­ba­do (rou­bo le­ga­li­za­do e ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­do) dos po­bres na ex­plo­ra­ção da mão de obra e nos im­pos­tos so­bre os pro­du­tos de pri­mei­ra ne­ces­si­da­de.

O que ca­rac­te­ri­za o pro­je­to po­lí­ti­co re­for­mis­ta (pro­je­to ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral re­for­ma­do)? As re­for­mas – di­zem os de­fen­so­res des­se pro­je­to – têm por ob­je­ti­vo um “ca­pi­ta­lis­mo com sen­si­bi­li­da­de e res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al e am­bien­tal” um “ca­pi­ta­lis­mo de ros­to hu­ma­no”, um “ca­pi­ta­lis­mo hu­ma­ni­za­do”, com a re­du­ção das de­si­gual­da­des so­ci­ais e a bus­ca do bem es­tar so­ci­al e am­bien­tal. É a cha­ma­da Ter­cei­ra Via, dou­tri­na po­lí­ti­co-eco­nô­mi­ca, ide­a­li­za­da por An­thony Gid­dens, im­pul­si­o­na­da por Tony Bla­ir e Li­o­nel Jas­pin, e que ga­nhou for­ça com o chan­ce­ler Ger­hard Schro­e­der e ou­tros.

Uma per­gun­ta: se o ca­pi­ta­lis­mo ne­o­li­be­ral é es­tru­tu­ral­men­te de­su­ma­no, po­de ser hu­ma­ni­za­do? Pe­la ló­gi­ca, a res­pos­ta é: não. O má­xi­mo que po­de ser fei­to é ame­ni­zar, em de­ter­mi­na­das si­tu­a­ções con­jun­tu­ra­is, seus efei­tos iní­quos.

O que ca­rac­te­ri­za o pro­je­to po­lí­ti­co trans­for­ma­dor, li­ber­ta­dor (Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar)? Co­mo pro­je­to al­ter­na­ti­vo, ele vi­sa mu­dar as es­tru­tu­ras e su­pe­rar o ca­pi­ta­lis­mo ne­o­li­be­ral, abrin­do ca­mi­nhos pa­ra um so­ci­a­lis­mo re­al­men­te de­mo­crá­ti­co e co­mu­ni­tá­rio.

Um aler­ta: “Atu­al­men­te, mul­ti­pli­cam-se sem ces­sar as re­la­ções do ser hu­ma­no com os seus se­me­lhan­tes, ao mes­mo tem­po que a pró­pria so­ci­a­li­za­ção in­tro­duz no­vas li­ga­ções, sem no en­tan­to fa­vo­re­cer em to­dos os ca­sos uma con­ve­nien­te ma­tu­ra­ção das pes­so­as e re­la­ções ver­da­dei­ra­men­te pes­so­ais (a per­so­na­li­za­ção)” (Con­cí­lio Ecu­mê­ni­co Va­ti­ca­no II. A Igre­ja no mun­do de ho­je – GS, 6). O de­sa­fio é bus­car sem­pre mais a in­te­gra­ção en­tre “so­ci­a­li­za­ção” e “per­so­na­li­za­ção”.

O Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar “é a so­ci­e­da­de que que­re­mos cons­tru­ir, é o ob­je­ti­vo a ser al­can­ça­do. Ele de­ve­rá es­ti­mu­lar o tra­ba­lho de ba­se, a for­ma­ção mi­li­tan­te e as ações con­jun­tas pa­ra a trans­for­ma­ção de nos­sa so­ci­e­da­de. O ca­rá­ter do nos­so pro­je­to não é ape­nas rei­vin­di­ca­ti­vo, mas bus­ca cons­tru­ir uni­da­de e for­ça so­ci­al pa­ra a trans­for­ma­ção pro­fun­da das re­la­ções de pro­du­ção”.

Pa­ra is­so, pre­ci­sa­mos cons­tru­ir o Po­der Po­pu­lar – co­mo ser­vi­ço – que con­sis­te na “or­ga­ni­za­ção au­tô­no­ma e in­de­pen­den­te do po­vo em su­as lu­tas con­cre­tas, se­jam elas lo­ca­is ou re­gi­o­nais, de âm­bi­to na­ci­o­nal ou in­ter­na­ci­o­nal”, co­mo “um pro­ces­so per­ma­nen­te de bus­ca por igual­da­de e jus­ti­ça”, na pro­mo­ção e de­fe­sa dos Di­rei­tos Am­bien­tais, Po­lí­ti­cos, So­ci­ais, Ci­vis, Eco­nô­mi­cos e Cul­tu­ra­is (II As­sem­bleia Po­pu­lar Na­ci­o­nal. Pro­je­to Po­pu­lar pa­ra o Bra­sil na cons­tru­ção do Bra­sil que que­re­mos. Lu­zi­â­nia, 25-28/05/10, p. 6-9).

