Opinião

Ganância e manipulação

Redação DM

Publicado em 20 de maio de 2016 às 02:17 | Atualizado há 9 anos

Por tu­do o que ve­mos no mun­do, che­ga­mos a uma úni­ca con­clu­são, os pro­ble­mas da hu­ma­ni­da­de es­tão re­la­ci­o­na­dos à ga­nân­cia que o ser hu­ma­no tem pe­lo po­der, pe­lo di­nhei­ro, pe­la vai­da­de. Não se tra­ta de sis­te­mas de go­ver­no, de mei­os de co­mu­ni­ca­ção, de mei­os de pro­du­ção, ou do mun­do em que vi­ve­mos, tra­ta-se ape­nas de ga­nân­cia, ga­nân­cia em que­rer ser sem­pre me­lhor, o mais ele­gan­te, a mais gos­to­sa, o mais ri­co, o mais es­per­to, o mais bo­ni­to, o mais pro­du­ti­vo, o mais de­sen­vol­to, o mais po­lí­ti­co, en­tre ou­tros in­fin­dá­veis mais que se pos­sam en­con­trar. A ga­nân­cia es­ta des­tru­in­do a fa­mí­lia, a so­ci­e­da­de, os mei­os de pro­du­ção, o meio am­bi­en­te, o de­sen­vol­vi­men­to, a li­ber­da­de, o amor. Gra­ças a ga­nân­cia, a to­le­rân­cia com a vi­da e o ser hu­ma­no fi­ca­ram pa­ra 2º, 3º, 4º pla­nos. É pe­la ga­nân­cia que tam­bém exis­te o tra­ta­men­to di­fe­ren­ci­a­do en­tre as pes­so­as. Pois o que im­por­ta é o que se tem e não o que se é. É im­pres­sio­nan­te co­mo ser hu­ma­no é ego­ís­ta e só pen­sa em si, no­ven­ta por cen­to dos pro­ble­mas da hu­ma­ni­da­de es­tão atre­la­dos ao ego­ís­mo das pes­so­as.

Ho­nes­to não é só um ca­ra que não rou­ba. A ho­nes­ti­da­de es­ta em tu­do que se faz.

A ar­te de ma­ni­pu­lar con­sis­te ba­si­ca­men­te em con­tar uma ver­da­de par­ci­al. O ma­ni­pu­la­dor não mos­tra to­da a ver­da­de, ape­nas uma par­te de­la e con­clui uma men­ti­ra. As­sim, quan­do se vê um no­ti­ci­á­rio, por exem­plo, ele mui­tas ve­zes re­la­ta fa­tos pe­la me­ta­de, não con­ta to­do o ocor­ri­do, mos­tra ape­nas a par­te que lhe in­te­res­sa e men­te so­bre o res­to, ou in­for­ma da­dos que não ex­pli­cam to­do o con­tex­to, que não mos­tram o que re­al­men­te acon­te­ce. Quem de­têm o po­der da in­for­ma­ção, por exem­plo, a mí­dia, po­de fa­cil­men­te ma­ni­pu­lar os da­dos. Co­mo na épo­ca da Gré­cia, os im­pe­ra­do­res com re­ceio que o po­vo se re­vol­tas­se con­tra as ma­ze­las, ins­ti­tu­ía a po­lí­ti­ca do pão e cir­co, que era dar co­mi­da e en­tre­te­ni­men­to pa­ra o po­vo e as­sim fa­zer com que eles es­que­ces­sem dos pro­ble­mas. No mun­do atu­al as coi­sas não mu­da­ram tan­to as­sim, a mí­dia man­têm o en­tre­te­ni­men­to va­zio e as po­lí­ti­cas as­sis­ten­ci­a­lis­tas e elei­to­rei­ras fa­zem o pa­pel do com­ba­te à fo­me. En­tre­tan­to não exis­tem re­ais me­lho­ras pa­ra a po­pu­la­ção. A ar­te da ma­ni­pu­la­ção es­ta pre­sen­te em nos­so dia a dia, em nos­sos tri­bu­nais, em nos­sos tra­ba­lhos. Sim, por­que as pes­so­as men­tem des­ca­ra­da­men­te, men­tem no am­bi­en­te de tra­ba­lho, men­tem nos tri­bu­nais, men­tem quan­do fa­lam de amor, men­tem quan­do fa­lam de re­li­gi­ão, men­tem na po­lí­ti­ca. Vi­ve­mos uma so­ci­e­da­de de men­ti­ras, de hi­po­cri­sia, de faz de con­ta.

Sa­be qual é o pro­ble­ma do mun­do? É que tem mui­ta gen­te que se acha es­per­ta de­mais. É o que es­ta so­bran­do, gen­te “es­per­ta” de­mais. E o que é ser es­per­to? Se dar bem de um jei­to ou de ou­tro.

