Galileu Galilei: Covarde ou Herói?
Diário da Manhã
Publicado em 8 de abril de 2021 às 09:32 | Atualizado há 4 anos
Por Tarek Chaher Kalaoun
Época renascentista, nasce em Pisa, noroeste italiano no dia 15 de fevereiro de 1564, um menino chamado Galileu Galilei filho de músico e comerciante. Em 1574 sua família volta para Florença (suas origens) recebendo nestas suas cidades a sua primeira educação humanística. Passou algum tempo no monastério de Santa Maria de Vallombrosa onde aprendeu os primeiros fundamentos de Lógica.
Em 1581 foi matriculado na Universidade de Pisa, na faculdade “dos artistas” como aluno de medicina, que era o desejo da sua família seguindo o exemplo do seu antepassado, o irmão do seu bisavô magister Galilaeus de Galiaeis (entre 1446 e 1451), porém, não concluiu por falta de interesse. Em 1585 Galileu viajou para Florença para a casa da família e escondido do pai iniciou, com um amigo da família Ostilio Ricci discípulo do algebrista Nicolò Tartaglia, o estudo da matemática. Ao ver seu entusiasmo e dedicação, seu pai consentiu os seus estudos na ciência preferida. O interesse do Galileu era a observação e procurou professor de filosofia Francesco Bonamico, também amigo da família, que ligava a matemática com a observação. (nada tem a ver com a física no sentido moderno do termo).
Galileu se aprofunda cada vez mais nessa matematização e explicação metafísica dos fenômenos e depara com a seguinte questão: Geocentrismo. – A base da ligação da observação astronômica com a matemática se deu com o alexandrino Claudius Ptolomeu – O pensamento europeu nessa época era controlado por duas forças poderosa: A Igreja Católica Romana e a filosofia aristotélica. A igreja tinha influência sobre a vida da maioria dos europeus que controlava as pessoas pela proibição completa de ensinar qualquer coisa que se desviasse do que estava escrito na Bíblia. Para ter controle disso, criou a Inquisição, que censurava livros que não concordassem com os ensinamentos católicos tradicionais, processando aqueles com pensamentos hereges.
A visão egocêntrica que a humanidade da época tinha, é crer no “erro” de Aristóteles em pensar que a terra está fixa no ponto central do universo, imóvel e que o sol, a lua e todos os planetas conhecidos até então, girava ao redor dela. Sendo o homem foi feito à semelhança de Deus, então é justo que a terra assumisse o centro do universo. Galileu foi tachado por heresia em aceitar e divulgar a ideia heliocêntrica do Nicolau Copérnico em ter afirmado que a terra era apenas um planeta que girava em torno do sol. A Inquisição culpa-o de heresia. Para não ser condenado a fogueira como foi com Giordano Bruno, Galileu volta atrás proclamando que a terra era o centro do universo. Assim, foi condenado a prisão perpétua na sua residência. “Eppur si muove”, (porém se move), frase dita por Galileu saindo do tribunal murmurando. Galileu morre dia 08 de janeiro de 1642.
No ano 2000, o Papa João Paulo II emitiu um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2000 anos, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição. Afinal você decide: Covarde ou Herói?
Tarek Chaher Kalaoun Graduado em licenciatura em Física pela UCG e mestre em Ciências da religião pela PUC-GO, Professor de Física e Cálculo na Centro Universitário UniAraguaia.