Em ou­tras pa­la­vras, o Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar é o pro­je­to do Bem Vi­ver, do Bem Con­vi­ver. Je­sus de Na­za­ré, “pro­fe­ta da mai­or Uto­pia (‘que se­ja­mos bons co­mo Deus é bom, que nos ame­mos co­mo Ele nos amou, que de­mos a vi­da pe­las pes­so­as que ama­mos’) pro­mul­gou, com sua vi­da, sua mor­te e sua vi­tó­ria so­bre a mor­te, o Bem Vi­ver do Rei­no de Deus. Ele é pes­so­al­men­te um pa­ra­dig­ma, pe­re­ne e uni­ver­sal, do Bem Vi­ver, do Bem Con­vi­ver” (Pe­dro Ca­sal­dá­li­ga. La­ti­no-ame­ri­ca­na Mun­di­al 2012, p. 11).

O ar­gu­men­to do prag­ma­tis­mo po­lí­ti­co, tão usa­do pe­los cha­ma­dos Go­ver­nos pro­gres­sis­tas, de­ve nos le­var a to­mar con­sci­ên­cia da­qui­lo que – em de­ter­mi­na­das con­di­ções ob­je­ti­vas con­cre­tas – é pos­sí­vel fa­zer pa­ra cons­tru­ir o Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar e não pa­ra pro­mo­ver e for­ta­le­cer o pro­je­to ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral. Co­mo se po­de der­ro­tar ou su­pe­rar o pro­je­to ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral fa­zen­do acor­dos que o pro­mo­vem e o for­ta­le­cem?

Não me­re­ce uma au­to­crí­ti­ca a prá­ti­ca po­lí­ti­ca so­ci­al-de­sen­vol­vi­men­tis­ta (ou ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral “ma­qui­a­da”) que le­vou os Go­ver­nos pre­si­di­dos pe­lo PT “a dar aten­ção às de­man­das po­pu­la­res, des­de que não con­tra­ri­as­sem a po­lí­ti­ca ma­cro­e­co­nô­mi­ca de ins­pi­ra­ção ne­o­li­be­ral”? (CEBs e os de­sa­fi­os do mun­do ur­ba­no. Tex­to Ba­se do 14º In­te­re­cle­sial das CEBs, 23-27 de ja­nei­ro de 2018, Lon­dri­na – Pr, p. 27-28).

E ain­da: um Go­ver­no com­pro­me­ti­do com a cons­tru­ção do Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar não de­ve­ria exer­cer o po­der-ser­vi­ço or­ga­ni­ca­men­te li­ga­do (com seu apoio e sua so­li­da­ri­e­da­de) às Fren­tes Po­lí­ti­cas Po­pu­la­res e – se fir­mar – com a Fren­te Am­pla Na­ci­o­nal? O que nós que­re­mos im­ple­men­tar e for­ta­le­cer sem­pre mais é a go­ver­na­bi­li­da­de po­pu­lar e não a go­ver­na­bi­li­da­de ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral!

Co­mo re­sul­ta­do do es­for­ço con­jun­to das Fren­tes Po­lí­ti­cas Po­pu­la­res no pro­ces­so de cons­tru­ção do Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar, ti­ve­mos uma gran­de mo­bi­li­za­ção em to­dos os can­tos do pa­ís: nos di­as 8 e 15 de mar­ço, na Gre­ve Ge­ral de 28 de abril, no Ocu­pa Bra­sí­lia em 24 de maio e, por úl­ti­mo, na Gre­ve Ge­ral de 30 de ju­nho. Por sua vez, co­mo re­sul­ta­do da gran­de mo­bi­li­za­ção e do am­plo de­ba­te com a so­ci­e­da­de, con­se­gui­mos fre­ar a tra­mi­ta­ção da Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia e re­pro­var na Co­mis­são de As­sun­tos Eco­nô­mi­cos do Se­na­do (CAS) a Re­for­ma Tra­ba­lhis­ta. Tu­do is­so é uma gran­de vi­tó­ria que pre­ci­sa ser co­me­mo­ra­da.

No Bra­sil atu­al, a Fren­te Am­pla Na­ci­o­nal – que já é uma re­a­li­da­de – po­de­rá se tor­nar a gran­de for­ça pro­pul­so­ra do Pro­je­to Po­lí­ti­co Po­pu­lar. Es­sa é a nos­sa es­pe­ran­ça!

(Leia tam­bém na in­ter­net o ar­ti­go “So­bre o Pla­no Po­pu­lar de Emer­gên­cia”).

Se Deus qui­ser, vol­ta­rei a es­cre­ver na 1ª se­ma­na de agos­to.

 

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, Fra­de do­mi­ni­ca­no, Dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção – SP), Pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG, E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])


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