Es­ses são di­as des­le­ais, eis que meu al­goz diz pa­ra si mes­mo..me dei bem e es­se idi­o­ta ai com o que fi­cou? E ele diz is­so por­que ele vo­mi­ta to­do ti­po de imun­di­cie e hi­po­cri­sia.

Eu me per­gun­to a cer­tas pes­so­as. Por­que vo­cês se jul­gam su­pe­ri­o­res? Por aca­so o vos­so di­rei­to é mai­or que dos ou­tros? Por aca­so o que vo­cês têm e con­se­guem não lhes foi da­do por Deus? Deus não faz dis­tin­ção quan­do jul­ga as pes­so­as. No en­tan­to vo­cês se jul­gam su­pe­ri­o­res, me­lho­res. Gen­te hi­pó­cri­ta.

Vo­cês são in­jus­tos jus­ta­men­te por­que são maus. Por­que uma coi­sa é per­do­ar e ou­tra é ser in­jus­to, mas vo­cês mis­tu­ram as coi­sas, as­sim co­mo fa­zem com o que é pú­bli­co e o que é pri­va­do, o que é pro­fis­si­o­nal e o que é pes­so­al. Per­do­ar não é agir co­mo se o ato nun­ca ti­ves­se exis­ti­do, per­do­ar é dar uma se­gun­da chan­ce.

No mun­do atu­al as pes­so­as es­tão fi­can­do ca­da vez mais ego­cên­tri­cas, chei­as de di­rei­tos e se es­que­cen­do dos de­ve­res. As­sim co­mo na di­ta­du­ra do ca­pi­tal em que as em­pre­sas de­ter­mi­nam co­mo as pes­so­as de­vem pen­sar, nas re­la­ções in­ter­pes­so­ais as pes­so­as tam­bém de­ter­mi­nam co­mo al­guém de­ve pen­sar pa­ra fa­zer par­te do “gru­po”. É a di­ta­du­ra do “ser”. Co­mo já ha­via fa­la­do, em nos­sa so­ci­e­da­de so­mos li­vres pa­ra tro­car seis por meia dú­zia, so­mos li­vres pa­ra fa­lar de coi­sas fú­te­is, pa­ra con­su­mir e com­prar tu­do quan­to pu­der, pa­ra ver inú­me­ras pro­pa­gan­das e por fi­nal con­cluo: so­mos li­vres pa­ra não pen­sar. Não so­mos os cli­en­tes, so­mos as en­gre­na­gens de um sis­te­ma sór­di­do, que bus­ca tão so­men­te a ex­plo­ra­ção e alie­na­ção da mas­sa. E as­sim co­mo a nos­sa so­ci­e­da­de tem o seu mo­do es­te­re­o­ti­pa­do de ser, as pes­so­as que do­mi­nam que­rem tam­bém de­ter­mi­nar co­mo as ou­tras de­vem pen­sar e su­ge­rin­do que elas pen­sem e to­mem ati­tu­des ba­se­a­das nes­sa mes­ma di­ta­du­ra do ca­pi­tal e di­ta­du­ra do ser (fú­til, su­per­fi­ci­al, ego­ís­ta e etc). Que­rem trans­for­mar as pes­so­as em ro­bôs, que tra­ba­lham, con­so­mem, vo­tam, e no fi­nal das con­tas não sa­bem ao cer­to por­que fa­zem aqui­lo. Man­da quem po­de e obe­de­ce quem tem ju­í­zo. Mas o pon­to prin­ci­pal des­te li­vro é fa­lar da du­re­za do co­ra­ção das pes­so­as. Na di­ta­du­ra do “ser” não há es­pa­ço pa­ra quem pen­sa di­fe­ren­te, não há es­pa­ço pa­ra pes­so­as que ques­ti­o­nam a le­ga­li­da­de ou mo­ral das coi­sas. Por­que is­so po­de ir con­tra in­te­res­ses, e ir con­tra in­te­res­ses é ir con­tra a di­ta­du­ra do “ser”. Na di­ta­du­ra do “ser” as pes­so­as tem que pen­sar de for­ma uni­for­me, que­rer as mes­mas coi­sas, gos­tar de fa­zer as mes­mas coi­sas, con­cor­dar com as opi­ni­ões. Não há es­pa­ço pa­ra ser di­fe­ren­te, não há es­pa­ço pa­ra ques­ti­o­nar, vo­cê ape­nas obe­de­ce. Uma vez ques­ti­o­nei uma pes­soa, per­gun­tei a ela por­que ela não gos­ta­va de mim. Ela dis­se que sim­ples­men­te não gos­ta­va e pon­to. En­tão dis­se a ela: Vo­cê não gos­ta e não acei­ta quem pen­sa di­fe­ren­te de vo­cê? E ela me dis­se: sim. Eu re­tru­quei: Vo­cê não tem hu­mil­da­de pa­ra re­co­nhe­cer que quem pen­sa di­fe­ren­te de vo­cê po­de es­tar cer­to e vo­cê er­ra­da? E ela me dis­se: não te­nho. Pois é meu ca­ro, são com es­sas pes­so­as que te­mos que con­vi­ver.

Es­ta­va len­do al­gu­mas coi­sas na in­ter­net, quan­do me de­pa­rei com es­sa fra­se: O que une ou se­pa­ra as pes­so­as não são as di­fe­ren­ças mas os va­lo­res. Pa­ra mim não há fra­se mais per­fei­ta pa­ra ex­pli­car tu­do o que ocor­re. De fa­to é is­so o que acon­te­ce. Por is­so pes­so­as odei­am vo­cê sem mo­ti­vo, boi­co­tam o seu tra­ba­lho, te iso­lam. E ou­tras pes­so­as são exal­ta­das, que­ri­das. São os va­lo­res que ca­da pes­soa tem con­si­go. Re­pa­re no meio so­ci­al. Mos­trar a bun­da, ver no­ve­las idi­o­tas, jor­na­lis­mo ex­tre­ma­men­te ten­den­ci­o­so e alie­nan­te, guer­ras pa­ra do­mi­nar o res­to do que so­brou do mun­do, des­tru­i­ção das re­li­gi­ões, são ape­nas al­guns dos va­lo­res do mun­do atu­al. E quem é con­tra is­so? É uto­pia, é ca­re­ta, é qua­dra­do, não sa­be o que fa­la, só fa­la em te­o­ria da cons­pi­ra­ção, é doi­do, é ra­di­cal, é ex­tre­mis­ta, e etc.

Os va­lo­res da so­ci­e­da­de são bem vi­sí­veis: con­su­mis­mo, alie­na­ção, os­ten­ta­ção, ri­que­za, po­der, fa­ma, di­nhei­ro fá­cil, exi­bi­ção, ma­lan­dra­gem, jei­ti­nho bra­si­lei­ro, es­per­te­za, le­var van­ta­gem em tu­do. Quem não es­ta de acor­do com es­ses va­lo­res es­ta fo­ra do mer­ca­do, fo­ra de con­tex­to, fo­ra da mí­dia, fo­ra da fi­la e etc. Aí vol­ta­mos pa­ra a fra­se: O que une ou se­pa­ra as pes­so­as são os va­lo­res. Se a so­ci­e­da­de tem co­mo cer­to es­tes va­lo­res, va­lo­res ego­ís­tas, ego­cên­tri­cos, aque­les que lu­tam pe­la jus­ti­ça co­mo fi­ca­rão? Aque­les que não se en­qua­dram nes­ses maus va­lo­res, co­mo fi­ca­rão? Ca­da vez mais iso­la­dos, ca­da vez mais sem im­por­tân­cia. É a so­ci­e­da­de, as pes­so­as que a com­põe, que de­ter­mi­nam o ca­mi­nho das coi­sas, se pa­ra um bom fim ou se pa­ra um mau fim.

Que cul­pa eu te­nho se as pes­so­as pre­fe­rem exal­tar o pas­tor la­drão da igre­ja tal, se pre­fe­rem vo­tar no can­di­da­to cor­rup­to fu­la­no (rou­ba mas faz), se ad­mi­ram di­ta­do­res que aju­da­ram e aju­dam a des­tru­ir a hu­ma­ni­da­de, ao in­vés de, por exem­plo, apo­i­ar as ver­da­dei­ras bo­as cau­sas, ou um li­vro que fa­le a ver­da­de? Não te­nho cul­pa. Não po­de­rei fa­zer na­da por es­sas pes­so­as se elas ao me­nos per­ce­be­rem que es­tão tri­lhan­do um mau ca­mi­nho. A vi­da é um jo­go. Um jo­go en­tre o bem e o mal. De que la­do vo­cê es­ta­rá?

Pe­la mi­nha ex­pe­ri­ên­cia de vi­da pos­so lhe di­zer, sem er­ro, que es­sa é a ver­da­de da so­ci­e­da­de. Acep­ção de pes­so­as, par­ci­a­li­da­de, cor­rup­ção, men­ti­ra, ma­ni­pu­la­ção. Es­ses são os va­lo­res que a so­ci­e­da­de es­co­lheu. Quem não es­ta de acor­do é um ex­cluí­do. Es­se é o ca­mi­nho que as pes­so­as tri­lham. Deus deu o li­vre ar­bí­trio pa­ra a hu­ma­ni­da­de e a hu­ma­ni­da­de es­co­lheu o mau ca­mi­nho. Es­co­lheu o ca­mi­nho do pe­ca­do. En­tão Deus dis­se atra­vés do pro­fe­ta Eze­qui­el, (Eze­qui­el 18:21-24): “Se, no en­tan­to, o mau re­nun­cia a to­dos os seus er­ros pa­ra pra­ti­car as mi­nhas leis e se­guir a jus­ti­ça e a eqüi­da­de, en­tão ele vi­ve­rá de­cer­to, e não há de pe­re­cer. Não lhe se­rá to­ma­da em con­ta qual­quer das fal­tas co­me­ti­das: ele há de vi­ver por cau­sa da jus­ti­ça que pra­ti­cou. Te­rei eu pra­zer com a mor­te do mal­va­do? – orá­cu­lo do Se­nhor Ja­vé. – Não de­se­jo eu, an­tes, que ele mu­de de pro­ce­der e vi­va? E, se um jus­to aban­do­nar a sua jus­ti­ça, se pra­ti­car o mal e imi­tar to­das as abo­mi­na­ções co­me­ti­das pe­lo mal­va­do, vi­ve­rá ele? Não se­rá ti­do em con­ta qual­quer dos atos bons que hou­ver pra­ti­ca­do. É em ra­zão da in­fi­de­li­da­de da qual se tor­nou cul­pa­do e dos pe­ca­dos que ti­ver co­me­ti­do que de­ve­rá mor­rer”. Deus es­ta cha­man­do as pes­so­as pa­ra se con­ver­te­rem de seus maus va­lo­res e ca­mi­nha­rem na luz. Se a so­ci­e­da­de não mu­dar seus va­lo­res, se per­de­rá de cer­to.

Sou tes­te­mu­nha de mui­tas coi­sas. Sou tes­te­mu­nha da in­ca­pa­ci­da­de do ser hu­ma­no em pen­sar no ou­tro. Sou tes­te­mu­nha da gri­tan­te e ab­sur­da pro­te­ção e acep­ção de pes­so­as. Sou tes­te­mu­nha do jo­go su­jo pe­lo po­der, da ido­la­tria ao di­nhei­ro e ao con­su­mo. Sou tes­te­mu­nha da ar­ro­gân­cia de mui­tos, que mes­mo es­tan­do no fun­do do po­ço não sa­em do “sal­to al­to”. Sou  tes­te­mu­nha do jo­go de inú­me­ras chan­ta­gens, do apa­vo­ran­te as­sé­dio mo­ral, do “bullying”, da se­gre­ga­ção ide­o­ló­gi­ca, da im­po­si­ção do pen­sar. Sou tes­te­mu­nha das vá­ri­as agres­sões que so­fri ao lon­go da vi­da e do ine­xis­ten­te apoio mo­ral da­que­les que pre­sen­ci­a­ram tais fa­tos. Sou tes­te­mu­nha do jo­go de vai­da­des, da ma­ni­pu­la­ção e do si­gi­lo in­jus­ti­fi­ca­do. Sou tes­te­mu­nha da im­pren­sa com­pra­da que só mos­tra no­tí­cias que in­te­res­sam ao sis­te­ma do gran­de ca­pi­tal. Sou tes­te­mu­nha da apli­ca­ção in­jus­ta da lei, que jul­ga com dois pe­sos e du­as  me­di­das, fa­vo­re­cen­do pes­so­as em igua­is con­di­ções de for­ma de­si­gual. Sou tes­te­mu­nha da cor­rup­ção e do des­ca­so dos go­ver­nos, dos des­vi­os de ver­ba pú­bli­ca de se­to­res es­sen­ci­ais a dig­ni­da­de do ser hu­ma­no pa­ra se­to­res de  tu­ris­mo e di­ver­são. Sou tes­te­mu­nha do ho­je ra­cis­mo ve­la­do, do pre­con­cei­to e da dis­cri­mi­na­ção con­tra pes­so­as po­bres, pes­so­as fei­as, pes­so­as de cor, pes­so­as anal­fa­be­tas, pes­so­as “di­fe­ren­tes” do sis­te­ma. Sou tes­te­mu­nha que as pes­so­as não que­rem ou­vir a ver­da­de, que­rem ape­nas cu­i­dar do seu pró­prio jar­dim e o res­to que se da­ne. Sou tes­te­mu­nha des­se po­vo fal­so, hi­pó­cri­ta, que diz ser uma coi­sa mas na ver­da­de é ou­tra. Sou tes­te­mu­nha de que as pes­so­as ado­ram fan­ta­si­as e ilu­sões. Sou tes­te­mu­nha de que ser ho­nes­to é um cal­vá­rio sem fim.

Mas aí de vós hi­pó­cri­tas que usan­do a mes­ma lei e dis­tor­cen­do os fa­tos pro­te­gem os ami­gos e acu­sam os ini­mi­gos. Di­go-lhes que por mui­tas ve­zes fui tes­te­mu­nha dis­so e por mui­tas ve­zes fui ví­ti­ma dis­so. Aí de vós hi­pó­cri­tas que usam de par­ci­a­li­da­de pa­ra jul­gar as pes­so­as, que men­tem e ma­ni­pu­lam as in­for­ma­ções. Que ado­ram exal­tar cer­tas pes­so­as e re­pu­di­ar ou­tras. Pe­ran­te Deus e pe­ran­te a Jus­ti­ça nin­guém é me­lhor do que nin­guém. To­dos são igua­is.

Aí de vós hi­pó­cri­tas que co­bram o que não fa­zem. Co­mo po­de al­guém co­brar aqui­lo que não faz? Não age es­te com ma­lí­cia, se va­len­do das cir­cun­stân­cias pa­ra se so­bres­sa­ir? O que va­le mais, as apa­rên­cias, ou os atos con­cre­tos? Hi­pó­cri­tas. Co­mo po­de al­guém exi­gir jus­ti­ça se não pra­ti­ca a jus­ti­ça? Quer ape­nas se apro­vei­tar das cir­cun­stân­cias, mas é al­guém su­per­fi­ci­al, que não emi­te va­lor.

O mal não sub­sis­te em si mes­mo, lo­go en­con­tra a ru­í­na, fa­da­do es­tá des­de sem­pre ao fra­cas­so. Im­par­cia­li­da­de é jul­gar pe­lo que é jus­to, in­de­pen­den­te de quem se fa­vo­re­ça e de quem se pre­ju­di­que com is­so.

A acep­ção de pes­so­as ou pre­di­le­ção por pes­so­as é al­go mui­to co­mum em nos­sa so­ci­e­da­de, en­tre­tan­to é er­ra­do. A pa­la­vra ca­ris­ma por ve­zes é usa­da pe­las pes­so­as. Ca­ris­ma é aqui­lo que al­gu­mas pes­so­as en­ten­dem co­mo sen­do um dom que de­ter­mi­na­da pes­soa tem de ca­ti­var a aten­ção ou o res­pei­to, mas é al­go to­tal­men­te sub­je­ti­vo. E ca­ris­ma é a “le­ga­li­za­ção” da pre­di­le­ção por pes­so­as, pois pre­sas es­tão aos seus or­gu­lhos e sua so­ber­ba. Gra­ças a es­sas de­tur­pa­ções so­ci­ais ve­mos tan­ta gen­te de “ca­ris­ma”, rou­ban­do, tra­in­do, su­bor­nan­do, fa­zen­do con­cha­vo, ame­a­çan­do, ma­tan­do, des­vi­an­do ver­ba pú­bli­ca, abrin­do as per­nas pa­ra di­re­tor de te­le­vi­são, com­pran­do vo­to por um par de chi­ne­los, com­pran­do re­vis­ta pa­ra ela fa­lar bem de si mes­mo, afi­nal de con­tas “tem­plo” é di­nhei­ro e nes­se mun­di­nho me­dí­o­cre, ge­ral­men­te quan­to mais men­ti­ras vo­cê fa­la, mais res­pei­ta­do vo­cê é, exem­plos não ci­ta­rei, pos­to que des­ne­ces­sá­rios, es­tão a vis­ta de to­dos.

Ou­vi uma mú­si­ca, mú­si­ca bas­tan­te co­nhe­ci­da, cha­ma­da Lo­ve Hurts. Na tra­du­ção li­vre: O amor ma­chu­ca. Len­do a tra­du­ção vi que se tra­ta­va de um la­men­to. Na mú­si­ca di­zia que o amor ma­chu­ca, fe­re, dei­xa ci­ca­tri­zes. Em um ápi­ce da tra­du­ção ela diz que o amor é uma men­ti­ra pa­ra te dei­xar tris­te. Quan­ta bo­ba­gem e as­nei­ra. Quan­ta fal­ta de luz. O amor não ma­chu­ca. O ego­ís­mo e a fal­ta de amor sim. O amor não se en­vai­de­ce, nem quer o mal. Não sen­te in­ve­ja, nem quer tu­do pos­su­ir. O amor com­par­ti­lha as coi­sas, li­ber­ta as amar­ras. Une tu­do o que é bom, dis­pen­sa aqui­lo que é ru­im. Sim­ples as­sim. Daí ve­jo pes­so­as cri­an­do mú­si­cas com uma me­lo­dia tão bo­ni­ta pa­ra di­zer coi­sas tão er­ra­das.

As­sim co­mo no li­vro a Re­vo­lu­ção dos Bi­chos, em nos­sas vi­das en­con­tra­re­mos os su­í­nos que aos pou­cos do­mi­nam e co­man­dam tu­do, os ca­chor­ros sol­da­dos que aju­dam a man­ter o po­der dos su­í­nos, e os ma­ca­cos e bur­ros que aplau­dem a to­dos.

Mas eu não di­go is­so pa­ra que vo­cê se con­for­me, di­go is­so pa­ra que vo­cê lu­te con­tra o sis­te­ma que lhe é im­pos­to co­mo cer­to. Di­go is­so por­que as pes­so­as com seus maus va­lo­res que­rem di­tar as re­gras so­bre co­mo vo­cê de­ve pen­sar, o que vo­cê de­ve que­rer, qual rou­pa vo­cê de­ve ves­tir e as­sim te tor­nar ape­nas um boi que se­gue pa­ra o ma­ta­dou­ro.

Sa­be aque­las pes­so­as que são co­mo es­ter­co, que não po­dem ser con­tra­ri­a­das, que lo­go co­me­çam a agre­dir? Pi­or que is­so, vo­cê ain­da ter que tes­te­mu­nhar que a mai­o­ria de­fen­de es­ses ti­pos de pes­so­as? Pes­so­as es­tas que não sen­tam em ca­dei­ras, mas em tro­nos dou­ra­dos e que se acham os do­nos do mun­do e que es­tão aci­ma do bem do mal?

Gen­te ru­im ado­ra pes­so­as ma­ni­pu­lá­veis, de ca­be­ça fra­ca, in­flu­en­ciá­veis, que não pen­sam com a pró­pria ca­be­ça, sem cen­so crí­ti­co, pois as­sim eles é que tem o con­tro­le da si­tu­a­ção.

Es­tes que es­tão sen­ta­dos so­bre pe­des­tais de pu­ra hi­po­cri­sia, blas­fê­mias, e abo­mi­na­ções, o vos­so dia es­tá guar­da­do.

Quem dis­se que es­tar do la­do da ver­da­de é fá­cil? Não é. Pois es­trei­ta é a por­ta que le­va a vi­da. E por­que lar­ga é a por­ta que le­va a per­di­ção mui­tos são os que en­tram por ela. Nin­guém con­se­gue fa­zer as coi­sas cer­tas sem cor­rer ris­cos. Os ris­cos são ine­vi­tá­veis.

Os pi­o­res ban­di­dos são os tra­ves­ti­dos de ci­da­dã­os de bem, mas que por trás ar­mam to­do ti­po de es­que­ma e cor­rup­ção. São de­pu­ta­dos, pas­to­res, em­pre­sá­rios, di­plo­ma­tas, ad­vo­ga­dos, ju­í­zes, go­ver­nan­tes, ar­tis­tas, ser­vi­do­res pú­bli­cos e etc.

Os co­var­des, os hi­pó­cri­tas, os men­ti­ro­sos gri­ta­rão con­tra os san­tos e os pro­fe­tas no dia do ju­í­zo. Eles gri­ta­rão em de­fe­sa de seu sis­te­ma de men­ti­ras e ilu­sões, não acei­ta­rão a ver­da­de, mas se­rão con­su­mi­dos pe­lo fo­go co­mo pa­lha.

Pro­cu­rei a ver­da­de e me vi em um mun­do cheio de men­ti­ras e en­ga­na­ções, de pes­so­as mui­to mal in­ten­ci­o­na­das que só que­rem ma­ni­pu­lar as ou­tras pa­ra que es­tas fa­çam o que eles que­rem.

Quem es­tá er­ra­do é que de­ve mu­dar, não quem es­tá cer­to. Sim­ples as­sim. In­sa­no é fa­zer o er­ra­do e achar que vai acer­tar em al­gum mo­men­to.

Cui­da­do com aque­les que fa­lam que exis­tem mui­tas ver­da­des. Não exis­tem mui­tas ver­da­des, a ver­da­de é uma só. Não con­fun­da gos­to ou es­co­lhas com ver­da­de, pois são coi­sas dis­tin­tas. E mui­tos usam is­so pa­ra en­ga­nar as pes­so­as. Es­sas pes­so­as que ma­ni­pu­lam se jul­gam es­per­tas, mas não pas­sam de um ban­do de bo­ça­is, eis um pou­co da ver­da­de.

O ho­mem não usa da ra­zão pa­ra de­fen­der as coi­sas mas da co­var­dia e do jo­go su­jo pa­ra im­pô-las.

Eu vi e a ver­da­de é es­sa, das coi­sas que me acon­te­ce­ram, es­se po­vo se re­cu­sa a ver a ver­da­de e o ób­vio, pois co­lo­cam sua ar­ro­gân­cia e sua vai­da­de em pri­mei­ro lu­gar.

Na mi­nha lu­ta, vou até o fim. Mais que um de­ver, uma que­são de hon­ra. E mi­nha lu­ta é so­bre tu­do o que fa­lo, tu­do o que es­cre­vo, pa­ra lu­tar con­tra to­dos os hi­pó­cri­tas, opor­tu­nis­tas, men­ti­ro­sos, co­var­des, in­jus­tos, ado­ra­do­res do deus di­nhei­ro e da bes­ta do apo­ca­lip­se.

A gran­de Ba­bi­lô­nia vai ca­ir e jun­to com ela to­dos os seus ado­ra­do­res.

Ban­do de hi­pó­cri­tas, que só sa­bem man­ter as apa­rên­cias. Fa­zem as coi­sas er­ra­das e de­pois fin­gem que na­da acon­te­ceu. Ma­ni­pu­lam as pes­so­as com men­ti­ras e dis­tor­ções. On­de fi­ca a jus­ti­ça? A igre­ja in­fi­el é igual a vo­cês. Es­sa igre­ja cheia de no­mes de blas­fê­mia, que pro­mo­veu a in­qui­si­ção e ma­tou mi­lha­res e pren­deu ou­tros mi­lha­res. Que es­tá cheia de ou­ro rou­ba­do e cheia de pe­dras pre­ci­o­sas rou­ba­das. Que che­ga até a mu­dar os man­da­men­tos de Deus e a ver­da­de da Bí­blia.

Meus ca­ros, quem dis­se que po­lí­ti­ca, re­li­gi­ão e fu­te­bol não se dis­cu­te? Cla­ro que se dis­cu­te. Só os to­los e os hi­pó­cri­tas não acei­tam dis­cu­tir is­so. O mal do ser hu­ma­no é a hi­po­cri­sia, gra­ças aos hi­pó­cri­tas te­mos um mun­do do­en­te. Do­en­te pois se re­cu­sa a ver a ver­da­de das coi­sas, pre­fe­re as ilu­sões e men­ti­ras, pre­fe­re tam­par o sol com a pe­nei­ra. A mai­o­ria sem­pre ego­ís­ta, fú­til e con­su­mis­ta, só es­tá pre­o­cu­pa­da com as con­ve­niên­cias.

O mun­do lhes pa­re­ce in­jus­to? E de fa­to é. As coi­sas pa­re­cem não se en­cai­xar? E de fa­to não se en­cai­xam. É di­fí­cil se opor ao sis­te­ma? Eu não dis­se que era fá­cil, mas sem­pre se­re­mos res­pon­sá­veis por nos­sos atos e omis­sões.

Eu lhes di­go que es­te pa­ís es­tá to­ma­do por ban­di­dos, to­ma­do por qua­dri­lhas or­ga­ni­za­das. Ou vo­cê dan­ça a mú­si­ca e cai na ar­ma­di­lha da­que­les que só que­rem ma­ni­pu­lar ou vo­cê es­tá na rua. Ou vo­cê faz a von­ta­de dos opres­so­res ou eles pu­xam o seu ta­pe­te. Ao con­trá­rio não se dei­xe le­var pe­los por­cos, não se dei­xe ilu­dir por es­tes ver­mes, não acei­te pre­sen­te de gre­go. A es­pa­da da jus­ti­ça Di­vi­na há de ca­ir so­bre es­tes se­res imun­dos e irá pul­ve­ri­zá-los. As­sim se­ja.

Por­que es­cre­vo? Es­cre­vo por­que lu­to con­tra o mal. O mal da ig­no­rân­cia, o mal da pre­po­tên­cia, o mal da ban­di­da­gem. Eu fa­lo, mas não me ou­vem, por­que vos­sa au­di­ção é se­le­ti­va, só ou­vem o que que­rem. Ve­ja só quan­tas coi­sas ru­ins acon­te­cem. São fal­sos, men­ti­ro­sos, ar­ro­gan­tes, in­jus­tos, cru­éis. Mas Deus tem seus es­co­lhi­dos. Por­que não se po­de ne­gar aque­le que se ar­re­pen­de de seus er­ros. Por­tan­to se­ja fei­ta a von­ta­de de Deus.

Meus ca­ros, se uso ar­gu­men­tos ver­da­dei­ros o que eu fa­lo tem uti­li­da­de, mas se ao in­vés dis­so des­qua­li­fi­co meu ou­vin­te, se min­to e pas­so fal­sas in­for­ma­ções ou se dis­tor­ço os fa­tos meus ar­gu­men­tos de na­da va­lem.

O hi­pó­cri­ta não tem co­e­rên­cia de ra­ci­o­cí­nio, não tem pa­la­vra, nem mo­ral, ele age con­for­me o que lhe con­vêm.

Eu não te­nho la­do. Eu não to­mo par­ti­do. Meu la­do é o la­do da jus­ti­ça, do amor, da co­e­rên­cia, da sin­ce­ri­da­de.

Es­se é o ser hu­ma­no, hi­pó­cri­ta, ego­ís­ta, ma­ni­pu­la­dor, men­ti­ro­so, ven­di­do, in­te­res­sei­ro, fal­so e ain­da se acha o su­pras­su­mo do aba­ca­xi.

Amar o pró­xi­mo é uma coi­sa, ser co­ni­ven­te com o er­ra­do é ou­tra.  As pes­so­as mis­tu­ram as coi­sas.

Quem me de­ra tu­do sem­pre fos­se cla­ro e ex­plí­ci­to, o ini­mi­go é na mai­o­ria das ve­zes su­til e age na sur­di­na, por de­bai­xo dos pa­nos. São lo­bos em pe­le de cor­dei­ro e vêm ape­nas pa­ra con­fun­dir e en­ga­nar aos to­los.

Mas quan­to a es­ses fin­gi­dos, quan­do o cal­do en­gros­sa, a hi­po­cri­sia sem­pre apa­re­ce. E quan­do is­so acon­te­cer, aí vão se lem­brar de mim.

Dis­tor­cer os fa­tos é mu­dar o sen­ti­do ori­gi­nal de um even­to cri­an­do con­clu­sões ma­li­ci­o­sas e hi­pó­cri­tas que não re­fle­tem a re­a­li­da­de que es­ta sen­do exa­mi­na­da. Exem­plo: O Tra­fi­can­te aju­dou uma se­nho­ra a atra­ves­sar a rua. Is­so quer di­zer que ele é uma boa pes­soa.

Ou vo­cê es­ta do la­do cer­to, ou vo­cê es­ta do la­do er­ra­do, não tem co­mo es­tar dos dois la­dos ao mes­mo tem­po. Ou vo­cê é jus­to ou vo­cê não é, não tem co­mo ser as du­as coi­sas ao mes­mo tem­po. Ou vo­cê es­ta com Deus, ou vo­cê es­ta com o mun­do, não po­de es­tar com os dois ao mes­mo tem­po. Ou vo­cê ser­ve a Deus ou vo­cê ser­ve ao di­nhei­ro e as coi­sas mun­da­nas, não tem co­mo ser­vir as du­as coi­sas ao mes­mo tem­po.

O ver­da­dei­ro Cris­tão não vo­ta em can­di­da­to cor­rup­to. Não tem pre­di­le­ção por pes­so­as. Não to­ma par­te com a mai­o­ria pa­ra dis­tor­cer o di­rei­to. Não acei­ta su­bor­no. Não dis­tor­ce o di­rei­to pa­ra ab­sol­ver o cul­pa­do ou con­de­nar o ino­cen­te. Se­gue to­dos os man­da­men­tos de Deus. Aju­da os mais ne­ces­si­ta­dos. Não sus­ten­ta Tem­plos va­zi­os, pois a ver­da­dei­ra igre­ja é o pró­prio ho­mem.

A ra­iz de to­dos os pro­ble­mas é o ego­ís­mo, a co­var­dia, o deus di­nhei­ro, a hi­po­cri­sia, a men­ti­ra, o opor­tu­nis­mo. Mui­tos se ape­gam as con­se­quên­cias e es­que­cem da ra­iz e er­ram

Deus não quer a co­mu­nhão en­tre os san­tos e o mun­do, mas se­pa­rar o jus­to do in­jus­to, o fal­so do ver­da­dei­ro. Quem é da ver­da­de não se en­vol­ve com o mun­do, mas es­ta em guer­ra com ele. Quem é da ver­da­de mor­re, e é per­se­gui­do, pois o mun­do per­ten­ce ao ma­lig­no (Ma­teus 23:34).

Dis­se Je­sus: Se vos­sa jus­ti­ça não ex­ce­der a dos fa­ri­seus de mo­do ne­nhum en­tra­reis no Rei­no do Céu. (Ma­teus 5:20)

Deus Ja­vé é Deus do Amor e da Jus­ti­ça e Cris­to é a Pe­dra An­gu­lar.

 

(Da­ni­el de Me­lo Cos­ta, 37 anos, ser­vi­dor pú­bli­co)

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